domingo, 18 de setembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 19.09.11

ASFALTÃO UMA ESCOLA (DE MUSICA, DE TEATRO) DE SAMBA


Na última sexta feira (16), Porto Velho estava fervilhando de programações culturais, tinha o Palco Giratório do Sesc, o Música Instrumental na Madeira Mamoré, a Fina Flor do Samba no Mercado Cultura e o Fim de Tarde na Tenda da escola de samba Asfaltão. Todos os eventos citados, podem ser considerados como de primeira linha em se tratando de arte, musical ou cênica. O único fato que provocava a opção em assistir essa ou aquela atividade entre as citadas, era que praticamente todas, estariam acontecendo no mesmo horário, ou seja, entre as 18 e às 23h. Diante do impasse, decidimos prestigiar o evento da escola de samba Asfaltão, afinal de contas, moro no Santa Barbara reduto dos sambistas da escola do “tigre”. Outro fator que me fez optar pela programação da escola do Misteira, foi à apresentação da peça “Estreito Beco” uma peça baseada no livro do Dom Lauro “Espia Poesia” pelo grupo Dá o Bote.
Na “Tenda do Tigre”, montada a rua Jacy Paraná, nos deparamos com uma programação cultural que supria todas as que estavam acontecendo no mesmo horário na EFMM e no Mercado Cultural. Enquanto aquelas se pautaram nas apresentações musicais, a do Asfaltão disponibilizou teatro, MPB e samba enredo. Silvia a relações pública da escola anunciou a primeira atração musical: “Com vocês Waldison Pinheiro”. Waldison pegou o violão e nos levou numa viagem musical pela história de Porto Velho, cantou a Fortaleza do Abunã, o Rio Madeira e seu por do sol, enfim um dos melhores repertórios de músicas cujas letras enaltecem a nossa querida cidade. Veio o Taiguara lembrando grandes sucessos da MPB e para finalizar cantou numa das melhores interpretações que já ouvi a nossa composição “Porto, Velho Porto”.
Nesse meio tempo a energia foi embora, mas, o público não arredou o pé. A expectativa maior era a encenação dos poemas de Dom Lauro pelo grupo Dá o Bote. O Ator Elizeu ainda no mês de novembro do ano passado, quando a peça estreou no Teatro Banzeiros, chegou comigo e falou: “Zekatraca, não é porque faço parte do elenco da peça, mas, você precisa assistir ‘Estreito Becos’”. O Poeta Mado diretor e um dos atores sempre cobrava minha presença e sempre alguma coisa atrapalhava minha ida ao local onde eles estavam se apresentando. Foi por isso que sexta feira passada tomei a decisão de esquecer os demais eventos que estavam acontecendo. Juro que foi minha maior sacada nos últimos tempos. A peça “Estreito Becos” é realmente muito boa, diria ótima. Apesar de Dom Lauro ter nascido no Ceará é rondoniense e beradeiro de Porto Velho o texto ou as poesias selecionadas pelo diretor Mado, dizem tudo que muitos gostariam de dizer aos nossos governantes e não têm coragem, coisa que os atores Eizeu e Mado e as atrizes Luciana Gusmão e Natalia Lima do “Dá o Bote”, fazem muito bem. Estreito Becos é peça para circular por tudo quanto é canto desse estado e depois do Brasil. Estreito Beco é contemporânea ao extremos e o que é melhor, é 99,9% portovelhenses.
Para completar a noitada cultural promovida pela escola de samba Asfaltão, a jovem promissora cantora Dara toma conta do palco e com sua maravilhosa voz coloca todo mundo no “bolso”. Enquanto a Dara cantava Maria Gadu o Tatá degustava uma geladinha, as parcerias que vão participar do concurso de samba enredo da escola cochichavam e até solfejavam alguns versos e o samba, como escreveu o poeta, “varou a madrugada” na tenda da escola de arte e de samba Asfaltão.




Lenha na Fogueira

O Festival Palco Giratório entra em sua penúltima semana e podemos dizer, que está superando os anteriores, seja pela presença de público nos espetáculos teatrais ou nas palestra e no subsolo.

**************
Aliás, o subsolo e as palestras são acompanhas via face book por centenas de internautas

**********
Hoje, a gurizada e seus pais, vão assistir à peça “A Lenda das Lágrimas”
*********
A Lendas das Lágrimas apesar da classificação infantil, é um espetáculo emocionante, para corações de todas as idades. Vamos lá às 19h no Teatro Um do Sesc Esplanada.
*********
Por falar em todas as idades.
********
A Academia de Letras de Rondônia, em conjunto com a Fundação Iaripuna e a Academia Rondoniense dos Poetas, realiza dia 27 mais uma edição do projeto “Terça da Literatura”. No Mercado Cultural das 19 às 22 horas. Coloque na sua agenda e vá conhecer os nossos escritores de todas as tendências.

*********
A festa em comemoração aos 97 anos da emancipação do município de Porto Velho vai acontecer durante uma semana, ou seja do dia 2 de outubro até o dia 9.
*********
O presidente da Fundação Iaripuna confidenciou a este colunista que consta na programação o encontro dos bois bumbas Corre Campo e Diamante Negro entre outras atrações.
********
Estamos elaborando e já conversamos com o Tatá sobre a possibilidade de sua execução, o Projeto “O Samba da Minha Terra”.
*********
Se tudo correr como imaginamos, o “Samba da Minha Terra” começa a ser apresentado no dia 3 de dezembro em comemoração ao dia do Samba.
********
O Projeto Samba da Minha Terra consiste na apresentação nas praças de Porto Velho principalmente as da periferia, da trupe de uma escola de samba que apresentará seus melhores samba enredos e de um compositor de samba residente em Porto Velho que vai apresentar suas composições (samba).

********
A idéia mesmo é promover um espetáculo musical no qual o compositor identificado com a escola de samba selecionada, apresente sua criação.

********
Exemplo, Bainha, Zé Baixinho e Oscar hoje se identificam com a escola de samba Asfaltão.
********
Ernesto Melo queiram ou não é Diplomatas.

*********
E por aí vai. O Samba da Minha Terra, começa com um show nosso na praça Getúlio Vargas em frente ao Mercado Cultural e depois vai correr os bairros da cidade, principalmente aqueles que tem sede de escola de samba, como o Bairro da Panair com a escola Unidos da Rádio Farol; Bairro Castanheira com a escola Acadêmicos do Armário Grande; Nossa Senhora das Graças/Santa Bárbara com a escola Asfaltão; São João Batista/Tucumanzal/Areal da Floresta Acadêmicos do São João Batista; Areal Império do Samba; Nova Floresta e Eletronorte Os Diplomatas do Samba.

*********
Na mesma festa se escolhe a candidata daquela região, que vai concorrer no Baile Municipal ao título de Rainha do Carnaval de Porto Velho.

*********
O Samba da Minha Terra já está registrado.

*********
Por falar em escola de samba, a única que ainda não escolheu o tema enredo para o carnaval de 2012, foi a Acadêmicos do São João Batista. O presidente Rogério disse que está com várias sinopses em sua mesa e até o final deste mês anuncia à escolhida.

********
Quem não está promovendo nada, é a Federação das Escolas de Samba – Fesec.

*********
Ariel, vamos trabalhar meu irmão. Vamos promover algum evento envolvendo as escolas de samba.

*********
Quer desenvolver comigo o Samba da Minha Terra?

*********
Para encerrar: Quem não tem criatividade, contrata um palestrante e tenta enganar o governo com papo de “cerca Lourenço!”

Nenhum comentário: