quinta-feira, 10 de março de 2016

Lenha na Fogueira - 11.03.16


Ontem postei que não queria mais saber de carnaval, pelo menos este ano. Porém, disse também que para não queimar minha língua, iria divulgar o resultado da apuração das escolas de samba do Grupo de Acesso.
********
E aqui estamos divulgando o resultado, que deu como vencedora a escola de samba Império do Samba do Areal comandada pelo Waldomiro Mirim. Fazia um bocado de tempo que a escola vermelha e branca da rua Joaquim Nabuco no bairro do Areal não venceria na sua categoria.
*******
Aliás, em 39 anos de existencia esse é o segundo título da escola que nasceu, Bloco Bermuda Listrada, se transformou em Bloco da Borracha e finalmente escola Império do Samba do Areal.
*******
Tudo que a Império do Samba conquistou desde quando o pessoal da quadrilha JUABP passou a fazer parte da direção deve a diretoria da Fesec quando tinha na presidência o Ariel Argobe e as demais agremiações queriam porque queriam eliminar a escola do Mirim dos quadros da Fesec.
*******
A discussão que contava com o apoio da maioria das entidades filiadas a Federação, se pautava nos desfiles da Império nos carnavais de 2010 e 2011. Teve um ano que a escola estava tão pequena que passou pela avenida em 15 minutos, aliás, só chegou a esse tempo, porque a direção da Fesec pediu para a escola parar um pouco, se não, passaria em menos de dez minutos.
*******
Foi então que os sobrinhos do Mirim Mary Ciane e Thiagão resolveram ajudar o titio e como a Mary é ligadíssima a direção da JUABP convenceu o presidente da quadrilha João Big a se integrar a escola de samba. Em 2012 já contando com o pessoal do Big, a Império fez um grande desfile e só não ganhou, porque foi penalizada pela comissão de avaliação por ter chegado à concentração fora do horário estabelecido no regulamento.
*******
Este ano, quem acompanhou os ensaios e o zum zum que surgiu sobre o desfile da escola, sabia que eles viriam muito bem. Em várias colunas coloquei que a Império do Samba tinha tudo para ser a campeã.
*******
Não sei se vocês lembram a brincadeira que fiz entre o Cristóvão presidente da Unidos da Rádio Farol e seu Carnavalesco Carlinhos Maracanã e o Pedrinho. Ao saber que a direção de carnaval da Rádio Farol havia dispensado o Pedrinho de Mestre Bateria e o Mirim o contratou para ser o Mestre da sua escola. Escrevi: Já pensou se o Pedrinho sobe para o Grupo Especial comandando a bateria da escola Império do Samba?
*******
Pois aconteceu, a bateria da Império ganhou a melhor pontuação entre as baterias do Grupo de Acesso e o Pedrinho para o ano, vai desfilar no Grupo Especial enquanto seu irmão Cristóvão e sua escola Unidos da Rádio Farol vão permanecer no Grupo de Acesso e ainda tendo que enfrentar a Acadêmicos do Armário o que não será tão fácil.
********
Outra escola que se não começar a trabalhar com bastante antecedência, vai ter que ficar por algum tempo no Grupo de Acesso é a Acadêmicos da Zona Leste. A escola da doutora Anne não correspondeu as expectativas dos carnavalescos. Todo mundo esperava um grande desfile, com muitos integrantes, já que sua sede é na Zona Leste onde existe a maior população de Porto Velho. Os caras quase não colocam o exigido pelo regulamento.
*******
Porém, a agremiação que deve ficar com a pulga atrás da orelha com a vitória da Império do Samba é a Diplomatas. Pra quem não sabe, a maioria dos integrantes da bateria do Mirim e parte da escola desfilou na Diplomatas. Para o ano a Império será concorrente da Diplomatas então...


*******

Vou gozar minhas férias, agora só daqui a 30 dias!