sábado, 21 de dezembro de 2019

Lenha na Fogueira 22.12.19


Pouca gente sabe ou se lembra de que o estado de Rondônia foi oficialmente criado no dia 22 de dezembro de 1981, através da Lei Complementar nº 41, sancionada pelo Presidente João Batista de Figueiredo.
************
Lembro que naquele dia 22 de dezembro de 1981, pouca gente foi às ruas festejar a transformação do Território Federal de Rondônia em Estado de Rondônia.
************
Até porque, a maioria de nossas autoridades constituídas se encontrava em Brasília e elas sim, festejaram o Ato da Assinatura da Lei pelo Presidente Figueiredo.
***********
A festa mesmo só aconteceu no dia 4 de janeiro de 1982, quando da Instalação do 23º Estado Brasileiro que aconteceu no hall do Palácio Presidente Vargas com a presença de várias autoridades do governo federal que deram posse ao 1º governador do estado de Rondônia Coronel Jorge Teixeira de Oliveira que havia sido nomeado no dia 29 de dezembro de 1981.
***********
Então meus amigos, neste 22 de dezembro de 2019, o Estado de Rondônia está completando 38 anos de existência. Parabéns a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram com o progresso do nosso querido rincão.
***********
Não tem festa, pelo menos não foi anunciada nenhuma solenidade para comemorar a data. A festa mesmo, deverá acontecer no dia 4 de janeiro vindouro.
**********
Logo após o dia 22 de dezembro de 1981, a professora Marise Castiel então carnavalesca da escola de samba Os Pobres do Caiari e o carnavalescos Leônidas O’Carol Chester da escola de samba Os Diplomatas foram convidados, para uma reunião no gabinete do governador e ali o governador Teixeirão sugeriu que as duas escolas, desfilassem no carnaval de 1982, contando a história da transformação do Território Federal de Rondônia em Estado.
**********
Cada escola apresentaria na avenida um tema, contando a história do Território enquanto a outra contaria o surgimento ou a transformação em Estado.
**********
Teixeirão também sugeriu que não acontecesse disputa pelo 1º lugar, que fosse apenas uma apresentação conjunta e mais, as duas desfilando praticamente juntas. A que estivesse contando a história do Território abriria os desfiles.
***********
Acontece que o Leônidas representante da Diplomatas, não aceitou a sugestão do governador no quesito, não acontecer a disputa e dona Marise aceitou desfilar concorrendo.
No sorteio para ver qual o tema de cada escola, a Caiari ficou com a historia do Território: “Adeus Meu Território, Adeus”  e a  Diplomatas  com a Nova Estrela no Azul da União ou “Riquezas de Rondônia”.
***********
O governo ou o governador, garantiu às duas escolas de samba que bancaria as despesas, o que aconteceu.
***********
Depois conto como nasceram os sambas enredos das escolas Pobres do Caiari para o carnaval de 1982, que dava Adeus ao Território e as Boas Vindas ao Novo Estado e da Diplomatas “Riquezas de Rondônia”.
***********
Por falar em enredo, o tal de “Acadêmicos do Cheirim” voltou com força total e deve passar o ano infernizando os torcedores do Rubro Negro. De qual quer maneira, devemos reconhecer que o Flamengo foi guerreiro e lutou até o finalzinho, infelizmente, deu azar! E atrapalhou o faturamento de muitos bares espelhados por esse Brasil afora.
**********
Agora, só resta esperar o próximo ano chegar e tentar novamente. Só sei que não ‘guento’ mais esse CHEIRIM de quase.

Nenhum comentário: