segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Lenha na Fogueira - 25.08.2020

 

 

Entre os candidatos a candidato a vereador em Porto Velho, deixamos de relacionar na coluna de domingo, os amigos da cultura.

*********

Chicão Santos e Sueli Rodrigues, os dois militam no segmento das artes cênicas e são considerados no meio cultura de Porto Velho.

*********

Agora nossa bancada cultural poderá ser formada pelos pré-candidatos a vereador de Porto Velho:

***********

Anísio Gorayeb, Arimar Souza de Sá, Anne Mamedes, Carlinhos Maracanã, Chicão Santos, Jair Monteiro, Luciana Oliveira, Raimisson Corrêa (Lopes), Rosinaldo Machado, Siça Andrade e Suely Rodrigues.

 

**********

São 11 candidatos a candidato e ainda temos os vereadores  Marcio Miranda e Alecks Palitot que concorrem a reeleição. O que garante 13 candidatos.

***********

Já pensou se conseguirmos eleger pelo menos a metade desses 13 candidatos, aí poderíamos correr pro abraço, pois teríamos Um Terço das cadeiras na câmara municipal de Porto Velho e com isso, o prefeito eleito terá que ouvir nossas demandas. Vamos pensar nisso povo da cultura.

**********

Até porque, se eleger vereador nas próximas eleições não será tarefa tão difícil, como foi na eleição passada.

**********

Acontece que acabou as coligações:

**********

As eleições deste ano (2020) também contam com uma novidade. Com o objetivo de tentar evitar o "Efeito Tiririca", o Congresso aprovou uma emenda à Constituição que proíbe a formação de coligações nas eleições proporcionais.

**********

A partir das eleições de 2020, os partidos só poderão contar com votos de seus próprios candidatos para atingir o quociente eleitoral.

**********

A proibição ajuda a diminuir distorções dos "puxadores de voto", mas deve prejudicar partidos pequenos, que terão mais dificuldade para atingir o quociente eleitoral.

**********

Outro efeito colateral esperado é o aumento expressivo no número de candidatos, já que os partidos devem lançar mais candidaturas para tentar receber um número maior de votos.

*********

 

 

 

Assim sendo, em virtude do grande número de candidatos disputando uma vaga entre as 21 que formam a Câmara de Porto Velho, quem for mais conhecido com certeza terá mais chance.

**********

A não ser que o “tijolo”, a “telha”, o “cimento” e a “cesta básica”, consigam um quociente elevado perante os eleitores, aí meu amigo, vamos continuar na mesma “merda”.

**********

Será o salve quem puder!

Nenhum comentário: