domingo, 13 de novembro de 2011

LENHA NA FOGUERA - 14.11.11

Lenha na Fogueira

As escolas de samba estão apreensivas quanto ao repasse dos subsídios, tanto do governo estadual quanto do municipal.

*********

Acontece que até a presente data, a Federação das Escolas de Samba não foi informada sobre se os Processos já foram abertos, seja pela Secel ou pela Fundação Iaripuna.

*********

Nos últimos anos, o prefeito Roberto Sobrinho tem autorizado que cinqüenta por cento do solicitado pela entidade carnavalesca, seja repassado até o mês de dezembro e o outro cinqüenta por cento em janeiro.

********

Essa noticia nos foi passada em primeira mão pelo presidente da Fundação Cultural Municipal Iaripuna nosso amigo Tatá.

*********

Que notícia? A de que a prefeitura vai repassar cinqüenta por cento no mês de dezembro, falta apenas o prefeito Roberto Sobrinho autorizar. Tata acredita que até o final deste mês, ele autorize a Secretaria de Finanças do município a depositar o dinheiro na conta da Fesec.

*********

Nossa preocupação como carnavalescos que somos, é quanto o repasse do governo estadual, aliás, que segundo se ventila, vai ser maior que o da prefeitura.

********

Nossa experiência como ex presidente da Fesec nos mostra, que, se a direção da Federação não marcar sob pressão, a grana só vai sair em fevereiro e o pior, na semana dos desfiles.

*********

Assim aconteceu no carnaval passado. Quando o depósito só caiu na conta das escolas de samba na sexta feira, ou seja, dois dias antes dos desfiles. E o que isso provocou. Provocou que o carnaval das nossas escolas de samba ficou mais caro, muito caro, pois tiveram que comprar “fiado” e como todos sabendo, esse tipo de negociação encarece muito o produto.

********

Geralmente as diretorias das escolas de samba trabalham da seguinte maneira: Com o subsidio municipal, compram o material para confeccionar as fantasias das alas e destaque além de seus adereços.

*********

Como a grana da prefeitura não da para comprar tudo, o jeito é cair no “fiado”. Vejam bem, não é crediário, é “fiado” mesmo, aquela compra que se faz para pagar tal dia e quando não é paga no dia marcado, fica a mercê de juro de mercado que é muito alto.

*********

Como a Fesec pretende realizar os desfiles das escolas de samba no dia 11 de fevereiro, uma semana antes do carnaval oficial, o negócio fica mais difícil para os carnavalescos, caso os subsídios não sejam repassados pelo menos com trinta dias antes dos desfiles, ou seja, até o dia 11 de janeiro de 2012;

********

Aí mora outro problema, todos sabemos que o orçamento do governo estadual só abre no final de fevereiro, quando não, no começo de março.

********

Por isso é preciso que a diretoria da Federação fique a tenta, corra atrás com o processo embaixo do braço, se não dificilmente conseguirão realizar os desfiles no dia marcado.

********

Vejam bem, não somos contra os desfiles acontecerem no dia 11 de fevereiro inclusive, na reunião que decidiu a data, votei a favor. O que acontece, é que não podemos ficar parado esperando o processo sair da Secel. Temos que correr atrás, buscar políticos com força perante o governador para que ele autorize o Chicão da Secel dar andamento ao processo. Se o governador não assinar o autorizo, nada acontece.

********

Continuo a insistir o caminho mais curto é o deputado Zequinha Araujo.

********

A grana repassada pelo governo estadual é utilizada para pagar a mão de obra, dos artesãos das alegorias, costureiras, figurinistas, decoradores além de sanar as dívidas junto ao comércio. Aquela dívida que chamamos de “fiado”.

********

O pior disso tudo, é que quando esse dinheiro atrasa os artesãos se não receberem não liberam as alegorias e sem, alegoria não tem escola de samba. A costureira não libera as fantasias e sem fantasia não tem desfile de escola de samba.

********

Mesmo assim, as escolas de samba não param de promover eventos com o sentido de arrecadar mais fundos para seus desfiles.

********

A campeã de promoção é a escola Asfaltão, a Diplomatas também faz suas festas assim como a São João Batista e as demais.

********

Por exemplo, a escola Acadêmicos do Armário Grande vai realizar a festa de lançamento do samba enredo no dia 3 de dezembro no Mercado Cultural.

********

Na oportunidade,m além de show de mulata, mestre sala e porta bandeira e a apresentação do samba com a bateria da escola. O Beto Cezar promove em parceria com a Fundação Iaripuna a festa em comemoração ao Dia do Samba com show do Toninho Nascimento um dos autores do samba da Portela para o carnaval de 2012.

*********

As escolas estão apreensivas, mas, estão a pleno vapor. A Fesec tá fazendo o que pode. Só falta vontade política para o carnaval deslanchar.

Nenhum comentário: