terça-feira, 16 de outubro de 2018

Wankabuki se apresenta na frente do teatro - RO


No próximo sábado, dia 20, o Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena, vai apresentar as 20 horas,  entre as esculturas em frente ao Teatro Palácio das Artes Rondônia em Porto Velho, a peça À Margem.
O espetáculo é ganhador do Prêmio Sesc de Incentivo às Artes Cênicas 2018.  Serão oito apresentações em escolas da capital e do interior rondoniense. 
O espetáculo foi escrito pela atriz e também diretora do Wankabuki, Valdete Sousa. A dramaturga explica que a peça apresenta a história de imigrantes desbravadores, dentre eles os cacaieiros, as lavadeiras, lavradores e garimpeiros em busca de ouro, pedras preciosas e terras. “Criado a partir das vozes de nossas mães e avós e da história oral que permeia às margens dos rios. Em suas linhas, evoca a história de um rio morto, no passado fonte de vida, rememorando as mazelas de famílias nordestinas e sulistas, no abandono de suas origens, na esperança de encontrar o Eldorado. O imaginário Amazônico e a história dividem espaço com o progresso e os sonhos de homens e mulheres”, complementa.
A peça contará com tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além de visita guiada ao cenário, antes das apresentações, para pessoas cegas ou com baixa visão e espaços reservados para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. “Acredito que a acessibilidade no teatro deve vir antes da necessidade. É preciso uma conscientização da sociedade como um todo, para que transformemos cada vez mais, lugares acessíveis, a mais pessoas”, diz Débora Veiga, sonoplasta e responsável pelas visitas guiadas ao cenário.

O espetáculo estreou na programação do Palco Giratório em setembro de 2018. Foram duas apresentações (dias 16 e 18) no Sesc Esplanada, em Porto Velho (RO). Para a atriz Tainá Sousa a experiência de apresentar dentro de um grande festival de teatro foi gratificante. “Com certeza conta muito para meu currículo artístico. Acho muito bacana que convidem grupos como o nosso, do interior, para compartilhar histórias do nosso estado. Espero que o público se identifique com a história que estamos tentando transmitir”, comenta com expectativa.

Sobre o Grupo de Teatro Wankabuki 

O Grupo de Teatro Wankabuki completou 15 anos de existência em 2018 e durante esse período caminhou por diversas formas do fazer artístico, passando do drama ao cômico, e sempre buscando formação, seja em oficinas em outros municípios e na capital, em grupos de estudos ou mesmo na realização de oficinas para a comunidade. O grupo investe na formação de público e de artistas, na formação de pessoas capacitadas para o fazer artístico. São 15 anos de (r)existência artística no Cone Sul de Rondônia. Saiba mais sobre o grupo e fique por dentro das novidades acessando:  http://grupodeteatrowankabuki.blogspot.com.br/. Acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e Facebook. 

Ficha Técnica 
Encenação: Grupo de Teatro Wankabuki 
Dramaturgia e direção: Valdete Sousa 
Atrizes: Valdete e Tainá Sousa 
Sonoplastia: Débora Veiga 
Iluminação: Edmar Leite 
Operação de Luz: Maycon Moura 
Fotografia: Dennis Weber 
Tradução em LIBRAS: Núbia Labov 
Figurino: Valdete Sousa 
Costura: Ateliê da Mary 
Cenografia e objetos cênicos: Tainá Sousa
Concepção de bonecos: Lúcia Manganaro 
Calendário de Apresentações 
Dia 17: Escola de Ariquemes 
Dia 18: Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama –
19h Dia 20: Em frente ao Palácio das Artes
- 20h Dia 22: Escola Estadual 21 de Abril
Dia 23: Escola Estadual João Bento da Costa - 19h
Dia 24: Casa do Ancião - 16h
Dia 26: Escola de Nova Mamoré.

Nenhum comentário: