sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Lenha na Fogueira - 05.12.2020

 


Uma notícia que deixou muita gente triste, foi o comunicado do presidente da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA), padre Jefferson Luís Silva Santos, mantenedora do Colégio Dom Bosco de Porto Velho confirmando o encerramento das atividades daquele estabelecimento de ensino.

**********

Nesses 88 anos de existência, o Colégio Dom Bosco foi responsável pela formação educacional de muita gente, inclusive muitos se transformaram em pessoas influentes em nossa sociedade e teve até quem se transformasse em político de destaque, como foi o caso do Francisco Chiquilito Erse e do Oswaldo Piana, o primeiro governou Porto Velho como prefeito e o segundo chegou a ser eleito governador do estado de Rondônia.

**********

O Colégio Dom Bosco também foi o responsável da formação de vários músicos que ficaram famosos, como João Henrique o Manga Rosa o primeiro a compor um samba em Porto Velho e Rondônia; além do Paulo Santos que se transformou num dos melhores violonistas do Brasil.

 **********

Isso sem falar nos médicos, advogados, juízes, jornalistas, enfim, profissionais que contribuíram, contribuem e continuam contribuindo, com a sociedade rondoniense.

***********

Vamos parar por aqui, para não cometer injustiças. O certo, é que os Salesianos responsáveis pela administração do CDB foram e são responsáveis pela formação de várias gerações em Rondônia.

**********

Até meados da década de 1960, o colégio recebia alunos de outras cidades de Rondônia e de estados vizinhos no sistema de internato, até alunos oriundos da Bolívia estudaram como internos no Colégio Dom Bosco.

**********

Nas Paradas de 7 de setembro não tinha quem superasse em termo de organização e disciplina, os desfiles dos alunos do Colégio Dom Bosco.

**********

Na época, quem puxava os desfiles, era a Banda de Música cujos músicos eram todos formados no Colégio, depois veio a fanfarra que sempre foi considerada como uma das melhores.

**********

E a farda de Gala! Os meninos ficavam todos ‘pávulos’ quando a direção do Colégio anunciava, que o evento seria com a Farda de Gala, o que facilitava a paquera juntos as meninas do Maria Auxiliadora e do Carmela Dutra.

**********

Infelizmente Porto Velho e Rondônia perde uma referência do ensino fundamental e médio o nosso querido Colégio Dom Bosco.

***********

O presidente da ISMA justificou a decisão da seguinte maneira:

***********

 “A decisão foi tomada após análise minuciosa de fatores internos e externos que impactaram o desenvolvimento das atividades educacionais do Colégio, em especial por conta dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, sobretudo no mercado educacional particular. Tal avaliação demonstrou que a manutenção do atendimento de qualidade e eficiência, característica da marca Salesianos, seria inviável”.

***********

As notas acima, contaram com a colaboração do jornalista Felipe Corona.

************

Por falar em cultura, hoje a noite, precisamente as 20 horas, acontece a live solidária do Boi Bumbá Flor do Campo o maior vencedor do Festival Duelo na Fronteira de Guajará Mirim.

*********** 

A transmissão da live será através do canal Guajará Web TV.

***********

Quer saber se o teu PROJETO está na lista dos definitivamente HABILITADOS pelo Edital Aluízio Batista Guedes da Funcultural, acessa o link abaixo:

************

https://funcultural.portovelho.ro.gov.br/uploads/arquivos/2020/12/36827/1607110663projetos-culturais-para-publicacao-transparencia-habilitados-04-12-2020-13h.pdf

 

 

 

 

 

 

3 comentários:

José Aluízio Passos Bentes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Aluízio Passos Bentes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Aluízio Passos Bentes disse...

Meu grande amigo Sílvio Santos.
Você disse tudo sobre o Colégio Salesiano Dom Bosco. Como muito orgulho posso dizer que estudei lá, de 1965 a 1970.
Tínhamos uma educação rígida, mas que ensinava, acima de tudo, CIDADANIA. Hoje, os MI-MI-MIS, se doem com qualquer coisa. INCRÍVEL!
Encerrar as atividades de uma instituição de ensino que sempre foi REFERÊNCIA em qualidade educacional, é uma pena. Uma grande pena.
Estou muito triste com uma notícia dessa. Como ficou doído o meu coração.
Um grande abraço meu amigo.
Estou triste. Muito triste mesmo!