segunda-feira, 26 de setembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 27.09.11

Lenha na Fogueira

Domingo passado o Coletivo Porto Diversidade realizou a IV Marcha Municipal pela Diversidade Sexual.

***********

O negócio foi mais ou menos organizado, aliás, foi bem mais organizado do que a Marcha do Orgulho LGBT que aconteceu no centro da cidade e segundo consta foi atrapalhada pelas abelhas.

*********

Bom, a Policia Militar a prefeitura de Porto Velho através das secretarias afins e a Fundação Iaripuna, o governo do estado através da Secel e parte da população da Zona Leste colaboraram com a realização do evento.

*********

O fato interessante registrado por este colunista, foi o apelo religioso que o coordenador da Marcha, professor Ariel Argobe fez antes, durante e depois do desfile.

*********

Não sei dizer se as igrejas (evangélicas e católicas) existente na área por onde a Marcha passou, haviam feito campanha contra o evento, para que sua coordenação fizesse tanto choro ao ponto de dizer.

*********

Só entra no céu quem faz o bem, quem trata o próximo com respeito, quem não descrimina.

*********

Aí apelou de vez: O que se ouve, o que se lê são notícias dando conta de Éteros corruptos. Se essas pessoas que estão ou dilapidaram os cofres públicos permanecem no poder, por que não pensarmos em eleger, lésbicas, gays, transexuais para cargo políticos.

*********

Temos que eleger gays para a câmara de vereadores, para a assembléia estadual, para o congresso nacional e até para a presidência da república.

**********

Enquanto isso, a Banda por sinal muito boa, com o crooner Júnior ex MC Cariocas fazia a alegria da galera que não era necessariamente toda formada pela categoria LGBT.

*********

Feliz da vida acenando para o povo de cima do trio elétrico o Chicão da Secel, nem se lembrava que o Corinthians estava assumindo a vice lideranças do brasileirão.

**********

Ao lado das misses gays a Bebel e o Tatá também distribuíam simpatia de cima do trio Mamoré.

*********

A Marcha do Orgulho LGBT da Zona Leste seguia pela Mamoré rumo a Inocêncio.

**********

Os apelos, por sinal, muito justos pedindo uma agencia do Banco do Brasil para aquela região recebiam aplausos dos que estavam acompanhando o cortejo e dos comerciante e até dos pastores que apreciavam o desfile das portas das igrejas.

*********

Aí o coordenador Ariel voltou a pegar o microfone para solicitar a população da Zona Leste que não comprem, não indiquem nem consumam os refrigerantes que são produzidos por uma fábrica existente no local.

**********

Dizia à solicitação que os dirigentes da dita fábrica de refrigerantes descriminaram a categoria ao não aceitar patrocinar o evento.

**********

Ao mesmo tempo em que recomendava aos gays que comprassem produtos de higiene num determinado comércio. “Lavem as cuecas dos seus bofes com detergente do comercio do seu fulano de tal”, dizia Ariel de cima do trio elétrico.

*********

Por falar em secretaria de cultura.

*********

A Secel através do PAB está com dificuldade para montar a programação cultural da Feira Internacional de Artesanato que será aberta na próxima sexta feira dia 30 no Bingool Clube em Porto Velho.

*********

Segundo a Wélida os artistas de Porto Velho ao saberem que a Secel não tem disponibilidade de recurso para pagar cachê, estão correndo da programação como o diabo foge da cruz.

**********

Essa discussão é antiga. ,Para alguns as facilidades da lei, para outros as dificuldades da burocracia.

*********

Parece até, que atualmente Rondônia só tem em sua cultura o Boi Bumbá de Guajará Mirim.

**********

Aonde quer que exista um evento com o apoio do governo lá estão os Bois Bumbás de Guajará Mirim.

**********

Será que no estado de Rondônia não existem outras manifestações folclóricas, além dos Bois Bumbás de Guajará.

**********

Se depender do motorista do secretário da Secel Gino Serrati não! Pois numa conversa entre vários produtores culturais entre eles eu Silvio Santos e o Aluizio Guedes, estávamos presentes o Gino disse que a secretaria só convidava os grupos de Guajará Mirim, porque os bois de Porto Velho. “São Boi do C... Pelado”. Tá explicada à preferência. Isso ainda vai provocar muita discussão!

********

O GRES Asfaltão promove mais um concurso para a escolha do samba de enredo para o carnaval de 2012 conforme abaixo:


*********
O QUE - Baile concurso de samba de enredo. QUANDO -28 de outubro – ONDE - Clube Kabanas. HORARIO - 20h30 – PREÇO - R$ 40,00 (a mesa). ANIMAÇÃO: Grupo Fina Batucada. ATRAÇÕES: Mestre Sala e Porta Bandeira, mulatas, passista

******************************************************************************

DESTAQUE

Duo Pirarublue na Revista Almanaque Brasil

O Duo Pirablue integrado pelos cantores beradeiros de Porto Velho Sandro Bacelar e Gioconda, é destaque da edição deste mês (setembro), da revista Almanaque Brasil dentro da matéria “Nas Raízes do Beradeiro” escrita pela jornalista Jaqueline Ogliar.

A jovem jornalista acompanhou o show “Encanto Beradeiro” que foi apresentado pelo Duo, na abertura da programação deste ano, do Projeto Cinco e Meia na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

O pôr do sol nas margens do rio Madeira enche de laranja o céu de Porto Velho. Paisagem inspiradora para efervescer a cultura e a arte de uma das capitais mais prósperas do País. No embalo, Sandro Bacelar e Gioconda se preparam para mais um dia de apresentação naquela noite quente de sexta-feira” escreve Jaqueline no primeiro parágrafo da reportagem. E no segundo diz: “Depois de uma cerveja gelada e um bom papo de boteco, o casal se acomoda no palco – ela com seu inseparável pandeiro, ele na melodia do violão”.

A reportagem prossegue contando a história da trajetória do Duo Pirablue, que nasceu em 1999.

Além da revista o Almanaque Brasil faz parte da grade da programação da TV Brasil e TV Cultura.

Ao Duo Piraruble os parabéns do Diário da Amazônia por divulgar positivamente o estado de Rondônia

Nenhum comentário: