sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Lenha na Fogueira - 06;10.18


Vamos começar, agradecendo a colega jornalista Sandra Santos coordenadora do cerimonial da prefeitura de Porto Velho, pela consideração a nós dispensada durante a solenidade da assinatura da Ordem de Serviço para o início da obra de revitalização do Complexo da EFMM, na manhã do dia 2 passado. Obrigado Sandrinha!


*******
Essa consideração me fez sentar ao lado do ´refeito Hildon Chaves até o momento que foi formada a mesa das autoridades, na qual também estava o governador Daniel Pereira.


*******
Ainda em virtude da consideração da Sandra Santos fomos agraciados com um exemplar do livro com a história do governador Jorge Teixeira de Oliveira – Teixeirão editado e publicado pelo amigo empresário Mikael Esber da gráfica Imediata. Pra você ver, como um gesto de reconhecimento pode provocar outros gestos positivos, na vida de uma pessoa. Mais uma vez, obrigado Sandra Santos!


*******
Pois é, agora só faltam três dias para decidirmos o futuro do Brasil e do nosso estado. É necessários que nesses dias que antecedem as eleições para presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual reflitamos com muita seriedade em quem vamos depositar nossa confiança. Tem um ditado que diz que VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA!


*******
Segundo pesquisas de bastidores, apenas cinquenta por cento dos deputados que hoje compõe a Assembleia Legislativa de Rondônia voltarão na próxima legislatura, assim sendo, existem 12 vagas em disputas pelos mais 460 candidatos, na realidade 466.


********
Pela nossa experiência, a eleição para deputado estadual em Rondônia é decidida na reta final. Alguns analistas dizem que a maioria dos eleitores só resolvem em quem votar dentro da cabine de votação. Daí a importância do tal “MOSQUITO” que apesar de ser proibido, elege muitos. O que é proibido é o “”santinho” com a foto, número etc do candidato a COLA não é proibida. Cola é o número ou o nome do candidato postado num pedaço de papel qualquer. Isso pode!


*********
Se eu fosse candidato a deputado estadual, providenciaria uma dessas colas, a identificação do candidato tem que ser escrita a mão.


*********
Tenho quase certeza que a Bancada de Deputado Federal pelo estado de Rondônia vai contar com pelo menos quatro mulheres. Posso até apostar nos nomes de Mariana Carvalho, Marinha Raupp, Jaqueline Cassol e Cláudia Moura. Sem esquece que a Sílvia Cristina é forte candidata e a esposa do Capixaba também.


********
Quem sabe Rondônia entre pra história por eleger para a Câmara dos Deputados mais mulheres que homens. Tomara que isso aconteça. Nossas candidatas têm potencial para isso. Os marmanjos que se cuidem!


********
Quem você acha que volta a compor a Bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados. To me referindo aos oito atuais parlamentares: Expedito Netto; Lindomar Garçon; Lúcio Mosquini; Luiz Cláudio; Marcos Rogério; Mariana Carvalho; Marinha Raupp e Nilton Capixaba.


********
Desses já estão fora: Marcos Rogério que disputa uma vaga ao Senado e Nilton C capixaba que teve a candidatura impugnada. Então seis candidatos lutam pela reeleição: Expedito Netto; Lindomar Garçon; Lúcio Mosquini; Luiz Cláudio; Mariana Carvalho e Marinha Raupp.


********
Os pedradores, como diz Carlão Sperança, desses seis candidatos são: Léo Moraes, Jaqueline Cassol, Mauro Nacif, Cláudia Moura e Sílvia Cristina entre outros. Vai ser briga de “Cachorro Grande”.


********
Ha quem diga que o Léo Moraes e o Dr. Mauro Nacif já estão com os Ternos Prontos para a posse. Aí restam apenas quatro vagas já que provavelmente, Mariana e Marinha se reelegem.


*********


Não sei que diacho me deu, pra estar me metendo em fazer previsão. Já que entrei, Deixa… A briga pela segunda vaga ao Senado é que está mais feia que a de governador. Temos quatro candidatos com potencial de chegar junto com o Dr. Confúcio: Raupp, Rogério, Jesualdo e Fátima exatamente nessa ordem!


********
Não sou “Pai de Santo” mais arrisco minhas previsões. Quem viver verá!

Nenhum comentário: