segunda-feira, 7 de novembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 08.11.11

Lenha na Fogueira

Tudo indica que a festa em comemoração ao dia do samba, que está sendo montada para acontecer no dia 3 de dezembro no Mercado Cultural em Porto Velho, vai ser das melhores.

********

Nossas fontes nos dão conta, de que além do show do compositor carioca Toninho Nascimento a prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna vai realizar o concurso para eleger a Rainha do Carnaval 2012.

********

E a Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec, aproveita a oportunidade para promover a festa de lançamento dos sambas enredos de todas as escolas de samba.

*********

Beto Cezar é quem está com o sorriso da largura da “cara”, pois foi ele quem iniciou a programação ao anunciar a presença do Toninho Nascimento na Roda de Samba que acontece todos os sábados no Mercado Cultural.

********

Por falar em Beto Cezar ainda esta semana, ele embarca rumo ao Rio de Janeiro onde vai negociar o lançamento do seu mais novo CD produzido pelo Carlos Colla com a direção musical e arranjos do Alceu Maia com uma grande gravadora.

********

Carlos Colla é quem está articulando junto à gravadora a utilização do seu selo no disco do Beto Cezar.

********

O CD do Beto já está todo pronto, inclusive com a masterização. O lançamento está dependendo apenas da negociação com a gravadora.

********

Beto afirma que caso o negócio com a gravadora não seja fechado, o lançamento será feito apenas no estado de Rondônia. “Por enquanto”.

*********

Sábado passado foi o último dia para as escolas de samba de Porto Velho entregar as letras de seus sambas enredo para o carnaval de 2012.

********

Marcamos presença na reunião da entidade que congrega nossas escolas de samba e fomos informados que todas cumpriram o que reza no Regulamento do Carnaval 2012.

********

Vamos apreciar e escutar na passarela do samba Edson Fróes durante os desfiles das escolas de samba, que a principio estão marcados para o dia 11 de fevereiro, sambas que falam desde a história de pioneiros como é o caso da Rádio Farol que homenageia o engenheiro José Otino de Freitas, ao potencial do Rio Madeira que será apresentado pela escola de samba Acadêmicos do São João Batista, passando pela história do Rei do Baião – da escola Império do Samba, O Despertar das Cinzas da Armário Grande e o Vermelho da escola de samba Os Diplomatas que deve aplaudir o Açaí o Néctar da Amazônia da escola de samba Asfaltão.

*********

Segundo os “boateiros” de plantão, a diretoria da escola de samba Os Diplomatas firmou parceria com a escola do grupo de acesso Império do Samba com o objetivo de fazer a escola Academicos do Armário Grande permanecer no grupo de acesso. Te cuida Cabeleira.

*********

Segundo um diretor da Diplomatas o Império do Samba vai desfilar com pelo menos seis alas coordenadas e integradas por brincantes da escola Vermelha e Branca. Basta lembrar que o carnavalesco é o mesmo, os compositores do samba são da Diplomatas e por aí vai.

********

O Mirim que reclamou ao presidente da Fesec que a escola dele estava sendo discriminada pela atual diretoria da entidade, deve estar feliz da vida com a decisão da diretoria da Diplomatas da qual o presidente da Fesec é super amigo, pela decisão.

********

Tudo isso tem como objetivo, proporcionar aos que forem à passarela do samba no dia 11 de fevereiro, apreciar grandes espetáculos.

********

Por falar em carnaval

********

A diretoria do bloco Galo da Meia Noite já está com a programação dos ensaios do “Carijó” toda montada.

********

Os ensaios no “Terreiro do Galo”, devem começar no dia 7 de janeiro com a Banda Carijó agora sob a direção do maestro engenheiro Jair Monteiro.

********

Outro bloco que já encomendou a marchinha foi o bloco Us Dy Phora cuja tema será o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

********

Já a presidente Cissa da Banda do Vai Quem Quer está ultimando o fechamento dos patrocinadores do maior bloco da Amazônia para anunciar a data do lançamento das camisetas.

********

Porém, antes de tudo isso, tem as festas de fim de ano. Natal e Réveillon com o Bloco Mistura Fina desfilando no dia 31 de dezembro.

******************************************************************************

FILHOS DE GUAJARÁ

Lançamento de livros no 10º Encontro

O Encontro começa na quinta feira, dia 10, com uma visita filantrópica na Casa do Ancião

Pelo menos dois escritores já confirmaram o lançamento de livros durante décimo Encontro de Filhos e Amigos de Guajará Mirim, que acontece de 10 a 13 de novembro, com uma programação que inclui passeata carnavalesca, feira gastrônoma, homenagens, folclore, futebol, filantropia e baile social. O espaço para lançamento dos livros é aberto aos escritores que queiram expor suas obras

O Escritor Paulo Saldanha fará o lançamento do seu terceiro romance, intitulado “Esperança 50 Anos Depois”, uma ficção ambientada em Vila Murtinho, Guajará e Porto Velho, cuja narrativa se expressa a partir da montagem de um seringal, que se transforma num feudo. O procurador de justiça Edsom Badra lança o livro “Reeducação Alimentar: mito ou realidade”, em que aponta caminhos para quem quiser tem uma vida mais saudável e um corpo mais estético a partir de uma educação alimentar e não por fórmulas mágicas de regimes.

O Encontro começa na quinta feira, dia 10, com uma visita filantrópica na Casa do Ancião e depois com a recepção aos visitantes no restaurante Casa do Chef. Na sexta feira, dia 11, a recepção aos visitantes prossegue na Prefeitura do Município. Ás 17hs, acontece a passeata carnavalesca pelas ruas da cidade, que tem como ponto final a praça Mário Correa, com uma feira gastronômica que reúne a cultura culinária boliviana, grega, árabe, entre outros países, além da culinária regional. Também acontecem manifestações artísticas de cantores, músicos, poetas de quem mais queira mostrar as suas artes, em substituição as tradicionais apresentações dos dos bois bumbás Flor do Campo e do Malhadinho.

No sábado, dia 12, a manhã é reservada para as brincadeiras com as crianças, entrega de cestas básicas arrecadadas, sorteio de brindes, e uma tenda cultural, onde os guajaramirenses podem apresentar seus trabalhos, como livros, pintura, música, etc. Às 9 horas serão prestadas homenagens com a entrega de placas "Honra ao Mérito" à personalidades que tem contribuído com o desenvolvimento do município e da sua cultura A tarde o evento é esportivo, com duas partidas de futebol (categorias de 30 a 49 anos e acima de 50 anos) reunindo a equipe de residentes de Guajará Mirim contra aqueles que moram em outros estados. A noite acontece o baile no clube social da cidade, que este ano terá a animação da Banda Pendulun, de Belo Horizonte. O encerramento é no domingo, com um torneio de futebol infantil.

Além de reunir amigos e filhos de Guajará Mirim, o Encontro passou a atrair também turistas. Francisco Assunpção, que preside a Associação que organiza o evento, aconselha que os interessados façam logo reserva em hotéis, pois tradicionalmente todos ficam lotados. Uma das melhores opções de Guajará Mirim é o Pakaas Palafitas, um hotel de selva construído em frente ao encontro dos rios Mamoré e Pakaas, com piscina suspensa, restaurante panorâmico e suítes construídas no nível da copa das árvores e interligadas por passarelas. Reservas e informações 3541 3058 e www.pakaas.com.br No site da associação (http://www.afag-guajara.com.br/site/) encontra-se a relação de hotéis e outras informações sobre a festa (AI)

Nenhum comentário: