sexta-feira, 15 de julho de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 16.07.11

Lenha na Fogueira

O mês de julho em Porto Velho esta se transformando no mês da realização dos grandes eventos.

************
Vamos lá! Começou com a realização do Arraial Flor do Maracujá. Agora esta vivendo o Carnaval Fora de Época.

***********

O Sesc está com o Programa Sesc Amazônia das Artes que vai até o final do mês apresentando tudo que diz respeito ao segmento cultural como dança, artes plásticas, cinema, teatro e música.

************
Temos ainda no mês de julho, os arraias do Esperança da Comunidade, e Flor de Candeias.

************

Na Casa da Cultura Ivan Marrocos o artista plástico Franciney abriu ontem à noite a exposição “Um Olhar Sobre Rondônia” que fica na Galeria Afonso Ligório até o dia 15 de agosto.

************
Franciney da Silva Vasconcelos é um paraense de Santarém que veio para Porto Velho trazendo em sua bagagem muito talento, pois ainda muito jovem desenvolveu a arte de pintar inspirado na paisagem regional. Um dia deparou-se com as pinturas de um grande mestre portovelhenses, Afonso Ligório. Identificou-se com seu estilo de pintar onde as expressões inocentes, porém verdadeiras afloram em suas obras em detalhes multicores da exuberante beleza da fauna e flora amazônica.

***********
Depois disso, só indo admirar a obra do Franciney na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

************
Outra do mes de julho:

************

É a realização do Festival Amazônia Encena na Rua que começa segunda feira 18, com o cortejo saindo da praça das Caixas D’água rumo ao complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

**********
Por falar em teatro de rua, Chicão Santos espera a presença do xará Chicão secretário da Secel no cortejo que vai sair da praça das Caixas D’água segunda feira à tardinha.

**********
O cortejo começa mesmo a “Boca da Noite”, ou seja, as 18h00 quando o sol começa a se esconder por detrás da margem esquerda do rio Madeira.

***********
Aí o Leo se veste de Carnevale, a Zaine de lavadeira, o Chicão Santos coloca aquele macacão de “eletricista” e a turma desce a ladeira da Presidente Dutra, passa pelo Mercado Cultural e entra na esquina da Pensão do Napoleão, segue pelo Mercado Central até chegar ao complexo da Madeira Mamoré “precisamente” onde as 19h00 será aberto oficialmente mais um Amazônia Encena na Rua.

**********
Como tenho quase certeza de que o governador Confúcio Moura que parece não ser adepto da cultura popular, pois não foi nenhuma noite ao Flor do Maracujá.

**********
Perdão, foi na primeira noite, mas, como a solenidade de abertura demorou a começar se mandou deixando a equipe da Secel na maior preocupação.

**********
Como no Amazônia Encena na Rua o único boi que vai marcar presença é a peça que será apresentada pelo Ponto de Cultura “Ponto de Inicio” ele (Confúcio), não vai pois, o negócio dele é aparecer em Freira Agropecuária. Feira Cultural não é para governador intelectual. O negócio é feira agro industrial.

**********
Também temos quase certeza de que o prefeito Roberto Sobrinho não vai por um motivo simples.

*********
Está preocupado com os evangélicos que podem orar pela sua condenação a “fogueira santa” caso compareça numa festa considerada pela igreja como “profana”.



*********


Sobrou para o secretário de cultura Francisco LeiIson Chicão e para o Presidente da Fundação Iaripuna Altair dos Santos Lopes o amigo Tatá.

*********







Hoje é o aniversário do meu filho Silvio José Santos. O levantador de toada nota dez do Flor do Maracujá deste ano. Parabéns Silvinho!

Nenhum comentário: