quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Quatro Milhões de filhotes de Quelônios Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo

FOTO - ROSINALDO MACHADO
A eclosão dos filhotes de quelônios (tracajá e tartaruga), que acontece todos os anos nas praias do Rio Guaporé, vai acontecer neste domingo dia 8, como sempre, sob a coordenação da Eco Vale.
A Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale – RO), criada em 1999 com o objetivo de preservar a fauna do Vale, monitora a ação das tartarugas e tracajás, desde a postura dos ovos que acontece entre os meses de setembro e outubro, até a eclosão no mês de dezembro.
Nesse período de 20 anos, já foram devolvidos ao Rio Guaporé aproximadamente 20 milhões de filhotes de quelônio. “A tartaruga faz parte da cadeia alimentar de todos os animais que vivem na água. O fato de preservarmos os quelônios, não quer dizer, que estamos salvando apenas a tartaruga ou a tracajá, mas, todos os animais que vivem nas águas do rio Guaporé” disse o coordenador da Eco Vale Zeca Lula.
A tartaruga é o maior quelônio de água doce do Brasil. Adulta, pode medir até 1,5 m de comprimento, 60 cm de largura e pesar 60 kg. O animal enterra cerca de 100 ovos em um buraco maior que 50 cm de profundidade, espalhando areia para cobri-los e camuflar o local. Após a desova, hiberna na própria região, virando presa fácil para captura.
Eclosão 2019


Segundo Zeca Lula este ano de 2019, serão devolvidos ao Rio Guaporé no próximo domingo dia 8, mais de 4 Milhões e Meio de filhotes de tracajás e tartarugas. “Na realidade nossa previsão para este ano, era devolver aproximadamente 8 milhões de quelônios, porém, aconteceu uma cheia repentina no Rio Guaporé e perdemos mais de 3 milhões de filhotes” disse Zeca Lula.

Nenhum comentário: