domingo, 8 de dezembro de 2019

Mercado Cultural recebe grande público na festa do Dia do Samba


Apesar da ameaça de chuva, o Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural ficou literalmente lotado pelo público, que foi prestigiar a festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba que aconteceu neste sábado 07, sob a coordenação da Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste, em parceria com a Fesec e escola de samba Asfaltão, com o devido apoio da prefeitura de Porto Velho por meio da Funcultural.

Com um pequeno atraso, a programação iniciou com a realização da 49ª edição do Projeto Samba Autoral que colocou no palco, além de excelentes músicos como Walber do Cavaco e Padoca os jovens ritmistas do Asfaltão entre outros, os compositores Bainha, Oscar e Zé Baixinho (Trio de Ouro), Rafael, Silvio Santos e As Pastoras. “Devido termos que obedecer ao horário da programação, os compositores Makumbinha e Waldison Pinheiro concordaram em abrir mão de suas
apresentações” informou o Mestre Oscar.
O Grupo Camafeu tomou conta do palco, para acompanhar as Damas do Samba; Carol Aguiar, Sara Soul e Iná. A apresentação das sambistas encantou deveras o público que ficou pedindo mais e mais. “Nossas sambistas há muito, aguardavam esse reconhecimento, afinal de contas, Porto Velho abriga uma gama de ótimas interpretes de samba”, lembrou a Pastora Silvia Pinheiro.

Outro show que levantou o público espalhado pelo Calçadão Manelão e praça Getúlio Vargas, foi o do Beto Cezar com o Grupo Doce Melodia.  “Sem dúvida nenhuma o Beto Cezar é o sambista que mais leva o nome do samba de Rondônia para fora do estado e se isso acontece é porque ele é bom”, disse o promoter Amauri.
E como diz Bainha em uma de suas letras: “O samba tá me chamando” o Mestre de Cerimônia Altair Lopes – Tatá passou o comando da festa, ao presidente da Fesec Reginaldo Makumbinha que comandou as apresentações das escolas de samba, começando com a Unidos da Rádio Farol, Acadêmicos
da Zona Leste que levou além da graciosa Rainha da Bateira Vanessa, o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira. Em seguida a escola Império do Samba presidida pelo Waldomiro Mirim tomou conta da praça com os interpretes Marcio e Edglye apresentando uma série de sambas enredos de escolas do Rio de Janeiro. O bicho pegou de vez, com a apresentação da escola de samba Asfaltão e sua famosa bateira Pura Raça, a escola do Santa Bárbara levou suas passistas que deram show com a Madrinha da Bateria Isabella Marinho além da equipe de interpretes de samba enredo respeitadíssima.

Quem encerrou as comemorações pelo Dia Nacional do Samba foi a escola Acadêmicos do São João Batista dirigida pelo carnavalesco Alberto Rodrigues o Pai Beto. Sem sombra de dúvida a São João Batista foi quem melhor se apresentou em se falando de escola de samba, pois além do interprete Claudiomar Rocca (Banana), cavaquinhista Walcir Nonato e apoio Silvio Santos, colocou no Calçadão Manelão a Rainha da
Bateria Jack Treme Terra, Musa Dulce Silva, Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira Entone e Terezinha e uma ala de Baiana. A direção de Harmonia foi do Paulinho Santana com a participação do presidente de honra Aldo, Taiguara e Jojô. A bateria comandada pelo Mestre Marezinho foi show. “Agora as rivalidades entre as escolas começaram a pegar fogo”, comentava o interprete da Zona Leste Hudson Mamedes com o Antônio Neto.
No intervalo do show do Beto Cezar e das Escolas de Samba, a prefeitura de Porto Velho via Funcultural prestou homenagem com o Título de Tributo ao Menestrel ao agora saudoso Mestre Sala Cabeleira cuja família marcou presença em massa e agradeceu a homenagem.
Também recebeu o título Tributo Menestrel o sambista compositor e intérprete José Luiz Machado de Assis o popular Torrado que também recebeu homenagens de seus familiares. A todos nossos parabéns!
“Agora é esperar o dia 29 de fevereiro chegar, para ver quem tem realmente roupa no quaradouro” finalizou o presidente Reginaldo Cardoso – Makumbinha.

Nenhum comentário: