sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Lenha na Fogueira - 15.08.2020

 

 

Após uma primeira publicação do Movimento PaCultura questionando a posição da Funcultural de Porto Velho quanto aos valores destinados ao município de Porto Velho, pela Lei Aldir Blanc, de aproximadamente 3,5 Milhões e que o PaCultura diz que o poder público municipal abdicou de sua competência, dispensando aproximadamente R$2.600.000 (dois milhões e seiscentos mil reais).

************

Gerando uma série de comentários nas redes sociais, com a maioria questionando a veracidade da publicação, já que segundo nota publicada (em resposta ao PaCultura), pela direção da Funcultural garantindo que jamais o poder público municipal abdicou de qualquer valor destinado pela Lei Aldir Blanc.

*********

Ocampo escreveu: “... alegam que o recurso da Lei Aldir Blanc chegou e não quero repassar aos artistas (para eles do Movimento PaCultura). A verdade que a Lei existe, mas a verba ainda não chegou ao destino que são os Estados e Municípios.

**********

Ainda falta ser aprovada a sua regulamentação pelo Senado, e esses líderes do movimento sabem disso, inclusive, dois deles fazem parte do Conselho Municipal de Cultura e conhece os tramites desse recurso emergencial destinados aos artistas e trabalhadores da cultura.

*********

Mas, estão afim mesmo é de tumultuar o processo. O movimento se diz aberto e democrático, mas são incapazes de buscar o entendimento, preferindo partir para ataques infundados, soltando uma nota confusa e mal interpretada, justamente para confundir a opinião pública, que recebe a informação como verdadeira” comenta Ocampo.

************

Depois disso e para evitar mal-entendido, o Movimento PaCultura voltou a publicar no seu blog outra nota, dessa vez procurando amenizar a desfeita contra a Funcultural constante da nota publicada no dia 10 passado. Veja a nova posição do PaCultura.

**********

Esclarecimentos aos artistas e à FUNCULTURAL

***********

“O documento público do PaCultura questionando a Funcultural (Fundação Cultural de Porto Velho) em relação aos valores a que a arte e a cultura da cidade têm direito, geraram algumas dúvidas. Este texto visa esclarecer àqueles/as que possam ter ainda alguma incerteza.

*********

O primeiro ponto a se esclarecer é com relação ao uso de apenas partes dos recursos a que tem direito os/as artistas

**********

A informação veio dos próprios membros do PaCultura que fazem parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) ou que frequentaram a última reunião.

*********

Além disso, os conselheiros de cada setorial são a ponte entre o poder público e os demais artistas. Na última reunião do CMPC a Funcultural propôs destinar apenas R$ 900.000,00, (Ocampo nega ter proposto esse valor) sendo que tem direito a 3,5 milhões de reais, conforme tabela da Confederação Nacional de Municípios... ”.  

**********

Para alivio de todos e quem sabe, acabar com a pendenga entre as partes. O presidente do Conselho Estadual de Cultura Chicão Santos que participou de todas as tratativas com membros do Conselho Nacional de Cultura, nos informou na tarde de ontem 14, que o Dinheiro estará nas contas dos Fundos de Cultura dos estados e municípios, na próxima semana.

***********

Já o presidente da Funcultural de Porto Velho, disse que a Funcultural vai obedecer ao que as Setoriais de Cultura aprovarem em se falando de Projetos Culturais a serem desenvolvidos pelos seus integrantes.

**********

Até porque, os valores de cada Projeto quem vai dizer são seus autores, nós vamos apenas atender o que for aprovado pelos Membros do Conselho. Que fique claro, que não abdicamos de nenhum valor...”, finalizou Ocampo.

***********

O negócio é todos sentarem e optarem por melhores dias para a cultura de Porto Velho e do estado como um todo.

***********

O resto é egoísmo!

Um comentário:

José Aluízio Passos Bentes disse...

Que "pelenga"! É um disse-me-disse daqueles. O tempo mostrará a verdade. Porém, em se tratando de verba pública, para incentivar movimentos culturais, é bom ficar de olhos bem abertos!