terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Lenha na Fogueira - 30.12.2020


Bloco Mistura Fina não desfila este ano.

 

***********

O tradicional Bloco Mistura Fina que está completando 37 anos de fundação (1983 – 2020), em virtude da Pandemia do Coronavírus, não vai desfilar neste dia 31 de dezembro, como vem acontecendo nesses anos todos.

***********

O Bloco foi criado pelos empregados da empresa construiu a Usina Hidrelétrica de Samuel, justamente no final do ano de 1983, quando no dia 31 de dezembro, desfilou pelas ruas de Porto Velho.

***********

A turma responsável pela criação do Bloco Mistura Fina, à época, residia numa Vila de Apartamentos existente na rua Guanabara entre a D. Pedro II e a Carlos Gomes.

***********

Se não estou enganado, o único portovelhense que participou da criação do bloco foi o Bainha, na época, eu morava na Guanabara esquina com a D. Pedro II, porém, não participei, apesar de ser vizinho do condomínio onde moravam os técnicos que criaram o bloco.

***********

A maioria dos criadores do bloco era carioca, inclusive dois deles Edinho e Zé Leôncio eram bastante conhecidos nas rodas de samba do Rio de Janeiro. Edinho era Diretora de Harmonia da escola de samba Império Serrano e Zé Leôncio era compositor respeitado no mundo do samba.

**********

Nos primeiros desfiles do bloco, os Homens se vestiam de mulher e suas esposas se vestiam de homem. O desfile saia por volta do meio dia da rua Guanabara, seguia até a Sete de Setembro e descia até a Brasília onde pegava a Almirante Barroso e parava estrategicamente no Bar do Casimiro, onde os foliões de Porto Velho comandados pelo Manelão os esperavam e ofereciam um Caldo de Carneiro preparado pelo Deusdete Careca e pelo Bainha tendo como auxiliar este escriba. Vale salientar que eu já não bebia bebida alcóolica.

**********

O estilo do bloco Mistura Fina, é comum na cidade do Rio de Janeiro principalmente no dia 31 de dezembro, só que lá, são conhecidos como “Bloco das Piranhas”.

**********

Já contando com a turma que frequentava o Bar do Casemiro o bloco prosseguia seu desfile, pelas ruas Almirante Barroso, Mal. Deodoro, Carlos Gomes, Presidente Dutra, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco até o Bar do Casemiro. Aí estava todo mundo, além de embriagado, exausto, pois, o percurso era grande.

*********

Quando a construção da hidrelétrica de Samuel foi concluída, o pessoal da construtora teve que voltar aos seus estados de origem.

*********

Foi então que no último dia 31 de dezembro, que a turma de carioca passou em Porto Velho, ao chegar no Casemiro, com um breve discurso, passaram a coordenação do bloco para o Manelão, Oscar Knight e Bainha solicitando que não deixasse o bloco ‘morrer’.

**********

Desde seu início há 37 anos, pela primeira vez, em virtude da Pandemia da Covid-19, o “Mistura Fina” não vai desfilar neste 31 de dezembro.

***********

Há alguns anos os responsáveis pela coordenação do bloco, é a diretoria da Escola de Samba Asfaltão que tem a frente a carnavalesca, cantora e compositora Sílvia Pinheiro.

**********

Depois que o bloco passou a contar com a coordenação dos carnavalescos de Porto Velho, passou a utilizar como fantasia a “CARA LAMBUZADA COM MAISENA”.

**********

Depois que o Casemiro faleceu, o bloco passou a se concentrar no Bar do Antônio Chulé na esquina da rua Bolívia com a Joaquim Nabuco de onde saiu até o ano passado.

**********

Pois é, amanhã dia 31, não contaremos com o desfile do Bloco Mistura Fina que todos os anos se despede do ano velho e dar boas vinda ao Ano Novo.

**********

“Vamos nos resguardar, pois, a vacina ainda não começou a ser utilizada no Brasil. Então vamos usar máscara, lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel e principalmente evitar aglomeração. O Mistura Fina quer contar com todos, no desfile do dia 31 de dezembro de 2021”, adverte a coordenadora Sílvia Pinheiro.

***********

É maizena, é maizena é maisena.... Este ano não será cantada, porém, se Deus Quiser, no final do próximo ano, cantaremos: “Essa é minha sina, no 31 de dezembro, brincar carnaval, no Bloco Mistura Fina...”. Até lá!

Nenhum comentário: