quarta-feira, 15 de junho de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 15.06.11

Lenha na Fogueira

Começou a polemica e os pedidos de direito de resposta, coisa que não é muito do feitio desta coluna, porém a ética diz que devemos acatar, assim como papel aceita qualquer coisa, passamos também a aceitar os pedidos dos leitores que se acharem “denegridos”.

*********
Assim aconteceu com o amigo Fred Perillo que questionou sobre a palavra Quadrilha e recebeu a resposta sem problema nenhum.

********

Agora a leitora Leda cunhã poranga do bumbá Diamante Negro e filha do Presidente e Amo do Boi Aluizio Guedes.

*********
No enviou o seguinte bilhete, contestando o que escrevemos na coluna de ontem sobre as toadas que serão cantadas durante a apresentação do Diamante Negro no Flor do Maracujá deste ano.

**********
Escreve Leda:

********

“Queremos ressaltar àqueles que tentam denegrir a imagem do Diamante Negro e de nossos compositores, que temos um grande potencial criativo, principalmente quando se trata de composição: Aluizio Guedes e Walci são considerados uns dos melhores compositores. A inveja do contrário é a sua própria derrota. Se meu pai vai a Manaus e mantém o bom relacionamento com os artistas amazonenses, parabéns para ele e para todos nós de Rondônia, pois só assim temos certeza de estar fortalecendo o tradicional e o moderno. Chora contrário!”

***********
É mas, depois disso, o Cleverson Santana popularmente conhecido como Buchada, encarnou na Leda e ela admitiu que algumas das toadas que serão cantadas pelo levantador do Diamante (que também vem do Corre Campo de Manaus), são de compositores de Manaus. Justificou a cunha do campeão: “Cantamos, mas, pedimos autorização pra cantar, coisa que o Az de Ouro não faz perante os compositores de Parintins”

*********
Isso prova que o Zekatraca não denegriu a imagem de ninguém, muito pelo contrário deu um furo de reportagem ao publicar em primeiríssima mão sobre as toadas do Diamante Negro.

********
Agora essa acusação em cima do Az de Ouro é verdadeira, ano passado o levantador Jair Monteiro apresentou a “Sinhazinha da Fazenda” do boi do Silfarney cantando uma toada do Boi Caprichoso de Parintins.

*********
Este ano o Az de Ouro encomendou seis toadas ao Melkias que morou em Porto Velho e tem um grupo de toada numa cidade vizinha a Parintins. Melkias que é um bom compositor, pois já atuou no Corre Campo quando morava em Porto Velho, aproveitou algumas toadas do seu Boi Bumbá que segundo o presidente do Az de Ouro Silfarney nos informou que utiliza as mesmas cores do Az de Ouro, ou seja, azul e branco e apenas fez a adaptação e mandou o CD com as toadas que o Jair Monteiro vai cantar no Flor do Maracujá. São apenas seis toadas, mas, seis todas de um Boi Bumbá que não é de Porto Velho e nem de Rondônia.

*********
Pelo menos nesse naipe, o Boi Vencedor não peca, pois, seus compositores Fábio Góes e Cléo são muito bons e jamais aceitariam cantar músicas de grupos do Amazonas.

*********
O Corre Campo nem se fala, os compositores Silvio Santos e seu filho Silvio José dispensam comentários.

********
Basta lembrar, que de 1990 para cá, Silvio Santos já ganhou 13 troféus de Melhor Toada do Flor do Maracujá.

*********
Este ano, todas as toadas do Corre Campo são de autoria da dupla pai e filho.

********
Para encerrar.

**********
Atenção moçada envolvida com cultura em Porto Velho, amanhã acontece audiência pública para se discutir o PPA do governo estadual. Todos nós precisamos marcar presença no auditório da Ulbra a partir das 8h00, para não deixar os poderosos esquecerem que CULTURA não é despesa, é investimento!

Nenhum comentário: