segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 22.11.11

Lenha na Fogueira

Lá vai de novo a opinião particular do Zekatraca ser contestada.

***********

Acontece que na coluna de ontem, dissemos que não havíamos gostado do resultado do júri popular divulgado pela coordenação do Festcine Amazônia.

**********

E se escrevemos e publicamos, foi porque realmente não concordamos e nem somos obrigados a concordar.

*********

Agora se o público escolheu ta escolhido, se os jurados votaram a favor, é uma opinião deles que ninguém pode modificar.

*********

Assim como ninguém pode querer que este colunista concorde com o que foi divulgado.

*********

E tem mais, festival sem contestação não é festival, é arrumação!

*********

Não quis e nem quero colocar em dúvida as decisões dos amigos Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis responsáveis pela realização do festival.

*********

Por conta do que escrevemos na coluna de ontem, Jurandir e Fernanda respondem da seguinte maneira:

**********

Prezado Jornalista Zé Katraca,

********

Com relação a publicação de sua coluna de segunda-feira dia 21 de novembro de 2011, o qual questiona o resultado dos vencedores do Troféu Mapinguari, 9ª Edição do FESTCINEAMAZONIA, ocorrido de 15 a 19 de novembro de 2011, onde escreve: “Nosso protesto é quanto a premiação do júri popular!”, temos a informa-lo o seguinte:

***********

O trabalho vencedor do Troféu Thiago de Melo, Júri Popular foi o vídeo O CASO LIBRAS, da diretora Melise Maia, do Rio de Janeiro e não como veiculado e questionado em sua coluna A VERDADEIRA HISTÓRIA DA BAILARINA DE VERMELHO, Direção: ALESSANDRA COLASANTI & SAMIR ABUJAMRA.

**********

O trabalho premiado na categoria de Júri Popular foi escolhido através de votação popular durante os dois turnos de exibição da Mostra Competitiva que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de novembro. As fichas de votação do referido júri popular encontram-se a sua disposição para aferição do resultado.

***********

Quanto aos demais prêmios concedidos pelo FESTCINEAMAZONIA a organização do festival concede total autonomia ao corpo de jurados, altamente qualificado, que acompanharam a exibição de toda a Mostra Competitiva e primaram pela escolha de filmes e vídeos baseados em critérios técnicos, tais como: força do argumento, qualidade de imagens e som, edição e finalização, dentre outros.

************

O júri foi composto pelos seguintes profissionais:

BILL FOGTMAN - fotografo, cineasta e engenheiro de som. É fundador e membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Seu ultimo trabalho foi como produtor executivo do longa metragem “Capitães de Areia”de Cecília Amado, obra de Jorge Amado, recém lançado no Brasil. Em seu currículo ainda consta a participação como diretor ou produtor executivo de algumas das principais obras cinematográficas brasileiras: “Tieta do Agreste”, “Estorvo”, “O Xangô de Baker Street”, “O Veneno da Madrugada”, “Brasileirinho.

**********

CÂNDIDO ALBERTO DA FONSECA – Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1979). Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Lisboa (Portugal). Trabalhou como ator em diversas montagens. Atua ainda como jornalista e como diretor, roteirista e produtor em diversos vídeos.

**********

ALEJANDRO FUENTES ARZE - boliviano, é diretor e produtor com mais de 600 produções entre reportagens e documentários. Desde 2007 criou e dirige o festival infantil audiovisual em Santa Cruz de La Sierra. Tem experiência como jurado em festivais internacionais de curtas-metragens no Peru e Argentina.

***********

LUCIANO GILETA - é diretor, roteirista e editor de filmes. Participou como fundador da rede de cinemas itinerantes da América Latina e Caribe. Com o projeto la Cinta Corta tem percorrido diferentes comunidades e povoados da Argentina, Bolívia, Peru e Equador com projeções feitas em espaços públicos como praças, ruas, clubes e escolas.

***********

SUELY RODRIGUES - é atriz e diretora de teatro com vasta atuação profissional nos palcos de Rondônia e outros estados. Com mais de 30 anos de carreira, já participou de importantes festivais pelo Brasil afora.

**********

Finalmente, agradecemos o espaço sempre concedido ao FESTCINEAMAZONIA em sua coluna.

***********

É o que tínhamos a informar . Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis

Organizadores/Festcineamazonia

Nenhum comentário: