sábado, 3 de fevereiro de 2018

Lenha na Fogueira - 04.02.18


Com a banda “Pirarucu Escamado” tocando os frevos pernambucanos clássicos e as marchinhas tradicionais do carnaval brasileiro e as marchinhas dos blocos de Porto Velho, o bloco Pirarucu do Madeira desfila pelas ruas do centro de Porto Velho, na tarde/noite de hoje.
********
Segismundo e Luciana trabalharam nos últimos dias, a confecção dos estandartes dos blocos antigos de Porto Velho que serão homenageados ou lembrados no desfile que começa as 17 horas e tem tudo para varar a madrugada.
*******
Ano passado o desfile terminou no Mercado Cultural e com certeza, este ano, só não vai até o Mercado porque lá, não vai acontecer na noite de hoje, nenhuma programação carnavalesca, com isso, o Pirarucu vai terminar seu desfile do jeito que começou, ou seja, na rua Pinheiro Machado com a Presidente Dutra.
*******
Não existe nenhum bloco melhor para as famílias brincarem carnaval do que no Pirarucu. Quando falo família, estou me referindo a pai, mãe, filhos, netos, sobrinhos enfim, até bebezinho. É o carnaval mais democrático de Rondônia e em especial de Porto Velho, apesar das posições políticas da Luciana. No bloco é só alegria!
*******
Os músicos da Banda Pirarucu Escamado vão tocando no chão, que dizer, não tem nada de trio elétrico e mais, não precisa pagar nada, pois o bloco não vende abadá, bebida só nos ambulantes ou então quem quiser que leve seu isopor. É tudo espontâneo no desfile do Pirarucu do Madeira.
*******
Estarei lá com certeza, Teve um ano que até carreguei o Boneco da Dona Marise. Este ano, em virtude de tratamento de saúde vou com mais calma. Pirarucu do Madeira é o carnaval mais autêntico de Porto Velho. Te espero lá morena gostosa!
*******
Outro evento que com certeza, vai reunir muitos foliões, é o desfile do bloco Furacão da Zona Sul que está marcado para começar as 20 horas, saindo de frente do campo Florestão na rua Jatuarana. A banda que puxa os foliões, é muita animada. Na realidade, os blocos da Jatuarana são todos animados. Vai lá conferir o carnaval da Zona Sul hoje a noite.
********
Por falar em carnaval. Os desfiles das escolas de samba, por sugestão da direção da Sejucel, só vai acontecer no dia 24 deste mês. O problema, foi justamente burocrático, pois o governo via Supel, tem que dar um prazo, após a abertura das propostas da licitação e anunciar a vencedora, para as empresas concorrentes que se acharem prejudicadas, recorrer e até impugnar a Licitação.
********
Como medida de precaução da direção da Sejucel, para não ser pega de surpresa convocou a direção da Federação das Escolas de Samba e sugeriu que os desfiles só fossem no dia 24, pois, caso alguma empresa entre com recurso, dará tempo para se resolver o problema.
********
Não precisamos nos preocupar muito, até porque a grana das escolas de samba só foi depositada na última quinta feira e com adiamento dos desfiles, as agremiações ganham mais uma semana para trabalhar seus enredos o que garante mais qualidade.
*******
É frusteantes para os carnavalescos, mais uma vez, ter que desfilar, vamos dizer, fora de época, ou após os dias do carnaval tradicional. Por outro lado, faz muito tempo que em Porto Velho, as escolas de samba não desfilam durante os dias tradicionais do carnaval, ou seja, sábado, domingo, segunda ou terça-feira.
*******
O último desfile que foi em 2016 aconteceu após quase um mês da data correta e mesmo assim o público prestigiou os desfiles. Este ano até que vai ser quase no período correto. Apenas com uma semana de adiamento.
*******

Esse negócio das escolas de samba desfilarem fora da época do carnaval tradicional, só vai acabar em Porto Velho, quando a CIDADE DA CULTURA estiver pronta. Isso deve ser lá para o ano de 2020. Falta pouco!

Nenhum comentário: