segunda-feira, 18 de março de 2019

Sesi Vilhena fica entre os melhores em Robótica


A equipe Elev3r, da escola Sesi-Senai Vilhena, composta por 12 alunos e dois professores, ficou entre as vinte melhores colocadas, na disputa com mais de cem equipes participantes da etapa nacional dos torneios Sesi de Robótica First Lego League, First Tech Challenge e F1 nas Escolas, evento realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), neste final de semana, no Rio de Janeiro. Os melhores colocados garantiram vagas para campeonatos nos Estados Unidos, Austrália, Uruguai, Líbano, Turquia, e Abu Dhabi.
Formada por alunos do sexto ano e também do ensino médio, a equipe, sob a coordenação e orientação dos professores Silvio Vichroski e Lorines Neli Cezne, havia conquistado o primeiro lugar na etapa regional, que aconteceu em 2017, em Manaus, com a participação de alunos do Sesi da Região Norte.
Segundo o professor Silvio Vichroski, a equipe evoluiu muito e tem renovado os alunos que integram a Elev3r, que continua com o mesmo nome. As mudanças são apenas dos componentes. “Essa evolução é natural e as mudanças necessárias para obtermos cada vez mais e melhores resultados. Nossa equipe foi campeã em 2017, participou com destaque em 2018 e agora ficamos entre as vinte melhores equipes e como suplentes para os torneios internacionais”, disse.
A professora Lorines Neli Cezne explica que o tema da temporada 2018/2019, ‘Em órbita’, desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Os alunos tiveram de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de Lego ainda tiveram de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e mover satélites para a órbita.
A aluna Daniela Leite Nascimento, da Categoria FLL, lembra que o Sesi Vilhena disputou com outras 116 equipes de alto nível. “Nossa equipe ficou muito bem colocada nesta etapa”. Já o aluno Guilherme Ramos, da Categoria FTC, ressaltou a dedicação de todos os participantes e o trabalho realizado pelos professores Silvio Vichroski e Lorines Neli Cezne. “Somos campeões e representamos o Sesi Rondônia com muita garra e determinação”, falou.
O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago destaca que desde 2006 o Sesi investe na inserção da robótica educacional nas salas de aula. Atualmente, todas as suas 505 escolas pelo Brasil contam com o programa no currículo. Até o ano passado, o Sesi realizava anualmente apenas o Torneio de Robótica First Lego, criado em 1998 pela First, uma organização não governamental, em parceria com o Grupo Lego. O Sesi é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional) no Brasil desde 2013.
A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos, em todo o mundo e os alunos do Sesi-Senai estão inseridos neste contexto”, argumenta Santiago.
Na análise do gerente da escola Sesi-Senai Vilhena, Silvio Leite, ano a ano, a equipe Elev3r tem avançado e alcançado bons resultados e também crescido em experiência e conhecimento para os alunos e professores. “Somos novos na competição, sendo que esse foi o segundo ano que participamos de uma etapa nacional, mas nossa equipe continuará e ainda trará muita alegria ao nosso estado", finaliza. (Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero - Carlos Araújo MTe – 162-RO)

Nenhum comentário: