sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Show Ousadia e Paixão canta Chiquinha Gonzaga


O show Ousadia e Paixão com o Duo Bento & Moreno a ser realizado na Casa de Cultura Ivan Marrocos nesta sexta as 20 horas apresenta um tributo ao Legado da compositora Chiquinha Gonzaga.
A cantora Aldenice Bento e a pianista Llitisia Moreno interpretam o repertorio dessa compositora que foi a primeira pianista a levar o piano pro choro e para o maxixe (ritmo considerado o tango brasileiro).
Formada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Aldenice ja participou de diversas edições do Projeto canta Mulher e vários outros eventos culturais na Cidade.
A Pianista Llitsia Moreno. Cubana/Brasileira formou-se na Escola Nacional de Artes de Havana Cuba com Especialização no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, é uma instrumentista virtuosa que sempre surpreende o publico com suas performances no palco.


Biografia de Chiquinha Gonzaga


Francisca Edwiges Neves Gonzaga, conhecida como Chiquinha Gonzaga, nasceu no Rio de Janeiro no dia 17 de outubro de 1847. Filha de José Basileu Alves Gonzaga, primeiro-tenente, de família ilustre do Império, e Rosa Maria Neves Lima, mestiça, filha de uma escrava, uma relação rejeitada pela família de Basileu. Chiquinha recebeu a mesma educação dada às crianças burguesas da época. Estudou português, cálculo, francês e religião, com o Cônego Trindade, amigo da família. Desde criança mostrou interesse pela música. Foi aluna do Maestro Lobo. Com 11 anos estreou como compositora com uma cantiga de Natal, intitulada “Canção dos Pastores”.
Chiquinha dava aulas de piano e obteve grande sucesso, compondo polcas, valsas, tangos e cançonetas. Ao mesmo tempo, juntou-se a um grupo de músicos de choro. Foi a necessidade de adaptar o som de seu piano ao gosto popular que lhe valeu a glória de se tornar a primeira compositora popular do país.
O sucesso de Chiquinha Gonzaga foi em 1877, com a composição “Atraente”, um animado choro. A partir da repercussão de sua primeira composição na impressa, Chiquinha resolveu se lançar no teatro de variedades, mesmo enfrentado no preconceito, mas finalmente inicia sua carreira de maestrina com a revista "A Corte na Roça", de 1885. Sua música faz grande sucesso e Chiquinha recebeu vários convites de trabalho. Em 1897, todo o Brasil dançou sua estilização da dança rural corta-jaca, sob a forma de tango "Gaúcho". Sua carreira ganhou prestígio com a marcha-rancho "Ô Abre Alas", composta em 1899, a pedido dos componentes do cordão carnavalesco Rosa de Ouro.
Chiquinha Gonzaga faleceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de fevereiro de 1935.

Nenhum comentário: