segunda-feira, 14 de novembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 15.11.11


Lenha na Fogueira

Hoje começa o Festcine Amazônia que agora é considerado como o maior festival de cinema e vídeo da região.

********

“A natureza não pode sair de cena”

*********

O FestcineAmazônia é Um evento que tem como objetivo principal divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, que tenham como temática central o meio ambiente.

********

Sua primeira edição foi em 2003. Já nessa primeira edição, superou todas as expectativas.

A adesão do público foi tão grande que as salas de exibição tradicionais foram pequenas. Hoje, o festival adquiriu uma forma itinerante.

*********

Acontece, simultaneamente, em espaços tradicionais e em espaço alternativos: Cinema no Circo, Cinema no Terreiro e Cinema nos Bairros.

*********

O Festcine Amazônia exibe e pensa o meio ambiente, não somente através da produção independente de trabalhos audiovisuais. É um espaço de várias cenas e um objetivo comum: colocar a arte e a técnica da sétima arte a serviço da preservação da natureza e da sustentabilidade da vida no planeta.

*********

Os vencedores das diversas categorias ganham o troféu “O MAPINGUARI”

********

O MAPINGUARI é um animal que pertence ao imaginário dos povos da Amazônia. A lenda conta que ele é a mistura de um homem com um grande macaco que habita a floresta. Com pêlos em todo o corpo, tem um único olho no centro do rosto e uma grande boca na barriga.

*********

Contam histórias aterrorizadoras do grande monstro da floresta. Uma delas é que ao andar pela mata, emite um som semelhante ao dado pelos caçadores. Se um deles se encontra perto, imaginando ser outro caçador e vai ao seu encontro, aí se vê cara a cara com esse feroz defensor da floresta. O Mapinguari é o troféu do FestcineAmazônia.

*********

Programação do Festival:

*********

Mostra Competitiva – filmes e vídeos selecionados de todo país, por comissão de renomados jurados atuantes no cinema brasileiro e que concorrem ao Troféu Mapinguari;

*********
Mostra de Filmes Convidados – são produções cinematográficas de grande importância para o cinema nacional e mundial focados nas temáticas anuais do Festival;

*********

Mostra Paralela – exibição de todos os trabalhos enviados para o FestcineAmazônia;

*********
Cinema no Circo – sessões realizadas dentro de tenda de circo, com sessões intercaladas com apresentações circenses;

**********
A Escola Vai ao Cinema – oportunidade em que as escolas da rede pública do ensino fundamental e médio assistem aos vídeos e filmes do FestcineAmazônia em salas de cinema;

*********


Cinema nos Bairros – visando a popularização do cinema brasileiro e estimulando e valorizando a produção local de trabalhos, o Festcine Amazônia realiza sessões em 04 bairros distintos da capital;

**********


Cinema nos Terreiros – pensando na diversidade cultural existente o FestcineAmazônia promove sessões em terreiros de camdomblé e umbanda da cidade;

********
Mesa Redonda e Debates – espaço dedicado aos estudantes e universitários, intelectuais e profissionais do cinema, onde ocorrem discussões e reflexões sobre temáticas de interesse geral;

*********

Oficinas de Direção e Produção de Vídeos – ocorrem durante todos os dias de evento voltados para profissionais da área e estudantes de comunicação em parceria com a Secretaria de Audio Visual do Ministério da Cultura – CTAV, Anima Mundi e IBM.

*********

Cinema no Beiradão – visando levar a sétima arte para populações tradicionais e ribeirinhas que vivem ás margens dos rios Amazônicos e que nunca tiveram acesso a uma sala de cinema, assim é que o Festival é realizado junto ao Beiradão, expressão essa utilizada nessa região que designa as comunidades que vivem junto aos rios.

***********

Mostra Arco Iris - realizada com o objetivo de levar ao público em geral discussões através da sétima arte sobre diversidade sexual, especialmente, num momento que se discute a homofobia nos mais diversos locais do país. Tolerância e Respeito.

*********

A partir das 20h30 no Teatro Banzeiros em Porto Velho

Nenhum comentário: