quinta-feira, 3 de março de 2016

Grupo de Acesso abre carnaval das escolas de samba

Nesta sexta feira 04, a Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec em parceria com a o governo estadual/Sejucel e prefeitura de Porto Velho/Funcultural, abre os desfiles das escolas de samba na Passarela do Samba Edson Fróes que está montada no Parque dos Tanques (Expovel) com os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso.
De acordo com o presidente da Funcultural Jorge dos Santos – Jorjão o Município é o responsável pela iluminação do local, que inclui a instalação de refletores e de outros apetrechos, além da instalação de grades de proteção, banheiros químicos e segurança.
O Governo do Estado/Sejucel se responsabilizou pela montagem das arquibancadas, camarotes e sonorização estática e carros de som da avenida. “Em suma, está tudo pronto para receber o grande Espetáculo das Escolas de Samba”, disse Jorjão.
Linha de Ônibus
Até o fechamento dessa matéria, não conseguimos contato com os diretores da Semtran para saber se os ônibus urbanos, estarão circulando em horário extra nesta sexta 04 e amanhã sábado 05. “Encaminhamos documento à Semtran solicitando que todas as linhas passem pelo Parque dos Tanques nos dias dos desfiles das escolas de samba e que fiquem funcionando pelo menos até uma hora da madrugada”, disse o vice-presidente da Funcultural Rafael Altomar solicitando que entrássemos em contato com o senhor Antonio da Semtran a respeito do assunto, tentamos o contato várias vezes e não logramos êxito.

Avenida interditada

A partir das 17h00 de hoje, a avenida Lauro Sodré estará interditada na pista do lado esquerdo no sentido Centro Parque dos Tanques, a partir da avenida dos Imigrantes até a entrada principal do Parque. “Essa pista será utilizada para a concentração das alegorias das escolas, além das alas”, disse Altomar.

Programação Oficial


A programação oficial na Passarela do Samba está marcada para começar as 19h00 com o desfile do “Movimento Pela Paz – Lavagem do Sambodromo” por membros dos vários terreiros de umbanda e candomblé existente em Porto Velho.
As 19h30 – O Presidente da Funcultural em nome do prefeito abre oficialmente o “Espetáculo das Escolas de Samba” seguido da fala do representante do governo de Rondônia/Sejucel Rodnei Paes e fala do presidente da Fesec Hudson Mamedes.
As 20h00 – A Acadêmicos da Zona Leste começa seu desfile pela Passarela Edson Fróes com o tema, “A Zona Leste Fabrica o Combustível da Alegria”, samba de Ernesto Melo interpretado pelo próprio com o apoio do Hudinho. A presidente Anne Mamedes promete um desfile cheio de surpresas. “Nosso objetivo é desfilar entre as grandes do Especial no próximo ano”, disse a presidente.
As 21h30 – Império do Samba – É a mais antiga das escolas do Grupo de Acesso, porém, jamais se apresentou no grupo especial, fato que segundo o carnavalesco João Big deve acontecer no próximo carnaval. “Nosso enredo vai falar sobre Água Fonte da Vida – Mistério e Magia. Estamos com todas as alas completas e posso garantir que realizaremos um grande desfile. O samba é bom e a bateria das melhores”, disse Big.
As 23h00 – Unidos da Rádio Farol – “Grios da África na Influencia da Religiosidade Brasileira”. Com esse enredo de autoria do João Carlos Alves – Carlinhos Maracanã a escola do bairro Panair, pretende retornar ao Grupo Especial. O samba é da parceria Paulinho Santana, Rhafael Saideira, Hudinho e Nelson com a harmonia do Walcir Nonato. O interpretes  Moisés, Walcir e Cristiane. Mestre Bateria Roberto Matias e o presidente da escola é Cristóvão Bentes.

Quesitos em julgamento


Bateria, Samba de Enredo; Harmonia; Evolução;  Enredo; Alegorias e Adereços; Fantasia; Comissão de Frente; 1º Mestre-Sala e Porta-Bandeira. 

Nenhum comentário: