quarta-feira, 18 de março de 2020

Lenha na Fogueira - 19.03.2020


Os grupos folclóricos paralisaram seus ensaios, em virtude do Coronavírus.
**********
Praticamente todos os grupos de quadrilhas junina já estavam ensaiando, visando as apresentações no Circuito Junino  programado para começar no dia 29 de maio, com a realização do Arraial Flor de Cacto e Arraial Flor do Maracujá.
***********
Os grupos começaram a postar as decisões de parar com os ensaios, na tarde de terça feira 17, concordando com a sugestão do governo estadual, que recomenda que se evite reuniões com a presença de mais de 100 pessoas.
**********
Isso quer dizer, que as apresentações nos arraiais que fazem parte do Circuito Junino podem não acontecer, em especial, aqueles marcados para iniciar antes do Flor do Maracujá como é o caso do Flor de Cacto e ArriáLeste.
***********
Então fica assim, por enquanto, nada garante que os grupos de quadrilhas juninas estarão prontos para se apresentar nos arraiais citados, uma vez que as coreografias não serão ensaiadas.

************
O Coronavírus realmente está paralisando o Brasil e o Mundo e Rondônia não poderia ficar indiferente diante da gravidade do Covid +  19.
***********
Ontem a tarde, em coletiva a imprensa, o prefeito Hildon Chaves anunciou que a prefeitura concorda com o Decreto do Governo Estadual que fecha teatros, cinema, casas de show pelo prazo de 15 dias.

************
O Decreto do prefeito também reduz o funcionamento dos shoppings que passam a abrir ao meio dia e fechar as 20 horas
**********
Os Alvarás que autorizam funcionamento de    boates e restaurantes que concentram muitas pessoas, estão suspensos;
***********
Isso quer dizer, que as atividades do Mercado Cultural ficarão sem acontecer por 15 dias, esse prazo pode ser dilatado para mais 15, dependendo da evolução ou não do Covid + 19.

***********

O governo estadual também suspendeu o atendimento nas repartições públicas, inclusive no Palácio Rio Madeira e no Tudo Aqui.
**********
Esperamos que os religiosos entendam que a saúde da população é muito mais importante que o Dízimo e também restrinjam a presença do público em suas missas e cultos.
***********
O ideal, é sugerir aos fiéis que acompanhe os atos religiosos, através da Televisão. Tanto a igreja católica como as evangélicas têm transmissão via Televisão.
**********
Tá certo que os artistas que dependem de suas apresentações para sobreviver, serão os mais prejudicados com o fechamento de boates e casas de show.
***********
Por isso o ideal seria o governo Federal criar uma auxilio.
Seria igual ao salário Defeso destinado aos pescadores profissionais, ou Segura Desemprego.
**********
Está correndo nas redes sociais, uma petição destinada a Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal com o seguinte Teor;
 ***********
Tendo em vista que os artistas, produtores culturais e músicos estão impedidos de realizarem suas atividades por conta do COVID-19.
***********
Buscamos com essa petição, que todos os artistas autônomos ou que possuam certificado de Micro Empreendedor Individual - MEI, recebam um salário de afastamento de suas atribuições pelo INSS.
**********
Destacamos que essas áreas estão sendo muito afetadas pela não realização de eventos, festas e shows tendo em vista todos os cancelamentos ocorridos por causa da pandemia. 
***********
Requemos através dessa petição, o pagamento de afastamento através do INSS, de maneira imediata para esse grupo de profissionais, que são imprescindíveis para o desenvolvimento cultural e humano do nosso país. (se você concorda assine).
***********
Não esqueça de lavar as mãos com água e sabão, é a melhor prevenção, inclusive, melhor que Álcool em Gel.

Nenhum comentário: