sábado, 14 de março de 2020

Casa da Cultura Ivan Marrocos inicia cadastramento para montar Mapa da Cultura em Rondônia

A Casa de Cultura Ivan Marrocos iniciou o cadastramento de artistas da região para montar uma base de dados com o contato destes profissionais, como forma de conhecer e fomentar a produção artística no Estado, valorizar os autores e facilitar o acesso a eles.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Rondônia (Funcer), entidade responsável pela Casa de Cultura, Simone Catarina, a iniciativa pretende aproximar, de forma democrática, os artistas do público. “A população, diariamente, procura profissionais de diferentes segmentos artísticos. Sem uma base de dados, o contato com os artistas tornava-se mais difícil. Com esse cadastro será possível mapear as obras artísticas, saber a quantidade de profissionais e diferentes ramos que atuam aqui. As informações no futuro ficarão online para que todos possam acessar”.
VALORIZAÇÃO
O artista plástico peruano, Enrique Landa, vive há cerca de três anos na capital. Esta semana, foi realizar o cadastro, afirmando ser de grande importância o mapeamento, pois promove o trabalho dos artistas.
“Nós sabemos que ser artista, ainda mais autônomo, não é fácil. Ainda bem que existe este espaço para que possamos expor nossas obras . Eu gosto de pintar temas que envolvam a natureza. Em breve vou expor meu trabalho aqui”, garantiu o artista plástico.
Outro artista conhecido no cenário regional é o chargista e artista plástico João Zoghbi. Para ele o cadastramento serve como uma chamada para que os artistas voltem a expor obras na galeria. “O grande slogan desse cadastro deveria ser: ‘Artista volte para casa!’. Um verdadeiro chamamento para os artistas e os apaixonados pela arte. Esse ano teremos várias programações e os artistas serão convocados através desse cadastro, para que não percam datas importante. Estamos convocando todos os artistas para que façam o cadastro e tenham seu registro aqui conosco”, ressaltou.
COMO SE CADASTRAR
Segundo o diretor da Casa de Cultura, Pedro Braz, o cadastro é simples, didático e gratuito. O artista interessado precisa apenas comparecer à galeria, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados das 9h às 14h.
O artista pode se cadastrar em mais de um segmento desde que justifique a atuação em mais de uma área. A Funcer disponibilizou ainda um funcionário que está auxiliando pessoas com deficiência, idosos ou iletradas para preenchimento do formulário.
“Temos a intenção de, futuramente, lançar os dados desses artistas em uma plataforma eletrônica para que a população possa ter acesso e conheça o trabalho deles. Dessa forma fomentarmos a produção artística regional”, concluiu o diretor.
Fonte: 012 - Secom - Governo de Rondônia


Nenhum comentário: