terça-feira, 13 de setembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 14.09.11

Lenha na Fogueira

Ressaqueado depois da festa dos 18 anos do Diário da Amazônia, estamos aqui sonolentos tentando saber da direção ou da coordenação do Palco Giratório do Sesc se o espetáculo programado para a noite de hoje vai acontecer.

*********
Acontece que na última segunda feira o espetáculo programado foi suspenso muito em cima da hora de sua apresentação.

*********
Como não divulgaram o cancelamento do espetáculo, muita gente se deslocou até o Sesc Esplanada com seus dois quilos de alimento para trocar pelo ingresso e até receberam o ingresso e não foram informados de que o grupo escalado para aquela noite, não se apresentaria. É preciso uma explicação plausível para a suspensão do espetáculo do que aquela: “Por motivo de força maior...”

*********
Hoje temos quase certeza de que o espetáculo programado vai acontecer, afinal de contas, o grupo responsável pela encenação é de Porto Velho – Cia de Artes Fiasco do Fabiano Tertuliano Barros que também é o autor do texto O Dragão de Macaparana.

*********
Assisti a essa peça no Amazônia Encena na Rua e posso garantir que é muito boa. Vai lá ao Anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e comprova o que estou dizendo.

*********
Por falar em festa, tem uma equipe da Secel, comanda pelo Dinho coordenador do Programa Mais Cultura que envolve os Pontos de Cultura, que está justamente em Guajará Mirim visitando os Pontos de Cultura, “Boi Bumbá Malhadinho” e “Boi Bumbá Flor do Campo”. É uma visita com o objetivo de verificar se a turma está realmente fazendo alguma coisa pela entidade.

*********
Aliás, a equipe que conta também com a participação do ex coordenador dos Pontos de Cultura José Monteiro vai visitar todos os Pontos de Cultura do Estado de Rondônia.

*********
A grana referente à segunda parcela do convênio entre o governo estadual e os Pontos de Cultura ainda não saiu, mas, a fiscalização está acontecendo.

*********
Aliás, o atual coordenador professor Dinho diz que “Os Pontos de Cultura já existiam antes do convênio, por isso tem a obrigação de estar funcionando com ou sem o repasse da segunda parcela do convênio”.

*********
Acontece que o governo assumiu um compromisso e esse compromisso, não está sendo cumprido por falta de ação, justamente da coordenação dos Pontos de Cultura que envolve também maior dinamismo do secretário estadual de cultura.

*********
Numa reunião que aconteceu no gabinete do secretário da Secel há alguns dias passados, o governador tomou conhecimento do problema e prometeu resolve-lo com a máxima urgência, mas, até agora ninguém falou e nem sabe a quantos anda essa promessa.

*********
Pode ser que esteja esperando o dia de “São Nunca” para pagar a promessa, aí meu irmão, “Inês é morta”.

*********
Porém, isso é problema que pode ser resolvido logo, basta ter vontade política e o secretário não se esquecer de lembrar o governador que o estado precisa se limpar perante o tesouro nacional para poder receber recursos.

*********
Pior mesmo foi a resolução tomada pela presidenta Dilma que proíbe repasse de recurso públicos para entidades culturais sem fins lucrativos.

*********
Isso quer dizer que os Editais estão todos cancelados. Digo os Editais cujos prêmios não foram pagos.
********
Parou tudo! Isso porque algumas Ocipes deram o cano em convênios com o Ministério do Turismo aí a presidenta se danou e suspendeu também os subsídios destinados ao Ministério da Cultura.

*********
Agora lascou-se de vez. É como disse nosso amigo e baluarte pela arte teatral em Rondônia Chicão Santos do O Imaginário:

********
“Zekatraca o ano de 2011, pode ser considerado nulo para os movimentos culturais”.
*********
Se a verba já era curta, com a suspensão dos repasses a coisa “engriguilhou” de vez.

*********
Desde quando a Ana Holanda assumiu o MinC que digo que a cultura brasileira deu um passo para trás.
*********
A mulher é muito elitizada, não quer saber de Ponto de Cultura, de Mais Cultura, de Ponto de Leitura e outros projetos considerados popular.

********
O negócio dela é repassar dinheiro para a Betânia montar site e batalhar pelos direitos autorais do seu irmão Chico Buarque de Holanda.
********
Saudades do Ministro Gilberto Gil!
********
A Divertsidade Cultural Brasileira está se transformando em “Divertimento” da Ministra. Assim não dá!

Nenhum comentário: