quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Praça Madeira-Mamoré será fechada ao público


O presidente da Fundação Cultural do Município de Porto Velho, Antônio Ocampo, explica que as obras iniciarão pelo muro de contenção (enrocamento), feito com pedras, em toda margem do rio Madeira que fica na área do complexo da ferrovia.

No período de 18 meses em que o local estará em obras, a Madeira-Mamoré ficará fechada para visitação pública, inclusive para contemplação do rio Madeira, pois é uma exigência da empresa responsável pelos trabalhos para evitar acidentes e nos temos que atender”, declarou Ocampo.
A construção do muro de enrocamento vai durar de 90 a 120 dias. Depois desse trabalho, terá início a revitalização do restante daquele espaço histórico, onde teve início a cidade de Porto Velho.
No período das obras, todas as entidades que funcionam no local, a exemplo da Feira do Sol, que comercializa artesanatos, a Associação dos Ferroviários e o escritório da Funcultural serão transferidos para outro local. Os barcos que realizam passeios turísticos pelo rio Madeira passarão a atender no porto Cai n’Água.


Reforma Parque Natural
Devido a chegada das chuvas e o difícil acesso ao interior da floresta, onde parte da obra está sendo realizada, a Prefeitura de Porto Velho prorrogou por mais 30 dias a reforma do Parque Natural, também conhecido como Parque Ecológico. O local será reaberto para visitação pública em novembro.
O subsecretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Robson Damasceno, disse que está sendo feita a reforma completa da pista de madeira utilizada para passeios no interior da floresta. “A pista estragou devido a alta umidade proporcionada pelas árvores”, declarou. As madeiras agora estão sendo revestidas com um produto para garantir maior durabilidade. Além disso, madeiras mais resistentes estão sendo utilizadas na obra.
A Prefeitura e parceiros também estão construindo uma calçada de concreto com mais de 600 metros quadrados. Essa calçada proporcionará acessibilidade para cadeirantes e idosos desde a entrada do Parque até o Viveiro Municipal. Ela ainda proporcionará mais comodidade no retorno dos visitantes que entrarem na floresta pela pista de madeira.
Cobertura
Outra importante obra será a cobertura de mais de 225 metros quadrados no playground. A cobertura propiciará mais conforto às crianças e aos pais que utilizarem o espaço, pois não precisarão se preocupar mais com a chuva ou sol excessivo, uma vez que estarão bem abrigadas”, afirmou Damasceno.
A Sema ainda realiza obras de paisagismo com a utilização de materiais recicláveis. “São imitações de poços e fontes de água parecidas com aquelas das estórias infantis”, finalizou Robson Damasceno. (Comdecom).

Nenhum comentário: