terça-feira, 3 de março de 2020

Setur discute regionalização do turismo em encontros no interior de Rondônia






Durante toda a semana, entre os dias 2 e 6 de março, uma equipe da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), liderada pelo superintendente Gilvan Pereira, está percorrendo o interior do Estado abordando, entre de diversos assuntos, a importância da regionalização do turismo.
Ao longo da semana, a equipe se reunirá com representantes de órgãos públicos, empresários e conselhos municipais de Turismo de Ouro Preto D’Oeste, Cacoal, Vilhena, Cabixi, Alta Floresta D’Oeste, São Francisco do Guaporé, Ariquemes e Machadinho D’Oeste. O objetivo é fortalecer os sete pólos regionais, formando as Instâncias de Governança, uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil em âmbito regional. Conforme o Ministério do Turismo, essas Instâncias podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado.
No final da tarde de segunda-feira (3), a equipe da Setur participou do encontro em Cacoal, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além da apresentação por parte da Superintendência Estadual, um verdadeiro bate-papo promoveu o Turismo na região. “Essas reuniões são extremamente produtivas. O objetivo é que todos saiam desses encontros impactados. E a Setur quer manter essa proximidade com os municípios para podermos alavancar o Turismo em Rondônia. Estamos caminhando juntos em prol do nosso Estado”, destacou Gilvan Pereira.
Em sua apresentação, o superintendente estadual abordou 10 eixos que os municípios podem seguir para desenvolver o turismo rondoniense. Entre os eixos estão a Governança, Capacitação, Empreendedorismo e Atração de Investimentos, Criação de fluxo e demandas, Educação, Promoção e outros.
“Este é um momento muito importante para o turismo da nossa região e do nosso estado. Encontros como este são extremamente necessários para promover a proximidade entre os empresários, lideranças do segmento, cidadãos e o Governo de Rondônia, por meio da Setur. É o que a gente debate nestes encontros para desenvolver o turismo e a economia do Estado”, destacou o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Rondônia, Thiago Brollo.
Além das reuniões de segunda-feira (2) em Ouro Preto e Cacoal, a agenda nos pólos regionais de turismo continua nesta terça-feira (3) em Vilhena, em Alta Floresta (4), São Francisco (5) e Ariquemes (6)

 Fonte - Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin e Daiane Mendonça
Fonte: Secom/gov-ro

Nenhum comentário: