sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Gestores discutem cultura em encontro de Ariquemes


Quinta feira dia 25, a prefeitura de Ariquemes através da Fundação de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer realizou no espaço Idio Sohn o 1º Encontro Estadual de Gestores de Cultura.
O evento contou com a participação de autoridades e representantes das entidades culturais de vários municípios como Porto Velho que contou com representes da Sejucel, Funcer, Setur; Federação de Grupos Folclóricos – Federon, Sesc Esplanada, Movimento Pro-cultura e UNIR. Marcaram presença também, as representações de Costa Marques, Jaru, Ouro Preto, Ji Paraná, Alvorada do Oeste, Vilhena e Cacoal.
O evento teve como objetivo, aproximar os atores que vem trabalhando pelo desenvolvimento das políticas culturais nos municípios, oportunizando conhecer os projetos e ações que vem sendo desenvolvidas nas cidades, a fim de alinhar as ações das gestões municipais em rede, com o intuito de fortalecer a condução dos processos de formulação e atualização de políticas públicas para o setor.
Na abertura do encontro, o prefeito de Ariquemes Thiago Flores se disse satisfeito com a presença de representantes de vários municípios e autoridades do governo estadual. “A gente costuma dizer que quando a crise financeira bate à porta de casa a medida primeira que se adota, é cortar o supérfluo. Infelizmente, alguns gestores públicos tentam tratar a cultura como supérfluo, essa é a grande realidade” disse Flores prosseguindo: Não quero cometer os erros de alguns desses gestores, não queremos tratar a cultura do nosso município como supérfluo. por isso quando assumimos tivemos a preocupação de num primeiro momento, dar personalidade jurídica, tirar do papel, uma Fundação que era apenas aparente e torná-la realmente prática porque, quem faz cultura é a sociedade, o estado ou o município tem a obrigação de pelo menos, não atrapalhar”. O prefeito aproveitou para dar as boas vindas a nova equipe do Departamento de Cultura da Fundação: Quero aqui saudar os novos integrantes Lafaiete, Marcos e Fuscão uma equipe eminentemente técnica”.
Antes do início das palestras, aconteceu a apresentação musical de jovens talentos da APAE. Sob a regência do professor de música Fernando Manuel se apresentaram Lucas (teclado), Paulinho (voz), Aílton (Carron) e na Meia Luz (Antônio).
PALESTRAS

A Pró reitora – Proceas/UNIR Marcelle Pereira discorreu sobre o tema “Gestão Pública”; enquanto a presidente da Fundação Cultural de Ji Para Keila Barbosa apresentou como funciona a Fundação; Rômulo Pacífico falou pelo Movimento Pro-Cultura: “Movimento Cultural a Partir da Mobilização dos Artistas”.
Representando o governo estadual de Rondônia o superintendente da Sejucel Rodnei Paes apresentou um balanço da sua gestão à frente da pasta da cultura estadual, inclusive exibindo vídeos das maquetes do Museu da Memória e da Cidade da Cultura. O presidente da FUNCER Fabiano Barros baseou sua fala, na questão: “Órgãos Gestores de Cultura - Por que? Para que?.
Foi muito bom nosso encontro. Deu uma animada e uma sacudida em todos. Estamos mesmo sentindo a necessidade de nos fortalecer cada vez mais para que tenhamos uma representatividade de fato e de direito na cultura do nosso estado. Parabéns ao Marcos Biesek e sua equipe, pela iniciativa e parabéns a Sejucel pelo comprometimento.

Nenhum comentário: