quinta-feira, 10 de novembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 10.11.11

Lenha na Fogueira

Depois que o Chicão secretário da Secel, anunciou que os subsídios referentes à segunda parcela, serão depositados na conta dos Pontos de Cultura, a sala do Dinho se transformou em ponto de encontro dos dirigentes dos Pontos de Cultura.

*******

Tem gente que chega antes das sete horas e fica esperando a porta do prédio do relógio abrir, só pra perguntar pra coordenação dos pontos, quando a grana vai ser depositada na conta.

********

O interessante, é que essa turma estava caladinha esse tempo todo. Só quem botava a boca no trombone para protestar contra o atraso do repasse, era a representante do Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira. Agora que o impasse foi resolvido, tem gente madrugando na Secel.

*********

Por falar nisso, tudo indica que no próximo ano será implantado o Programa Pontos de Cultura do Governo de Rondônia. Explico:

*********

Os atuais Pontos de Cultura existentes em Rondônia, são oriundos de um convênio entre o Ministério da Cultura e o governo do estado de Rondônia.

********

Na realidade, o governo de Rondônia entra apenas com 16% do montante do convênio.

********

Vendo que “esse negócio” de Ponto de Cultura está dando certo, uma equipe do governo Confúcio tá querendo implantar o Programa Pontos de Cultura do Estado de Rondônia que consiste na parceria do governo estadual com as prefeituras interessadas.

********

Se isso acontecer, pode anotar que vai acontecer em Rondônia à maior revolução cultural do Brasil. Já pensou a maioria dos municípios desenvolvendo Projetos Culturais através de seus Pontos de Cultura.

*********

A grande jogada dos Pontos de Cultura é que o governo não interfere na sua produção, é o tipo do negócio que não aceita sugestões de cima para baixo, ou como dizem os políticos, empurrados de goela abaixo.

********

Nos Pontos de Cultura a ação é criada e desenvolvida pelos seus integrantes. É o povo que sabe da sua cultura.

********

Atualmente, a grande pedida na área cultural brasileira, são os Pontos de Cultura e Rondônia não pode ficar na praça “dando milhos aos bombos”.

*********

Aliás, a equipe do Chicão secretário, há algum tempo está desenvolvendo uma série de Projetos que serão colocados em prática a partir do próximo ano.

********

Para evitar muito protocolo e burocracia, as ações culturais serão desenvolvidas através de Editais – Prêmios.

*********

A prestação de contas quando o Projeto recebe um prêmio, é justamente a sua execução, ou seja, se for peça de teatro, a sua apresentação e assim sucessivamente!

********

Porém, para que tudo isso seja possível, é necessário a aprovação por parte dos deputados estaduais do Sistema Estadual de Cultura

********

Aí o governo vai poder criar o Funcultural, a Lei de Incentivo e o Conselho de Cultura

*******

Sem o Sistema Estadual de Cultura, fica difícil a realização de qualquer Projeto.

*******

É por isso que insistimos, vamos Regular a Cultura governador Confúcio.

********

Se já conseguiram, transformar Rondônia no estado mais “miserável”, segundo pesquisa divulgada pelo governo estadual.

********

Por que não transformarmos, para calar a boca, dos pesquisadores da “miséria”, Rondônia no Estado Cultural da Amazônia? Até rimou!

********

Tudo só vai acontecer se tiver vontade política.

*********

É só imitar a administração municipal que já aprovou o Sistema Municipal de Cultura e dentro em breve estará divulgando os membros que farão parte do Conselho de Cultura e também criando o Fundo Cultural e a Lei de Incentivo.

********

O Coletivo Caos cujos membros fazem parte da criação do Movimento Regula Cultura, está na expectativa da publicação do Sistema Estadual de Cultura o mais breve possível.

********

O secretário Francisco Leilson Chicão tá correndo atrás do processo. Por ele o Sistema será implantado ainda este ano. Vamos nessa cambada! Vamos Regular a Cultura no Estado de Rondônia!

Nenhum comentário: