terça-feira, 27 de setembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA- 28.09.11

Lenha na Fogueira

Ontem passei parte do dia, lembrando do Eliezer Santos ou Bola Sete como era conhecido o criador da primeira escola de samba de Porto Velho e em consequência de Rondônia.

**********

Acontece que ontem foi o dia de São Cosme e Damião e o Bola Sete como bom devoto dos santos gêmeos, todo dia 27 de setembro saia pelas ruas de Porto Velho distribuindo balas (bombons) e doces para a criançada e os adultos interessados.

*********

A gurizada do bairro Santa Bárbara e do centro de Porto Velho ficava esperando a passagem do Bola Sete no dia de Cosme e Damião para pegar doce e bombons.

*********

São Cosme e São Damião eram gêmeos e médicos e exerciam a profissão na Síria e Egeia, sem receber qualquer pagamento. Cristãos, foram perseguidos e mortos pelo imperador romano Diocleciano.

**********
Eles eram relacionados a mártires (grandes testemunhas do cristianismo), mas a partir do 4° século, quando a igreja se alia ao império romano, passam a ser lembrados como curadores. Os santos gêmeos também são reverenciados pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e Umbanda. Apesar de terem sido mortos adultos, na religião afro são reconhecidos como crianças, os erês.

***********

Ontem pelo menos no bairro onde moro o Santa Bárbara e também pelo centro de Porto Velho, não vi ninguém distribuindo doce ou bombom, pela passagem do dia de Cosme e Damião.

***********

As tradições, pelo menos nas capitais vão ficando esquecidas e apesar do esforço do MinC quando o Gilberto Gil era Ministro, no sentido de se registrar esse tipo de manifestação popular. Atualmente pouca coisa se faz para mantê-las.

*********

Se o governo federal não faz, imaginem os governos estadual e municipal.

**********

Antigamente os “Batuques” batiam em homenagem a Cosme e Damião, Inclusive o Batuque de Santa Bárbara e depois o Batuque de São Sebastião que era conhecido como Batuque do Celso eram enfeitados com arranjos coloridos.

*********

Nos terreiros os santos gêmeos são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

*********

Saudades do Bola Sete!

**********

Já que entramos no assunto. O Sesc abriu a Semana do Idoso no dia de ontem e as festividades vão até o dia 1º de outubro.

*********

Sou idoso sim, não sou é velho como muitos jovens que perdem o tempo nas redes sociais e esquecem de viver a vida.

**********

Será que a Wélida conseguiu fechar a programação cultural da Feira de Artesanato Internacional?

***********

Como hoje estou saudosista, lembro que em 2004 o governo do estado patrocinou a viagem de uma equipe de artistas que foram participar do Seminário de Cultura da Amazônia em Belém do Pará

**********

E a equipe coordenadora que tinha a frente o João Zoghbi, Geraldo Cruz e o Professor Chiquinho pai da Bebel, selecionou o que tínhamos de melhor, nas artes plásticas, no folclore, na música popular regional, no teatro e no artesanato.

**********

Resultado, a embaixada de Rondônia foi uma das mais festejadas durante a semana do Seminário.

**********

Foram três dias de viagem de Porto Velho a Belém e nenhum incidente aconteceu, muito pelo contrário, até música nasceu durante a viagem foi a música, “Rema, Rema, Remador” do Zezinho Maranhão que foi gravada pelo Bado.

*********

O grupo Abstractus de Teatro com a peça “O Julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição” foi aplaudido de pé pelos mais de 800 espectadores que estavam no teatro do Centro de Convenções de Belém.

*********

A equipe de artesãos vendeu todo o material levado e olha que foi muita coisa.

*********

O Corre Campo se apresentou para uma super platéia enquanto nossos músicos, Bado, Zezinho Maranhão e, Baaribu Nonato lotavam os ambientes onde se apresentavam.

*********

O cantor e compositor Nilson Chaves um dos coordenadores do evento desde esse tempo passou a prestar atenção na programação cultural de Rondônia em especial a de Porto Velho

*********

Foi daí que ele fez amizade com o Bado e então o Bado se apresentou por praticamente todo o Brasil.

**********

Hoje Rondônia só sabe levar para os grandes eventos nacionais os Bois de Guajará Mirim. Tá faltando criatividade na Secel.

******************************************************************************SECEL

Projetos para o segmento Audiovisual

O governo de Rondônia através da Secel e da Coordenação do Programa Mais Cultural Rondônia que tem a frente, o professor Dinho, convoca os envolvidos com o segmento do Audiovisual em Rondônia, para comparecerem a sala da Coordenação do Mais Cultura localizada no primeiro piso do prédio do relógio em Porto Velho, onde tomarão conhecimento dos Editais abertos pelo Ministério da Cultural para o segmento Audiovisual. Na sala da Coordenação do Mais Cultura o interessado vai conversar com os técnicos Joaquim Pedro-Kim ou com o Wilson Fernandes ou mesmo com o Coordenador Aldimar Reis – Dinho. “Estamos realizando reuniões às segundas feiras sempre a partir das 15h com os interessados em colaborar na elaboração dos Projetos que serão enviado ao Ministério da Cultura. Aproveitamos a oportunidade para convoca todos que militam ou tenham idéias que podem ser transformadas em Projetos dentro das normas dos Editais do MinC”, disse Dinho. Independente das reuniões os interessados podem manifestar suas idéias durante o horário normal de expediente, ou seja,entre as 7h30 e as 13h30

O Ministério da Cultura está disponibilizando cinco Editais para a área nos seguintes temas:

01 - Capacitação de artistas, técnicos e produtores – na área de audiovisual - Recursos direcionados aos núcleos de produção digital

02 - Treinamento e aperfeiçoamento profissional por meio da realização de cursos, palestras, workshops, oficinas, seminários, bem como por meio de concessão de bolsa de estudo.

03- Preservação de Acervos Audiovisuais – Identificação física e avaliação históricas de acervos audiovisuais a serem preservados, de modo a possibilitar a intervenção física mediante a adoção de medidas de conservação ou restauração.

04 - Promoção e Intercâmbio de Eventos Audiovisuais – Concessão de apoio exposições, cursos, palestras, dentre outros, bem como concessão de apoio à participação de produtores, artistas e técnicos da área inmatográfica e audiovisual em eventos no País e no exterior. Confecção e transporte de cópias de obras cinematográficas e audiovisuais, demais materiais de divulgação, locação de stands de feiras e contratação de assessoria de imprensa. 05 - Fomento a Projetos Cinematográficos e Audiovisuais – Concessão de recursos para Projetos voltados à produção, em todas as suas etapas, distribuição, exibição, e difusão de obras cinematográficas e audiovisuais.

Podem participar entidades sem fins lucrativo registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídicas (CNPJ) do Ministério da Fazenda a mais de 3 anos.

Lembramos que as inscrições de Projetos nos Editais vão até o dia 18 de novembro deste ano.

Informações pelo telefone 3216-5125 – Falar com o Kim, Wilson ou Silvio.

Nenhum comentário: