sábado, 2 de março de 2019

Lenha na Fogueira 03.03.19


A grande pedida na noite deste domingo, em se falando de carnaval, é o desfile coletivo das escolas de samba, que vai acontecer a partir das 19 horas na Praça Aluízio Ferreira.
*********
Durante o desfile coletivo, vai acontecer os concursos, Melhor Samba de Enredo 2019 das Escolas de Samba de Porto Velho e Melhor Interprete de Samba de Enredo.
********
Sete sambas e sete interpretes estarão concorrendo aos troféus: Sebastião Araújo da Silva (Melhor Samba) e Neguinho Menezes (Melhor Interprete)
*********
Os concursos são uma parceria do Diário da Amazônia com a Federação das Escolas de samba – Fesec.
*********
Mestre Sala e Porta Bandeira, Bateria e Rainha, Comissão de Frente, Ala de Baianas, Ala de Enredo e muita mulata sambista, estarão na Praça Aluízio Ferreira na noite deste domingo.
*********
As escolas de samba vão mostrar como é que se faz carnaval cultural, pois, somente as escolas de samba proporcionam aos seus expectadores, conheceram um pouco da história regional, nacional e internacional, através de seus enredos. É o verdadeiro carnaval cultural.
*********
Não sou contra os blocos de trio elétrico, inclusive, sou vice-presidente da Banda do Vai Quem Quer, porém, me diga ai o que o desfile de um bloco de trio nos passa como produto cultural. NADA.
*********
O negócio da maioria desses blocos, é apenas comercializar seus abadás, é como dizia meu amigo Edson José Caula “São blocos meramente mercantilistas”.
*******
O único bloco de trio elétrico e não é porque faço parte de sua diretoria não, que se preocupa com os foliões da chamada PIPOCA é a Banda do Vai Quem Quer que coloca trio elétrico para animar esses foliões que não compram CAMISETA.
********
Os demais, colocam apenas o Trio que anima apenas os foliões que estão vestido com o abadá do bloco e dentro da corda. A PIPOCA que se exploda.
********
Talvez seja por esse motivo, que a Banda do Vai Quem Quer agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Porto Velho.
********
O que estou querendo mostrar, é que o carnaval das escolas de samba é educativo, é uma verdadeira aula de história, enquanto o carnaval dos blocos é puro comércio.
********
O interessante, é que o poder público não apoia os desfiles das escolas de samba, mais dispensa todo apoio aos blocos de trio. Vide ensaio dos blocos que aconteceram no Mercado Cultural com total apoio da municipalidade via Funcultural. Os caras ainda tem a cara de pau em dizer, que a prefeitura não está entrando com nada, que é tudo patrocínio da distribuidora de bebidas.
*********
Quero ver publicarem o remanejamento dos R$ 300 Mil que foi prometido às Escolas de Samba e depois disseram que iam utilizar na Saúde. Mostra o documento com a transferência dessa verba da Cultura para a Saúde.
**********
Na prestação de contas se houver, vamos ver que o dinheiro foi utilizado para pagar locação de banheiros químicos e grades que foram usados pelos blocos. Quem está pagando a estrutura do Carnaval da Zona Leste., do Bloco Curumim?
**********
Por isso, se você gosta de carnaval educativo, vá para a Praça Aluízio Ferreira a partir das 19 horas de hoje, apreciar o Desfile Coletivo das Escolas de Samba.
**********
Tem muita gente me ligando cobrando matéria sobre o Bloco Vai e Volta, Us Dy Phora e C anto da Coruja.
**********
Terça feira dia 5, publicaremos sobre esses blocos, uma página com muita foto e comentários. Aguardem!
*********
Aliás, só para adiantar, o melhor Bloco até agora, foi o Vai & Volta. A cantora Gilmelândia foi super show. O Bloco ficou parado em virtude da chuva que insistiu em cair a noite toda, mas, os foliões brincaram carnaval com a Gil animando, até as cinco da madrugada. Valeu Anderson!
*********
Não esqueça, hoje o negócio é na Praça Aluízio Ferreira a partir das 19 horas.

Nenhum comentário: