quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Lenha na Fogueira - 94.12.19


Hoje é dia de Santa Bárbara que no sincretismo religioso, corresponde a Iansã.

**********
Hoje o Terreiro de Mina de Santa Bárbara o mais antigo de Rondônia, que fica na Vila Tupi tem programação especial: ao meio dia, será servido almoço aos amigos e simpatizantes; as 15 horas: Salve de Santa Bárbara, Voduns e Senhores de Toalha.

As 17 horas, Procissão até a igreja de Nossa Senhora Auxiliadora e às 18 horas, Início da Missa na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora.

*************
As 19 horas retorno ao terreiro, término da ladainha e início do Tambor de Mina para Encantados.

************
O Terreiro de Mina Santa Bárbara fica à rua Ubirajara 234, no bairro Vila Tupi.

************
Iansã representa o arquétipo perfeito da mulher guerreira, aquela que não tem medo de ir à batalha e de se arriscar. Ela muda seu caminho, se julgar necessário, vai à luta e segue como uma figura feminina independente. Aqueles que procuram a ajuda da Orixá encontraram energias de garra e coragem para vender e alcançar os objetivos almejados.
************** 

Santa Bárbara, com quem Iansã se relaciona, é conhecida no catolicismo pelo ciúme descontrolado que seu pai, Dióscoro, tinha por ela. De acordo com a história contada pela Igreja Católica, ele era um homem que não aceitava que sua filha única vivesse no meio da sociedade daquele tempo que ele considerava como corrupta.
*************
Por conta disso, Dióscoro decidiu fechar sua filha Bárbara em uma torre. Isolada de todos, a garota recebia os ensinamentos de tutores em que seu pai confiava. Para ela, aquela situação era como um castigo. Porém, com o tempo, a situação passou a ser vista por Bárbara de outra forma.

************
Lá no alto, a jovem passou a contemplar a natureza e perceber os fenômenos naturais, como as estações do ano, a chuva, o sol, o frio, o calor, os animais e tudo aquilo que compõe o meio ambiente. Esses fatores fizeram com que Bárbara passasse a questionar se tudo aquilo era realmente uma criação de “deuses”, como seus tutores a ensinaram, ou se no fundo existia alguém mais poderoso por trás da criação do mundo.

**************
Com o avançar da idade, Bárbara começou a frequentar a cidade e conhecer o cristianismo, onde se identificou e encontrou respostas para suas inquietações.

************
Foi ali que começou a questionar seu pai e, um dia, em sua cerimônia de batismo, ela fugiu de Dióscoro. Descoberta e denunciada por um pastor, a jovem foi capturada pelo pai e levada até ao tribunal, completamente nua. Nesse momento, um milagre aconteceu. Bárbara foi milagrosamente vestida com um suntuoso manto.

*************
Ainda relativo ao tema temos hoje a noite no Audicine Sesc Esplanada a exibição do filme documentário Orin: Música para os Orixás.

***********
Quer dizer a programação está muito boa neste dia consagrado a Santa Bárbara.

*********
O enterro do Mestre Sala Cabeleira registrou momentos de muita emoção, principalmente quando os sambistas adentraram à capela da funerária cantando sambas em louvor ao nosso maior e melhor Mestre Sala o antônio Chagas Campo.

**********
A emoção continuou junto as homenagens, durante o sepultamento no cemitério de Santo Antônio. Ao toque de lamento do SURDO batido pelo seu filho Júnior o caixão foi baixado, seguido de calorosa salva de palmas e Vivas ao CABELEIRA. Descansa em Paz Mestre!

Nenhum comentário: