quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Daniel Munduruku é o convidado para a live do Amazônia das Palavras

 

Na próxima sexta, dia 21 de agosto, o Amazônia das Palavras recebe em sua live semanal o Professor Daniel Munduruku, que conversa com a produtora e gestora cultural Fernanda Kopanakis, onde vai contar as suas histórias e memórias da Amazônia.

Responsável pela Aula Espetáculo “Catando Piolhos, contando histórias, minhas memórias da Amazônia”, durante a primeira edição do Amazônia das Palavras, o Professor Daniel Munduruku é um dos mais reconhecidos escritores brasileiros e árduo defensor da cultura e história dos povos indígenas, e tem na literatura e nos livros uma de suas mais poderosas ferramentas.

Daniel Munduruku diz que nunca escolheu ser escritor, contudo, o fato de ter algo a dizer sobre seu povo o motiva a fazer com que sua própria história e a de seus ancestrais fosse registrada e disseminada. “A escrita foi tomando conta de mim e, aos poucos, fui me aceitando: aceitando o fato de que minha escrita tem algo a dizer, aceitando ser dono de um estilo de narrativa que me foi oferecido por meus antepassados”, ressalta.

O bate papo acontece na sexta, 21 de agosto, as 19:00 horas no horário do Amazonas e 20:00 horas no horário de Brasília, sempre através Instagram no endereço @amazoniadaspalavras e será a terceira do mês de agosto, por onde já navegaram a Professora Bete Bullara e o Professor José Bessa. Para quem não pode assistir, os bate papos estão disponíveis em nosso canal do Youtube Amazônia das Palavras.

 

 

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku tem 53 livros publicados, é graduado em Filosofia, licenciado em História e Psicologia, Doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É também presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais e membro Fundador da Academia de Letras de Lorena, onde reside.

Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2017 foi contemplado com o Prêmio Jabuti na categoria Juvenil e ganhador do Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018.

Seus livros e ideias estão reunidos em seu blog, onde tem a intenção de oferecer reflexões para pessoas que desejem conhecer melhor seu trabalho e sua militância na literatura indígena, no endereço http://danielmunduruku.blogspot.com/

Amazônia das Palavras

O Amazônia das Palavras é um projeto focado na literatura e na escrita voltado para jovens e adolescentes da rede pública de ensino nos estados do Amazonas e Rondônia, que através da navegação pelos rios Negro, Amazonas e Madeira, desenvolve, junto as escolas públicas, de forma gratuita, atividades como oficinas literárias, aula espetáculo e circo. São oito cidades contempladas: Manaus, Itacoatiara, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá e Porto Velho.

As próximas Lives confirmadas acontecem no dia 21 de agosto, com o escritor e professor Daniel Munduruku, e no dia 28 com o escritor José Roberto Torero, ministrante da Oficina “Produção de Contos”.

@AmazoniadasPalavras – acompanhe esta fascinante viagem, curta, compartilhe, junte-se a nós!

 

Contato: Felippe Jorge Kopanakis  

amazoniadaspalavras.imprensa@gmail.com – (21) 994002122

 

Nenhum comentário: