segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Lenha na Fogueira - 10.12.19


A Prefeitura de Porto Velho através da Funcultural, vai homenagear o carnavalesco Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cabeleira batizando o ‘Anfiteatro’, existente dentro do Mercado Cultural com seu nome.
**********
O Anfiteatro é aquele espaço dentro do Mercado Cultural, aonde acontecem apresentações de dançarinos e bailarinas além de encenação de peças teatrais e performances diversas.
**********
A decisão foi confirmada pelo presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes na noite do último sábado 07, quando da festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba.
**********
Na realidade, a ideia surgiu durante o velório do Cabeleira quando o Presidente do Conselho da Igualdade Racial Antônio Neto em conversa comigo e o Waldison Pinheiro lembrou, que a Federação das Escolas de Samba - Fesec deveria solicitar a direção da Funcultural que prestigiasse Cabeleira colocando seu nome em algum próprio público municipal.
*********
No momento me veio à memória o Espaço dentro do Mercado e coloquei como sugestão, “Salão Magnífico Mestre Sala Cabeleira” o que foi aprovado pelo Neto e pelo Waldison. Neto como vice-presidente da Fesec se encarregou de levar a sugestão ao presidente Reginaldo Cardoso – Makumbinha o que acho não foi feito.
**********
Sábado passado, durante a Festa pelo Dia Nacional do Samba conversei com o Ocampo na presença do Cleverson Santana e falei da conversa que tive com Neto e Waldison e de imediato, o presidente da Funcultural concordou e até elogiou nossa sugestão.
**********
Ocampo garantiu que vai tomar todas as providencias, para que o nome do “Magnifico Mestre Sala Cabeleira”  seja colocado no Salão de Dança ou Anfiteatro existente no Mercado Cultural, informando que a prefeitura de Porto Velho vai inaugurar a reforma do Mercado Cultural no dia 24 de janeiro, quando da comemoração da Instalação do Município de Porto Velho.
***********
O nome “Salão de Dança Magnifico Mestre Sala Cabeleira”, foi acatado pelo Ocampo.
**********
Só para tirar alguma dúvida: O Mestre Cerimônia que estava atuando durante a festa de sábado Altair Lopes - Tatá juntamente com o presidente da Fesec Reginaldo Makumbinha no encerramento da solenidade, comunicou que o Presidente da Fesec havia pedido que a prefeitura através da Funcultural sugerisse a Sejucel, que coloque o nome da Passarela onde serão os desfiles das escolas de samba, na Cidade da Cultura, seja Mestre Sala Cabeleira.
**********
Acontece que a Passarela do Samba de Porto Velho graças a Projeto aprovado pelos vereadores ainda na década de 1980, é: “Passarela do Samba Edson Fróes”.
**********
O Decreto aprovado pela prefeitura diz que o nome “Passarela do Samba Edson Fróes” não tem local fixo, será dado onde acontecerem os desfiles das escolas de samba. Em suma, a Passarela do Samba já tem nome,  é Edson Fróes um dos melhores artesãos de alegorias que já existiram em Porto Velho.
**********.
Então vamos bater o Martelo. O nome do Cabeleira será dado ao espaço existente no Mercado Cultural: “Salão de Dança – Magnífico Mestre Sala Cabeleira”, que será inaugurado no dia 24 de janeiro de 2020.

Nenhum comentário: