segunda-feira, 4 de julho de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 05.07.11

Lenha na Fogueira



O Flor do Maracujá, apesar das broncas do governador via blog do Confúcio, está bombando e muito bem organizado.

*********
A sonorização do Kaka é ótima, a iluminação do Wando esta nota dez, a barraca com a exposição dos cartazes e indumentárias de arraias antigos está com uma super frequencia.

*********
A tenda dos artesãos é a mais organizada de todos os tempos, enfim, pelo menos até a noite de ontem tudo estava dando certo.

*********

Só a primeira noite teve algum atropelo por conta de ser a primeira noite e por isso, há de se compreender as falhas.

********

Como nem tudo são flores, insisto em dizer que o Flor do Maracujá há muito tempo deixou de ser um evento que resgata a nossa cultura popular para ser um produto turístico.

*********
Só que nossas autoridades ainda não entenderam esse pormenor e continuam tratando a festa como se fosse um arraialzinho qualquer.

*********
Temos que pensar seriamente, na programação das apresentações dos grupos folclóricos.

**********

Hoje a festa é transmitida aos finais de semana (sexta, sábado e domingo), praticamente para o mundo todo e por isso, é necessário que se coloque no “curral” de dança, os melhores grupos, nos dois finais de semana que acomodam a festa.

********

Precisamos mudar o regulamento no Artigo que diz que as apresentações terão que obedecer ao critério de classificação do Maracujá do ano anterior, ou seja, o grupo que tira em último lugar e os que vêm do grupo de acesso se apresentam nos primeiros dias ou no primeiro final de semana do arraial.

**********
Levando-se em consideração que o arraial sempre começa numa sexta feira, esses grupos que são classificados como pequenos, tem o privilégio de serem mostrados quase para o mundo todo, enquanto outros grupos de ponta, ficam só nas transmissões domésticas.

**********
Precisamos vender o Flor do Maracujá como produto turístico, para trazer turistas para Porto Velho e isso, só vamos consolidar, se mostrarmos o que temos de melhor em termos de grupos folclóricos.

**********
Sugerimos ao secretário da Secel Francisco Leilson Chicão, que providencia tão logo termine o Flor do Maracujá deste ano, a realização de um seminário para se discutir o Regulamento da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. Taí a sugestão.

**********

Como fazemos todos os anos, vamos divulgar quais os melhores grupos que já se apresentaram na XXX Mostra de Quadrilhas.

*********
De acordo com nossa pesquisa, os melhores até a noite de domingo foram:

*********


Arrasta Pé de Matutos (sábado) e Arrasta Pé de Candeias (domingo).

**********
As mirins Rosa Divina e Matutinhos da Princesa e ainda a Arrasta Pé de Candeias mirim estão no páreo.


*********
Correndo por fora, temos a Flor da Primavera e a Mocidade Junina.

**********

Os dirigentes dos grupos de quadrilhas estão com a pulga atrás da orelha com os jurados acreanos.

**********
Acontece que eles (os jurados), não se limitam a ficar em suas cabines, descem e vão acompanhar os grupos bem de perto dentro da arena.


*********
São eles: Wilton de Oliveira Moreira, Ed Ames Cardoso da Silva e Eudimar Nunes Bastos.

**********
Todos vieram do estado do Acre.


*********
Por falar em Acre a quadrilha Arrasta Pé de Candeias, prestou homenagem ao ambientalista Chico Mendes e ainda colocou as damas na entrada com a bandeira do Acre. Diz o presidente Cezar que a apresentação não tem nada a ver com os jurados, pois, o tema foi definido ano passado, quando ninguém sabia se os jurados viriam de Rio Branco (AC).

**********
Um dos jurados, quando levantaram um painel com a figura do Chico Mendes se postou em frente ao painel e ficou escutando a música tema em homenagem ao herói acreano se desmanchando em lágrimas. Será que ele deu nota máxima para a quadrilha do Cezar?

*********


Hoje o negócio volta a pegar, A Rosa Divina com as Festas de São João, diz que vai desbancar todo mundo e vai pras cabeça na pontuação final.

*********
Já a turma do boi Vencedor diz que vai acabar com a hegemonia do Diamante Negro e que a disputa do primeiro lugar vai ser com o Corre Campo. “Nosso principal contrário”, disse o Amo Fábio do Vencedor.

*********
O governador Confúcio Moura publicou em seu blog, que não está muito contente com os gastos com eventos culturais.

**********

Governador, não é despesa, é investimento quando se fala em eventos culturais como a Festa do Divino, O Homem de Nazaré e o Flor do Maracujá.

**********
“– Este ano, o primeiro, tudo será perdoado, com o argumento de estarmos começando. É enorme a quantidade de pedidos de patrocínios para as diversas festas culturais e agropecuárias. E sempre se fica acuado e sob pressão das mais variadas formas”, enfatizou o governador.

Nenhum comentário: