terça-feira, 12 de julho de 2011

LENHA NA FOGUERA - 13.07.11

Lenha na Fogueira

"Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna."


**********
O pensamento acima, serve muito bem para aqueles dirigentes de grupos folclóricos que se sentiram prejudicados com os resultados obtidos no Flor do Maracujá.

**********
Dizem que a disputa tira teima vai acontecer mesmo, no Arraial Flor de Candeias que deve começar na próxima sexta feira.

**********
A turma da Rádio Farol está eufórica. “Vamos mostrar que somos os melhores no “Flor de Candeias”.

**********
Alegam os pupilos do professor Severino que os jurados acreanos, jamais viram uma quadrilha tão bem organizada e diferente de todas as quadrilhas brasileiras, como é a Rádio Farol, por isso, ficaram sem saber o que fazer e derrotaram a quadrilha.

**********
Isso não corresponde à observação de um dos jurados a respeito da apresentação da Rádio Farol:

**********
“Dos cinquenta minutos que a quadrilha tinha para se apresentar, dançou apenas 15 minutos, o restante do tempo apresentaram apenas encenação teatral”, escreveu o julgador.

**********
E aí? Quem é que está com a razão?

**********
Particularmente conversei com um dos jurados e ele fez o seguinte comentário:

**********
“Nossa concepção como julgador de quadrilha junina, é que, todo grupo entra para dançar com 10 Pontos garantidos. Nós os julgadores, temos apenas que observar detalhadamente se realmente o grupo merece a nota 10. Então passamos a descontar pontos caso alguma coisa fora dos padrões regulamentares for observada”.

**********
Portanto ninguém perdeu nada. Deixou de confirmar o que pensava que tinha direito.

*********
Agora, espetáculo mesmo, foi o show pirotécnico apresentado no encerramento do Flor do Maracujá. Parecia que estávamos na praia de Copacabana (Rio de Janeiro) na festa do réveillon. Foram mais de 15 minutos de espetáculo. Valeu Moreirão!”

**********
Enquanto isso, os locutores Martinho Júnior, Lúcio Jorge e Antônio Roque quase saem da festa com torcicolo, simplesmente porque, ao tentarem narrar o espetáculo de cores proporcionado pelos fogos de artifícios, ficavam de cabeça erguida no rumo do céu, olhando de um lado para o outro tentando descrever cada “pipoco”.

**********
Brincadeiras a parte, os caras merecem todos os elogios. Valeu Martinho, Roque e Lúcio Jorge.

**********
Gino Serrati não gostou nada, quando soube que a decoração do Flor do Maracujá vai para o Flor de Candeias.

**********
Acontece que quando Gino e sua equipe já estava para terminar o desmonte da decoração, recebeu um telefonema dizendo: “Deixa o matéeial da decoração do jeito que está, porque a equipe da prefeitura de Candeias vai buscar”.

*********
A decoração de inicio iria ornamentar o Arraial do Bairro Esperança da Comunidade mais conhecido como “Arraial do Fernandão”. Fernandão presidente da quadrilha A Roça é Nossa grande campeã do Flor do Maracujá deste ano.

**********
Aliás, ainda restam duas disputas entre as quadrilhas de Porto Velho e Candeias.

*********
Essas disputadas que este ano com certeza serão acirradíssimas, vão acontecer justamente nos Arraias:

**********
Flor de Candeias e Arraial da AFA.

**********
Juabp, Rosa Divina, Rosa de Ouro e Rádio Farol avisam a Roça é Nossa e a Girassol das Três Marias que nesses arraias os jurados não serão acreanos.

***********
Pelo jeito os jurados que vieram do Acre estão com o conceito mais baixo que “rabo” pato perante os quadrilheiros de Porto Velho.

**********
Já os jurados que vieram de Manaus julgar os Bois Bumbás não estão ou não foram contestados pelos dirigentes dos bumbas.

**********
Parece que a turma se conformou com o resultado. O Aluizio Guedes foi o único que criticou os julgadores vindos do estado do Amazonas, mas, seu comentário não repercutiu em nada. Aliás, deve repercutir durante o programa de rádio que ele apresenta na rádio Rio Madeira que só é sintonizada pelos moradores da Zona Sul.

*********
Vem aí o Porto Alegria o Carnaval Fora de Época de Porto Velho comandado há 15 anos, pelo Zezinho do Maria Fumaça.

*********
E vai ser na Avenida Jorge Teixeira. Da-lhe Zezinho!

Um comentário:

Douglas Macedo disse...

qual foi a melhor toada e o melhor levantador, de acordo com os jurados?