quinta-feira, 1 de setembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 02.08.11


Lenha na Fogueira



Porto Velho mais uma vez se transforma na capital do teatro da região norte, com a abertura do Festival Palco Giratório que começou ontem dia 1º de setembro e só vai terminar no dia 2 de outubro.

***********
A equipe do Sesc Rondônia mais uma vez caiu na estrada e trouxe para a capital de Rondônia e mais as cidades de Nova Mamoré, Vilhena, Presidente Médice, Ji-Paraná e outras; o que existe de melhor em termos de teatro, dança e circo.

**********
Este ano o Palco Giratório não se pautou apenas nas encenações que vão acontecer em sua maioria no palco do Teatro Um.

**********
A coordenação que tem a frente o ator e diretor Fabiano coloca em discussão ou apresenta como laboratório o a Sub Estação uma proposta pioneira das artes cênicas em Rondônia.

**********

Outra novidade do Palco Giratório deste ano é o Subsolo cujo principal objetivo é promover a Arqueologia do Teatro Portovelhense.

**********

Subsolo - de sublocar, sublocação, sublocador. Esse conjunto de sinônimos que se agregam e contaminam esse espaço para produção de conhecimento, é o principal conceito estabelecido no projeto “SUBSOLO – Arqueologia dos Grupos de Teatro de Porto Velho”. Estabelecido como campo de propostas, reflexão e retroalimentação,

*********
O SUBSOLO destina-se a expor as criações artísticas, as identidades e as formas de comungar dessa grande pangea: arte.

*********
Contudo, essa ferramenta e espaço não são apenas para possibilitar um conhecimento denso dos grupos, intérpretes e cias. que criam na cidade portovelhense. O intuito é, também, proporcionar uma reflexão interna – uma procura apropriada, um trabalho de arqueólogo – para permitir uma localização estética do grupo, principalmente no contexto cultural estabelecido na cidade. Portanto, o projeto SUBSOLO permite uma nova forma de produzir conhecimento e reflexão ou, pelo menos, aponta caminhos significativos.

***********
No SUBSOLO, os grupos de teatro de Porto Velho apresentarão suas trajetórias teatrais, construindo um mapeamento histórico da linguagem.

**********
Andressa Romão –Técnica de Artes Cênicas Fabiano Barros – coordenador do Programa Cultura do SESC Rose Viegas – jornalista e Silvio Santos – Jornalista Registro: São os que atuarão como analistas no Subsolo.

************
Voltando as apresentações na solenidade da semana da pátria em frente ao palácio na manhã de ontem.

**********
Estranhamos a ausência da vice presidente Estelina. Quem coordenou e organizou a apresentação do boi da dona Georgina foi a família Duran.

**********
Inclusive, praticamente todos os personagens que se apresentaram fazem parte da família Duran. Desde o apresentador Ricardo Lira que é genro, até a cunhã poranga Liuliane Duran.

*********
Por falar nisso a Ana Lessa verdadeira cunha do boi vermelho de Guajará estava na praça, mas, não foi convocada para se apresentar.

**********
Tem alguma coisa no ar que não é avião e nem urubu rondando os bastidores do boi do Almirante Tamandaré.

*********
A apresentação em si do Flor do Campo foi espetacular.

**********
Aliás a jovem Liuliane também se apresentou como Cunhã Poranga do Corre Campo na manhã de ontem. Tá podendo a menina mais bonita das tribos que no Flor do Maracujá se apresentou pelo boi Marronzinho e levou o troféu de melhor cunha poranga da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que aconteceu no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho.

*********
O motorista Gino Serrati da Secel não sabe se é Malhadinho ou Flor do Campo. Quando está perto do pessoal do Flor é vermelho desde a cueca.

**********
Quando chega perto da turma do boi azul e principalmente do pajé Cleiton Lopes seu coração se transforma em azul.

*********
O Flávio Daniel é quem não está gostando muito da nossa coluna ultimamente, tudo porque estamos falando muito em boi bumbá e quadrilha. Diz o Flávio que está na hora de colocar na pauta a movimentação das escolas de samba de Porto Velho.

********
Flávio! Juro que a partir de hoje só escreverei alguma coisa sobre boi bumbá e quadrilha se algum desses grupos for se apresentar no Acre.

*********
Já que você quer saber de carnaval: Vai pro festival de chopp que o Bloco do Alho promove amanhã na rua Duque de Caxias entre a Rogério Weber e a Presidente Dutra no bairro Caiari.

**********
A caneca custa apenas R$ 30 e o “derrame” de chopp começa as 13h00 logo depois do almoço. Muito samba e axé vai rolar até o chopp do alho acabar. Será que chopp com alho desce direito?

Um comentário:

Estelina disse...

Zé, fico feliz por perceber minha ausência, lamento não ter podido participar, adoraria ter estado ai, mas acabei de voltar de uma licença e estou cheia de serviço, afinal de contas eu trabalho sabia!? Fica pra próxima, sei que perdi um ótimo espetáculo. Obrigada pela lembrança, boa noite.