sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Lenha na Fogueira - 28.12.19


É hoje o encontro entre Casados X Solteiros do bairro Caiari. A festa está completando 40 anos de existência. Logo após o futebol que será disputado o Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco a turma participa da confraternização, no meio da rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e Pinheiro Machado. Não tem cobrança de ingresso e a programação começa às 15 horas com o encontro de futebol feminino Solteiras X Casadas.
***********
Hoje também vai acontecer o ensaio geral do Bloco Mistura Fina o bloco que sempre desfila no dia 31 de dezembro. O ensaio está marcado para começar às 15 horas no Bar Antônio Chulé que fica na esquina das ruas Bolívia e Joaquim Nabuco, no bairro Santa Bárbara.
*********
Por falar em bloco carnavalesco, vem aí a primeira pajelança carnavalesca.
***********
O bloco mais democrático da capital o Pirarucu do Madeira completa 27 anos e vai homenagear os povos indígenas. Em seu desfile no dia 16 de fevereiro. Segundo a blogueira carnavalesca Luciana: “No que depender dos foliões, serão muitos metros quadrados demarcados com frevo indígena”. “Meu pirarucu guerreiro /Rei desse terreiro/Enxotador de ‘anhangá/Chama o povo pra cá” (Altair Santos).
************
Premio – O Teatro Ruante foi contemplado com o Prêmio Funarte
de Estímulo ao Circo 2019.

*************
Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
O grupo foi um dos escolhidos na categoria circulação pela Região Norte e circulará por cinco cidades e um distrito, levando oficina de palhaço e seu espetáculo “Cabaré Ruante”.

***********


O Projeto PalhAçaí, contemplado na categoria B2 do Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019, possibilitará que os integrantes do Teatro Ruante levem uma oficina de palhaço e um espetáculo a dois estados, Acre e Rondônia, passando por cinco cidades (Rio Branco, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho) e um distrito (Nazaré). O projeto começará a ser executado em fevereiro de 2020 na cidade de Cacoal.

**********

Fundamental destacar que o projeto irá impactar financeiramente diversas pessoas e empresas (gráfica, restaurantes, hotéis, transporte etc.), uma prova da importância das políticas públicas de cultura, que além de permitir a fruição de obras artísticas onde elas pouco acontecem, auxilia no desenvolvimento econômico da sociedade.

***********
E assim vamos chegando ao fim do ano de 2019, ano no qual graças à ação de grupos como o Pro-cultura e o PaCultura os produtores e fazedores de cultura tiveram algumas conquistas como a regulação do Fundo Estadual de Cultura no âmbito estadual e conseguiu junto à municipalidade realizar o Seminário de Cultura Municipal voltando a colocar pra funcionar as Setoriais de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura.

***********
A luta em 2020 será para que o Palácio das Artes Rondônia o nosso Teatro, volte a funcionar em toda sua plenitude. O Teatro está fechado há mais de ano, por conta de uma peça (Vara) de sustentação das Cortinas, que quebrou.

***********
O Pior foi que a empresa que venceu a licitação para recuperar a tal peça, desistiu, ao descobrir que a estrutura suspensa do palco, foi mal executada e com isso, é necessário uma ação mais detalhada e não apenas a troca do Varal. 
************
Tudo indica que vamos começar o ano de 2020, com a FUNCER funcionando já que, segundo nossas fontes, o governo já tem o nome da pessoa que deve ser nomeada presidente da entidade cultural. 
************
Este é o último final de semana do ano de 2019 e será prolongado, já que o ano só termina na próxima terça feira dia 31. 
***********
Vamo pro ensaio do Mistura Fina, cambada!

Nenhum comentário: