terça-feira, 28 de junho de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 29.06.11

Lenha na Fogueira

E o Boi Garantido foi o grande campeão do 46º Festival de Parintins.

**********
Dois décimos fizeram a diferença. Tudo por culpa de um diretor do Caprichoso que achou de protestar sobre a nota da jurada que veio do Piauí que pontuou em centésimos, quando o regulamento dizia que a pontuação deveria ser em décimos. Sendo assim, o Caprichoso que estava na frente, justamente naquele quesito, por falta de atenção de um diretor, perdeu o “jogo”, pois a direção do festival resolveu anular a nota da jurada e deu 10 para os dois bois.

**********
Diz o ditado: “Malandro demais se atrapalha”.

*********
Por falar em Bumbá, os dirigentes do Boi Vencedor embaraçaram ontem rumo a Guajará Mirim para buscar as indumentárias (todas), que serão usadas pelos seus brincantes na XXX Mostra de Bois Bumbás do Flor do Maracujá.

*********
Não só as fantasias do Vencedor vêem de Guajará Mirim, os batuqueiros, e uma tribo que está sendo ensaiada pelo Cleito do Boi Malhadinho e que deve ser também o Pajé do Boi do Fábio Góes.

*********
Os cenários e alegorias foram feitos pelo artesão do Malhadinho de Guajará Mirim K-Bral e equipe.

**********
Os personagens também vêem da Pérola do Mamoré.

*********
Outro grupo de Boi que está importando personagem de Guajará Mirim é o Marronzinho que tem como presidente do Estevam.

*********
O Marronzinho está trazendo a Sinhazinha da Fazenda e a Cunhã Poranga.

********
Importação por importação! Segundo o presidente e Amo do Boi Vencedor Fábio Góes a toada que o Aluizio Guedes anda dizendo que será a música que vai concorrer ao quesito melhor toada (letra e música), é uma montagem de uma toada do Corre Campo e outra do Diamante Negro de Nova Olinda do Norte. Inclusive, o Fábio tem as duas toadas gravadas no celular e mostra pra quem quiser ouvir.

*********
Se isso for verdade, é necessário que a Comissão de Jurados da Mostra fique esperta e tome as devidas providências.

**********
Enquanto isso, as toadas do Az de Ouro é uma adaptação das toadas que o compositor Melquias fez para um Boi Mirim de Parintins.

**********
Se for assim, só quem vai cantar toada própria são os bumbas Corre Campo, Marronzinho, Vencedor e Tira Teima o resto é plágio ou adaptação.

*********
Uma coisa é certa, a disputa entre os bumbas não vai ser fácil no Flor do Maracujá deste ano.

*********
É por isso que a coordenação da Mostra está trazendo os jurados de Manaus (AM) e Rio Branco (AC).

*********
Voltando as transmissões do Flor do Maracujá.

********
A festa do governo de Rondônia, é a única no Brasil que é transmitida por todos os canais de televisão.

********
Allamanda (SBT), RedeTV-RO (Rede TV). Amazon Sat (UHF), TV Rondônia (Rede Amazônica), TV Candelária (Record), Rede Record News (rede Record).


*********
Não tem carnaval do Rio de Janeiro, Festival de Parintins, Carnaboi de Manaus e nem Duelo da Fronteira de Guajará que receba tanta atenção por parte da mídia televisiva, como o Arraial Flor do Maracujá

*********
Sem falar nos sites, nos jornais impressos e nas emissoras de rádio que transmitem a festa.

********
Não é pra me gabar não, mas, como Amo do Corre Campo estarei cantando minhas toadas, para milhões de pessoas que estarão assistindo o Flor do Maracujá pelo mundo.

*********
E a fumaça da chaminé do prédio do relógio já está ficando fraca. O bombeiro Confúcio já tomou as providencias e o fogo está baixando. Ontem umas brasinhas insistiam em permanecer acesas!

Nenhum comentário: