quarta-feira, 14 de setembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 15.09.11

Lenha na Fogueira

Venha participar da posse da nova junta gov. prov. da Ordem dos músicos do estado de Rondônia. Serviremos churrasco elegante.
*********
Componentes da junta: Clóvis avanço (advogado / músico); Fco M. Assis (Chiquinho cavaco-instr. arte / músico); e Siderlando Simões de Oliveira (jornalista / músico).
*********
A solenidade da nota acima aconteceu ontem à noite lá no clube Flamengo.

********
Acontece que essa deve a vigésima diretoria provisória depois que o seu Alberto Ribeiro Morreu a assumir a direção da Ordem dos Músicos do Brasil Seccional de Rondônia.
********
Lembro-me do próprio doutor Clóvis Avanço um dos primeiros a assumir a entidade depois da morte do maestro Alberto, depois veio àquele que deu o maior cano, comprando carro e colocando em nome de seus familiares com o dinheiro arrecado com as anuidades.

*********
O Chiquinho do Cavaco foi outro que foi nomeado e depois exonerado sem saber e em seu lugar assumiu o Beto Cezar.

*********
Depois do Beto foi a vez do Alkbal Sodré receber as graças do “velho” do Rio de Janeiro com a nomeação para assumir a diretoria provisória cujo principal objetivo era promover a eleição para a diretoria definitiva. Até que com o Alkbal o negócio tava indo muito bem, aí ninguém sabe explicar direito (e sabe) tiraram o Alkbal

*********
Agora novamente deram posse a nova diretoria. O interessante é que na nova diretoria tem músico que andou metendo o “pau” na direção nacional da OMB, inclusive postando vídeos na internet, mostrando as falcatruas que envolvem membros da entidade.

*********
O “picareta” maior fica por destras das cortinas ou na coxia armando tudo e usando todos em benefício próprio.
********
Como o Ministro disse que para atuar como músico não preciso o Registro da Ordem.
*********
Fica difícil para a diretoria que assumiu ontem conseguir credibilidade perante a comunidade musical de Rondônia.

*********
É por isso que é bom ser Vascaíno:

*********

Romário é eleito homem do ano na política por revista masculina:

**********
Que Romário é referência quando o assunto é futebol, ninguém duvida. Mas o baixinho, que fez história em clubes como Vasco e Barcelona, da Espanha, agora quer se destacar em outra seara. E está conseguindo. Um dos 35 parlamentares mais assíduos no primeiro semestre deste ano – com 100% de presença nas sessões –, Romário (PSB-RJ) teve seu desempenho reconhecido pela revista Alfa que o elegeu o Homem do Ano 2011 na categoria política. Ele também é um dos finalistas do Prêmio Congresso em Foco como parlamentar do ano.
********
Atenção escritores: Permanecem abertas as inscrições para o prêmio Sesc de Literatura.

**********
Um dos requisitos para se inscrever no concurso é que as obras sejam inéditas. Escritores de todo o território nacional podem participar nas categorias romance e conto.

**********
As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de setembro pelo site http://www.sesc.com.br/premiosesc. O Prêmio SESC de Literatura é um concurso anual que oferece aos seus vencedores a edição, distribuição e divulgação da obra.

**********
A iniciativa do Sesc, que teve início em 2003, é desenvolvida em parceria com a Editora Record, que garante não somente uma distribuição eficiente do livro em território nacional, mas também que ele seja editado com um projeto gráfico de qualidade.

********
Em 2010, os escritores Arthur Martins Cecim e a gaúcha Luisa Gleisler, respectivamente foram os premiados nas categorias romance e conto.

*********
Enquanto isso na rua Jacy Paraná no treco do bairro Nossa Senhora das Graças, ou melhor, na Tenda do Tigre ou sede da escola de samba Asfaltão, vai acontecer a partir das 18h de hoje mais um FIM DE TARDE.

********
Desta vez, com o Projeto Circulação de Espetáculo. O Projeto Circulação de Espetáculo estará na Tenda do Tigre, com o Espetáculo Estreito Beco, baseado no livro com o título Espia Poesia do Poeta Dom Lauro.

*********
Com a Direção do Poeta Mado e com o apoio da Fundação Cultural Iaripuna, este projeto irá visitar vários bairros da cidade e neste dia o local escolhido foi a Tenda do Tigre, que fica bem na divisa do bairro Santa Bárbara com o bairro Nossa Senhora das Graças.
*********
O espetáculo será apresentado pelo Grupo dá o Bote.

********
Tô indo pra Seresta Cultural!

***********************************************************************************

AGENDA CULTURAL

Seresta, samba, e teatro na programação


A programação cultural da Fundação Iaripuna começa nesta quinta feira 15, com a Seresta Cultural que está marcada para começar as 20h em frente ao Mercado Cultural no centro histórico de Porto Velho. De acordo com programação distribuída pela Assessoria de Comunicação da prefeitura de Porto Velho, a Agenda Cultural deste final de semana, além da seresta, vai apresentar vários espetáculos culturais.
Amanhã sexta feira também no Mercado Cultural, acontece a “Fina Flor do Samba” com o compositor Ernesto Melo e convidados. A assessoria chama a atenção para a programação de domingo dia 18 que vai apresentar no Anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré um dos espetáculos teatrais que faz parte do Paldo Giratório. O presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos (Tatá), informou que prefeitura apóia o projeto cedendo o espaço para as apresentações. Ele disse que o “Palco Giratório” é uma das principais atrações da Agenda Cultural desta semana, preparada pela prefeitura e parceiros.
Programação
Quinta feira (15/09) – Quinta da Seresta – Música ao vivo com intérpretes locais, a partir das 19 horas, no Mercado Cultural
Sexta feira (16/09) – Acordes na Praça – Música Instrumental com intérpretes locais, no Conforto Público da Praça Madeira Mamoré (margem do Rio Madeira), das 18 às 20 horas
Sexta, sábado e domingo (16, 17 e 18/09) - Visitação guiada ao museu do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Na sexta a visita será das 14 às 17 horas. Nos demais dias, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Sexta feira (16/09) – Fina Flor do Samba – Show de compositores e interpretes do samba de Porto Velho e convidados, a partir das 20 horas, no Mercado Cultural
Sábado (17/09) – Apresentação de Samba Pagode e Música Popular Brasileira (MPB), com Beto César e convidados, das 14 às 19 horas, no Mercado Cultural
Sábado (17/09) - Feira do Porto – Exposição e vendas de artesanato e comidas típicas da nossa região, além de apresentações musicais, na Praça Aluísio Ferreira, das 18 às 22 horas
Domingo (18/09) – Acordes no Parque (Música Instrumental) – Apresentação de compositores e intérpretes locais, das 10 às 13 horas, no Parque Natural (Parque Ecológico)
Domingo (18/09) - Atividade religiosa na localidade de Santo Antônio - Missa e encontro da comunidade, a partir das 10 horas. O objetivo é manter vivas as atividades tradicionais do Patrimônio Histórico tombado do Município. O local é propício para contemplar as belezas do Rio Madeira e tirar fotografias
Domingo (18/09) - Palco Giratório – Apresentação de grupos teatrais de todo o Brasil patrocinados pelo Sesc, a partir das 18 horas, no Teatro de Arena do complexo Madeira Mamoré
Domingo (18/09) - Feira do Porto - Exposição e comércio de artesanato e comidas típicas de nossa região, apresentações musicais, na Praça Aluísio Ferreira, das 18 às 22 horas.

************************************************************************************

CACOAL


Cacoalenses prestigiam 1ª Festa das Regiões

No último final de semana, a Praça Municipal de Cacoal esteve movimentada com a realização da 1ª Festa das Regiões organizada pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural de Cacoal
Nem a forte chuva atrapalhou a programação na sexta-feira, 9, que contou com a apresentação da dança do Carimbo, realizada pelas crianças da Pastoral da Criança e do Adolescente -Programa AABB Comunidade e as diversas comidas típicas. Os artesãos de Porto Velho, liderados pela senhora Wéllida Sodré, também se dispuseram após a chuva a vender seus produtos.
No sábado, 10, milhares de pessoas estiveram presentes para prestigiar as apresentações regionais e degustar diversos pratos típicos, entre eles, dobradinha, churrasco, vatapá e variados tipos de doces.
As apresentações foram um show a parte, além da Fanfarra dos Desbravadores e grupo de dança do CTG, Centro de Tradições Gaúchas, A Orquestra Sinfônica de Cacoal, a Dança do Carimbó, o Boi Malhadinho, vencedor do Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim, encantaram o público presente.
Diversas autoridades participaram da festa, entre eles o Secretário Estadual de Esportes, Cultura e Lazer, Francisco Leilson “Chicão”, que na oportunidade enfatizou a parceria do Governo do Estado nos eventos culturais e esportivos de Cacoal, e ainda confirmou o retorno dos Jogos Intermunicipais de Rondônia que acontecerá em novembro em Cacoal.
Além das apresentações e comidas típicas, os cacoalenses puderam prestigiar inúmeros trabalhos artesanais produzidos por artesões de Cacoal e de Porto Velho. Artesanatos indígenas, bijuterias, pinturas em tecidos, bordados, e muitos outros trabalhos foram comercializados durante a festa.
A 1ª Festa das Regiões contou com o apoio do Governo do Estado por meio da Secel, do Detran e da Águia Motos, bem como a participação de diversas entidades do município. (AI).

************************************************************************************
DIVERSIDADE


Palco Giatório vai aos presídios de PVH

O Festival Palco Giratório, apostando na diversidade de linguagens artísticas e na democratização da arte brasileira, leva o teatro para além dos espaços convencionais ao incluir em sua programação duas apresentações especiais do espetáculo “Velho Justino e Suas Poesias Matutas”, no dia 15/09 na Unidade de Internação Masculina Sentenciada I e no dia 22/09 na unidade e penitenciária estadual feminina.
O Palco Giratório nas edições anteriores já se preocupava em ter em sua programação esta ação cultural de inclusão, como aconteceu em 2009 e 2010. Na edição 2011, o Palco Giratório escolheu o Velho Justino, poeta matuto, para contar seus causos e histórias aos detentos. O personagem, criado em 1993, pelo ator e humorista Tancredo Silva, é marcado por mensagens de reflexão e humor contra o preconceito de todas as formas: abuso de autoridade, negligência com a família, descaso com o idoso, preconceito racial, deficientes físicos, homem do campo e tantas outras.
As duas apresentações fazem parte do Festival Palco Giratório 2011, que até o dia 02 de Outubro traz a Rondônia grupos de teatro de todo o Brasil, além de companhias locais, em uma programação diversificada com espetáculos, debates, discussões, performances e oficinas.

SERVIÇO:
Festival Palco Giratório
Velho Justino e Suas Poesias Matutas
Data:15/09
Horário: 16h
Unidade de Detenção Masculina Sentenciada I
localizada na Avenida Rio de Janeiro, nº 4934, Bairro Lagoa

Nenhum comentário: