sábado, 30 de julho de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 30/31/11

Lenha na Fogueia


Sílvio Santos fala à equipe da Caçambada Cutuba

************


O jornalista Sílvio Santos concedeu, na última quinta feira 28, no centro histórico de Porto Velho, entrevista aos produtores do documentário “Caçambada Cutuba – a História que Rondônia não escreveu”, que já está sendo gravado por Zola Xavier e Antônio Serpa do Amaral Filho, o Basinho. O filme será financiado pela Fundação Cultural Iaripuna, conforme anúncio feito pelo presidente Altair dos Santos, o Tatá, e trata do episódio envolvendo um veículo da prefeitura municipal do então Território Federal de Rondônia, que foi lançado, na noite do dia 26 de setembro de 1962, contra os partidários do líder da frente popular de centro-esquerda e candidato a deputado federal, médico Renato Clímaco Borralho de Medeiros. Sílvio vivenciou um segmento dessa história ao pegar uma carona na famosa caçamba, na mesma noite do fato, tendo descido na confluência das ruas José de Alencar com José do Patrocínio. O jornalista declarou aos produtores do documentário que tinha quase 16 anos no ano em que ocorreu o suposto atentado e vinha do bairro do Areal com sua mãe de um comício realizado pelo candidato da situação, coronel Ênio Pinheiro, que era apoiado pelo coronel Aluízio Pinheiro Ferreira. Dali a caçamba se dirigiria ao bairro do Olaria, onde aconteceu o trágico episódio que está sendo investigado pelos dois produtores culturais.

*************
A Cia de Dança Chagas Peres se apresenta hoje (30), no Mercado Cultural às 20h! O espetáculo é em comemoração aos dezoito anos da implantação da Dança de Salão no Estado de Rondônia e contará com a apresentação de vários ritmos dessa modalidade tais como, tango, bolero, samba de gafieira, salsa, zouk, entre outros! Será um show imperdível, após o show haverá um baile para todos os adeptos da dança no próprio Mercado Cultural com a participação de Rejane e Sebastian. A entrada é franca!!!

*************
E a quinta feira da cultura! Assim a turma classificou a última quinta feira dia 28. Tudo porque numa mesma noite vários shows culturais aconteceram.

************
Na praça da Madeira Mamoré, assistimos o espetáculo musical protagonizado pela Orquestra em Ação de Ji Paraná.

***********

Com um repertório que foi de Roberto Carlos a Catulo da Paixão Cearense e Luiz Gonzaga. A Orquestra em Ação encantou o púbico que lotou o anfiteatro da EFMM.

***********
Pena que foram poucas músicas apresentadas. Pelo público o show musical só terminaria de madrugada.

***********
Os jovens da orquestra de Ji Paraná foram aplaudidos de pé. Valeu dona Solange!

***********
Aí achamos de passar pelo teatro Banzeiros pra ver se o 5ª Cultural ainda estava acontecendo. Para nossa sorte e alegria conseguimos assistir o grande violonista clássico Carlos Bica convidado especial do Basa.

************
E com aquela “falsa alegria” Sergio Souto nos presenteou com Albatroz dividindo o palco com o nosso cantor e compositor Bado.

***********
Terminou o 5ª Cultural do Basa fomos até o Mercado Cultural onde a seresta estava rolando para um público muito grande.

***********
Tudo no espaço de menos de cinco horas, ou seja, entre as 20h00 e a meia noite.

***********
Isso porque não deu tempo de prestigiar o Show musical que aconteceu no Sesc Esplanada dentro do Projeto Sesc Amazônia das Artes com o show Doce Bárbaros com o Grupo 4 Cantus relembrando um show realizado em 1976.

***********
Assim foi a quinta feira dia 28 de julho de 2011 data que meu Vasco da Gama empatou na M... com o Bahia.

**********
Ontem à noite me apresentei como Amo do boi Corre Campo em Jaru. Hoje a apresentação do bumbá campeão do Flor do Maracujá é do outro lado do Rio Madeira em Porto Velho na localidade Niterói.
**********
Amanhã domingo, o Corre Campo se apresenta no Arraial Flor da Castanheira no município de Itapuã do Oeste.

***********
Tá pensando que é moleza a vida de colunista cultural, compositor, cantor e amo de boi?

***********
Não é fácil não, para me apresentar pelo Corre Campo tive que deixar a coluna pronta trabalhando até de madrugada para não falhar com os amigos leitores.

***********
O bom é que estamos fazendo o que gostamos de fazer, então tudo fica mais fácil.

**********
Bom, vai ser na próxima semana, quando estaremos cobrindo o Duelo na Fronteira direto dos currais dos bois Flor do Campo e Malhadinho em Guajará Mirim a partir do dia 8.

***********
Por falar em Duelo na Fronteira, no próximo dia 10 de agosto o governo estadual vai entregar mais alguns benefícios implantados no Bumbodromo como, 20 banheiros de cada lado das arquibancadas, ou seja, 20 do lado azul e 20 do lado vermelho.

***********
E mais, a fiação será toda subterranea o que facilita o deslocamento das alegorias, cenários e dança das tribos.

***********
Os comentários dão conta que os cenários do Flor do Campo criados pelo artesão Ednarte estão nas alturas, quem teve a oportunidade de ver, informa que o negócio não será fácil para o lado do Contrário.

**********
Aliás, a galera do Flor do Campo anda meio cabreira com o silêncio do Malhadinho.

**********
Ninguém ouvir dizer nada, sobre as alegorias e cenários do boi do Peta. Tá tudo guardado a sete chaves, nem os bricanates do boi azul sabem onde estão sendo confeccionados. Tem gente dizendo que vem tudo pronto de Parintins. Será?

Nenhum comentário: