quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Empreendedorismo de Turismo Receptivo e Governança em discussão em Rondônia


Na tarde de quarta feira 11, no  Salão Nobre Rosilda Shockness, no CPA, aconteceu o Seminário - Empreendedorismo de Turismo, Receptivo e Governançauma parceria do governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur e Sebrae.
O Seminário oportunizou as Agências de Turismo e outros segmentos do Trade, visualizar o setor como devidamente econômico e totalmente  rentável, buscando novos negócios, empregos  e consumidores. Além de empresários, representantes de prefeituras de  vários municípios de Rondônia que fazem parte do Mapa do Turismo se fizeram presentes, assim como a presidente da ABAV e representante da Fecomércio.
Na abertura, o Superintendente da Setur Gilvan Pereira disse da importância do evento para o estado e em especial, aos empreendedores: Hoje abrimos as portas para a parceria com as empresas do trade, Sebrae, comércio  e com todos aqueles que querem empreender de forma turística dentro do estado.  Rondônia ainda é hoje, um dos estados que não vende e nem comercializa como deveria, o seu potencial turístico e agora, com empresários e secretários de outros estados, estamos apresentando a possibilidade de Rondônia crescer turisticamente. Somos um estado rico, um estado forte de belezas naturais,  nossas cacheiras, a pesca esportiva, nosso rios, temos o turismo histórico patrimonial representado pelo Forte Príncipe da Beira e pela Estrada de Ferro Madeira  Mamoré. Temos estrutura de hotéis, temos a fronteira com a Bolívia enfim, Rondônia hoje, é uma grande referencia turística, o que falta, é comercializar esse potencial e nada melhor, do que trabalhar com o empreendedorismo. Hoje estamos aqui realizando uma grande festa, que vai trazer para o estado de Rondônia um grade retorno", enfatizou Gilvan, lembrando que, na próxima sexta-feira dia 13, o governo do estado vai apresentar na praça do CPA a partir das 9 horas, o Programa: Viaja Mais Servidor e a Plataforma Rondônia Tem Tudo, num evento que deve contar com a presença do governador Coronel Marcos Rocha.

O Seminário contou com três palestrantes do mais alto gabarito, entre eles, o secretário de Turismo e Cultura do município de Nobres/MT Daniel Martins da Cruz que mostrou de como Nobres se transformou em referencia turística, mesmo tendo que enfrentar a concorrência, do vizinho município de Bonito. “A gente em Nobres – Mato Grosso conseguiu identificar uma cadeia produtiva do turismo e isso está causando uma experiência muito boa pra comunidade, o turismo hoje gera 250 empregos  direto, temos Guia de Turismo, Agências, todos funcionando em forma ordenada, gerando emprego e renda e protegendo a natureza. Isso é turismo sustentável, a nova pegada do momento. Trabalhar o turismo, transformar o turismo numa  indústria sem chaminé, gerar emprego de uma forma rápida e causar o impacto social bom, porque é turismo de natureza,  de contemplação, preserva a fauna, preserva a flora e nada mais do que trazer isso para a Amazônia, se tá dando certo pra nós em Mato Grosso tem que dar certo em Rondônia. Ficamos contente em receber o convite por parte do governo do estado de Rondônia, aliás, Rondônia é um produto que está pronto pra ser ofertado, porém, a gente precisa nos ajudar. O turismo em Nobres tem 17 anos, o que vem acontecendo, é que várias pessoas contribuíram com um pedacinho pra acontecer o que está acontecendo hoje, não é um personagem, são vários, que atuaram de forma conjunta.  Rondônia esta fazendo o que fizemos. O turista internacional quer nos visitar, mais tem que ser de forma regulada, de forma ordenada” disse o secretário de Turismo e Cultura de Nobres Daniel Martins da Cruz.

Nenhum comentário: