sábado, 20 de outubro de 2018

ENTREVISTA COM Expedito Júnior

Candidato ao governo de Rondônia pelo PSDB com o número 45
Sábado passado (13) à tarde, fomos recebidos pelo candidato ao governo de Rondônia pelo PSDB (45) Expedito Júnior, em seu apartamento no bairro Olaria, junto com a repórter fotográfica Ana Célia entrevistamos o candidato por aproximadamente uma hora.

Por falta de espaço, vamos publicar apenas parte de sua história de vida e em especial, sobre seu programa de governo voltado para a Cultura e o Turismo em nosso estado.


ENTREVISTA


Zk – Vamos falar sobre sua trajetória política?
Expedito – Cheguei a Rondônia nos idos de 1994, na cidade de Rolim de Moura onde fui vereador, depois fui eleito deputado federal, senador da república, candidato a governador do estado em 2014 quando bati na trave. Agora, sou candidato a governador novamente. Entendo que o mandato de senador foi o melhor.
Zk – Por que o melhor mandato foi o de senador?
Expedito – Porque consegui resolver os grandes gargalos do nosso estado, votando o projeto da dívida do Beron, desengavetamos a transposição dos servidores públicos, o projeto do Moto Táxi legalizando 6 Milhões de brasileiros que trabalhavam na ilegalidade, os taxistas que hoje são donos da placa. os Agentes Comunitários de Saúde uma categoria que não era reconhecida; derrubamos a CPMF; enfim, esse é o Expedito que costumo dizer, que se imprimir o mesmo ritmo que imprimiu como senador da república, será um bom governador em Rondônia.
Zk – Agora vamos para a nossa praia! O que o seu Plano de Governo contempla para a Cultura e o Turismo?
Expedito – Como os dois segmentos se completam, entendo que o ideal, é juntar as duas pastas numa única secretaria, ou seja, Secretaria de Cultura e Turismo dotando essa secretaria de orçamento.
Zk – E aonde o senhor vai buscar os recursos para manter essa secretaria?
Expedito – Além dos desperdícios que queremos cortar, da melhoria que queremos, sem criar terrorismo fiscal, melhorando a arrecadação do nosso estado, buscando recursos nos próprios Ministérios da Cultura e do Turismo e com a bancada federal destinando emendas.
Zk - Quais os eventos que se eleito, o governador Expedito Júnior pretende apoiar de verdade?
Expedito – Não podemos deixar de dar suporte a eventos como o Arraial Flor do Maracujá; Duelo na Fronteira; As Festas de Peões (Feiras Agropecuárias) inclusive, trazendo de volta a Expovel; os festivais de Fanfarras; a Festa do Divino; a Festa Pomerana em Espigão D’Oeste; Festivais de Praia de Fortaleza do Abunã, Pimenteiras, Costa Marques e Machadinho D’Oeste entre outros eventos turístico-culturais. Pra que isso aconteça, é preciso dotar o estado de Infra-estrutura.
Zk – Por exemplo?
Expedito – Além da duplicação da nossa BR 364 que posso liderar o processo com os governadores do Acre, Mato Grosso e Amazonas pressionando o governo federal, para que faça realmente a concessão da licitação para duplicação da BR 364 e o asfalto da BR 319. A internacionalização do nosso aeroporto. Essas ações são fundamentais principalmente para o Turismo que tem a pesca como um dos carros chefes.
Zk – Segurança?
Expedito – Temos que enfrentar o problema às vezes assumindo um papel que não é nosso. Vamos ter que unir a Policia Federal, Exército, Polícia Civil, Polícia Militar no sentido de proteger a nossa fronteira. Outra coisa, temos que voltar a ter a polícia nos bairros, não que eu vou fechar as UNISPs nada disso, mas, quando elas foram feitas não houve planejamento. Meu secretário de segurança terá que ser linha dura. Não vou permitir indicação política de secretário nenhum.
Zk – Saúde?
Expedito – Só tem uma alternativa que é descentralizar. Não dar mais pra ficar brigando a capital e o interior por um espaço no João Paulo II. Hoje temos dinheiro para concluir a obra de Guajará Mirim. O hospital de Ariquemes está com a obra parada há três anos. É preciso regionalizar Ji Paraná e Vilhena. Em Cacoal temos dois hospitais regionais. Vamos construir o novo hospital João Paulo II de Porto Velho.
Zk – Educação?

Expedito – Primeiro precisamos atender o ensino básico. A, não é responsabilidade do estado, é do município, então vamos fazer parcerias. Quero investir na educação da primeira infância de 1 a 6 anos de idade.Temos que trabalhar na capacitação dos nossos professores. Temos que melhorar os índices do IDEB do nosso Estado.
Zk - Valorização do Servido Público?
Expedito – Toda categoria quando vem conversar comigo quer o PCCS. A Polícia Civil tem o pior salário do Brasil, o Professor também. Vou ter que melhorar a nossa arrecadação, investindo na nossa produção. O café clonal quando é irrigado produz cinco vezes mais. Tudo isso faz girar dinheiro rápido.
Zk – Vamos às considerações finais?
Expedito – Quero dizer que estou preparado para governar Rondônia. Agradeço a você e ao Diário da Amazônia pela oportunidade e aproveito para conclamar os eleitores de Rondônia a confirmarem na urna eletrônica nosso número 45.

Nenhum comentário: