sábado, 22 de agosto de 2020

Lenha na Fogueira - 23.08.2020

Ontem festejamos o dia do folclore, a nossa Cultura Popular, que em Porto Velho tem como carro chefe as danças e festejos juninos, em especial de Quadrilha e Boi Bumbá.

 

**********

Em outros tempos se praticava na capital rondoniense “As Pastorinhas” e as “Festas de Reis”, que fazem parte das comemorações natalinas. Nos tempos atuais, só nos resta dançar Quadrilha ou brinca de Boi Bumbá.

 

*********

 

Sentimos falta da prática da Contação de Histórias com as famosas “Historias da Carochinha”.

**********

No meu tempo de jardim de infância (No Barão do Solimões), a contação de histórias era comum nas salas de aula. Além das professoras cantarem para as crianças, canções do folclore como “Boi da Cara Preta”; “Samba Lê lê”; “O Cravo e a Rosa”, essas canções, também eram cantadas nas brincadeiras de roda praticadas nos quintais da frente das casas.

**********

Os contos que mais chamavam a atenção da gurizada, eram os de terror: “Bicho sem Cabeça” etc. em casa, a gente não desgrudava da nossa mãe quando alguém começa a contar essas histórias.

 

**********

Hoje é difícil a gente ver essa prática, inclusive nas escolas infantis. Mesmo assim, alguns contadores de histórias têm reunido crianças e adultos em locais públicos o que é muito bom.

 

**********

Ontem também fizeram 16 anos que deixamos de contar com a convivência de um dos mais ferrenhos defensores das nossas danças folclóricas, em especial da brincadeira de Boi Bumbá, Antônio de Castro Alves o eterno presidente do bumbá Corre Campo. Saudades do amigo!

 

*********

Agora vamos entrar para o “folclore” político. Segundo nossos articulistas, com a provável desistência das candidaturas de Hildon Chaves, Léo Moraes, Muro Nazif e Daniel Pereira para prefeito de Porto Velho, a disputa ficou equiparada.

 

**********

Entre tantos candidatos a candidato a prefeito de Porto Velho a maioria não desperta o interesse do eleitorado, pois estão chegando agora, ou caindo de paraquedas numa região minada de “cobras criadas”.

 

**********

De todos que restaram, como candidato a se tornar o manda chuva do prédio do relógio, no máximo três, em nossa concepção, têm condições de chegar ao segundo turno.

 

**********

Cristiane Lopes, Garçom e Eyder Brasil. Os demais atuarão como figurantes ou apenas como cabo eleitoral dos candidatos a vereador de seus partidos.

 

*********

Por falar em candidato a Câmara Municipal de Porto Velho, destacamos a turma que para nós que vivenciamos a cultura, seria o ideal como vereadores em nossa capital. Vamos a lista dos candidatos culturais, pela ordem alfabética:

 

**********

Anísio Gorayebe – Anisinho economista, jornalista e memorialista, já exerceu vários cargos no estado, município e no governo federal. Escreve em vários sites, jornais e revistas da cidade, além de apresentar programas de rádio e televisão. É candidato pelo PSB.

***********

Anne Mamedes – Professora, líder comunitária, dirigente de escola de samba – é candidata a vereadora pelo PDT.

**********

 

Arimar Souza de Sá – A Voz do Povo de Porto Velho.  Advogado, cronista e radialista: “Pela vez primeira vou me candidatar a VEREADOR e quero colocar minha experiência de mais de 40 anos de vida profissional como comunicador e hoje advogado, para me tornar, na Câmara Municipal de Porto Velho, um elo sólido e atuante entre a política e o povo de P Velho”. Partido Republicano.

**********

Carlinhos Maracanã - Agitador Cultural, radialista, comentarista cultural de televisão; compositor sambista de samba enredo e outros estilos musicais entre os quais, toada de Boi Bumbá, um dos idealizadores do Movimento de Criação Cabeça de Negro, foi Diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos. É pré-candidato a vereador pelo PROS.

 

***********

 

 

Jair Monteiro – Engenheiro Civil, sambista compositor e cantor, presidente da escola de samba Os Diplomatas. Postou nas redes sociais: “Agora é oficial! Sou pré-candidato a vereador” pelo PSC.

 

**********

 

Luciana Oliveira - Em ‘live’ com apoiadores a blogueira Luciana Oliveira lançou seu nome como pré-candidata a vereadora em Porto Velho pelo Partido dos Trabalhadores.

 

**********

“Não poderia anunciar essa decisão sem demonstrar que se trata de um projeto coletivo. Nunca tive desejo pessoal de meter a cara na disputa por um mandato e a decisão é por estímulo de pessoas de muita bondade e caráter”, disse Luciana.

 

**********

Raimisson Lopes – Funcionário público há 25 anos, foi agente comunitário de saúde no bairro JK e de Vista Alegre do Abunã, Técnico em enfermagem da UPA LESTE, CEMETRON, POC, HB, Hamilton Gondim, São Carlos, Cachoeira do Teotônio e do SAMU. Ativista cultural do folclore e da dança, fez parte do movimento social, defendendo os direitos dos negros, lgbti+, mulheres pessoas com deficiência; organizador do Araialeste, Arraial do Orgulho, parada lgbt. Bacharel em Serviço Social. É pré-candidato pelo PODEMOS.

 

**********

Rosinaldo Machado – O fotografo do Teixeirão. A história do estado de Rondônia é contada pelas lentes do fotografo Rosinaldo Machado. Machado hoje é ferrenho defensor da preservação dos quelônios do Vale do Guaporé e toda a comunidade ribeirinha do baixo rio Madeira em especial do distrito de Nazaré. Pré candidato pelo PL.

 

**********

Siça Andrade – Advogada e militante dos movimentos sociais e culturais. Presidente do maior bloco da região Norte a Banda do Vai Quem Quer. Filha do saudoso Manelão. Siça Andrade é pré-candidata a vereadora pelo PSL.

 

**********

Se conseguíssemos eleger pelo menos CINCO desses nove candidatos, a bancada da cultura seria bastante forte na câmara de vereadores de Porto Velho. Hoje temos apenas o Marcio Miranda e o Palitot.

 

 

 

 

Um comentário:

José Aluízio Passos Bentes disse...

Olá meu grande amigo Sílvio M. Santos!
Mais uma vez, parabéns pelo seu valoroso trabalho de divulgar cultura, bem como as possibilidades de melhorá-la.
Total apoio aos pré candidatos a Vereador. Todos ligados à movimentos de expressão cultural, que divulgam a nossa cultura, a nossa história.
Dos 9 pré candidatos divulgadas acho que no mínimo, no mínimo mesmo o povo deveria eleger os 9 (KKKK), pra fazer frente de forma sólida e consistente diante daqueles que nada fazem e só atrapalham.
Boa sorte a todos!