sábado, 29 de agosto de 2020

Lenha na Fogueira - 29.08.2020

 


Parece que os artistas de um modo geral no estado de Rondônia, não estão precisando da ajuda emergencial, que através da Lei Aldir Blanc o governo vai disponibilizar aos que dependem dos eventos culturais, que estão proibidos de acontecer há mais de quatro meses, em virtude da quarentena provocada pela pandemia do coronavírus.

**********

Escrevo isso, porque ontem, o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira publicou nas redes sociais, um vídeo apelando aos trabalhadores da cultura, que se cadastrem junto ao Cadastro para Mapeamento Cultural em Rondônia.

***********

Acontece que segundo o vídeo do superintendente, alguns municípios de Rondônia, não conseguiram cadastrar nenhum trabalhador da cultura e até a capital Porto Velho, onde residem a maioria deles, está com o índice muito baixo de inscrições.

***********

Jobson passa a impressão e a preocupação de que, em virtude da baixa procura pelo Mapeamento, Rondônia tenha que devolver os recursos da Lei Aldir Blanc que somam R$ 30 Milhões.

***********

Sem quórum suficiente, a Sejucel fica sem poder justificar a aplicação dos recursos. Por isso, chamamos a atenção dos agentes culturais do estado de Rondônia, ou seja, prefeitos, secretários e gestores culturais, que divulguem que para o trabalhador da cultura poder receber o auxílio emergencial da cultura, é necessário fazer o Cadastro no Mapeamento Cultural.

***********

Para se cadastrar basta acessar os links:

***********

Para Artistas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEIac03paQnYv1B7KwlDdxWBkxPN7GNG5D6_DLxxh1aXqS-g/viewform

Para Espaços Culturais:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5Tfi3_lmYQ2xu4hh5i7AKTjFLiQoegc-CJwCTIF-WLlc3CQ/viewform?usp=sf_link

**********

Outro problema que está deixando muitos trabalhadores em dúvida, se devem ou não, fazer o Cadastramento, é que, muitos, não vão poder receber o Auxilio Emergência Cultural, porque já receberam ou estão recebendo o outro auxilio emergencial, aquele que está sendo pago pela Caixa Econômica Federal. Realmente quem está recebendo o auxílio da Caixa e mesmo sendo trabalhador da cultura, não vai receber o Emergencial Cultural.

*********

Porém, o Castro no Mapeamento Cultural é muito importante, para o governo estadual saber realmente, quantos trabalhadores da cultura existem em Rondônia e mais, o Cadastramento também servirá para quando o governo e as prefeituras, quiserem realizar algum evento saber onde encontrar o profissional!

***********

Ajude os artistas que estão sem poder garantir o sustento da família, em virtude da pandemia do coronavírus.

***********

A grana tá chegando, são 30 milhões e não podemos perder. Cadastre-se.

Nenhum comentário: