quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Lenha na Fogueira 02.02.18


De hoje até o dia 17, o assunto é só festa de carnaval. O responsável pela abertura da programação é o bloco Areal Folia que desfila hoje, a partir da meia-noite, pelo circuito areal que compreende as vias: Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Rio de Janeiro, Joaquim Nabuco até a Alexandre. Vamos nessa que a festa está apenas começando.
*******
Depois, os desfiles só vão parar no sábado dia 17, após a quarta feira de cinzas. Amanhã 03 o bloco do Mocambo “Até Que a Noite Vire Dia” é quem vai dar as cartas, cantando em homenagem ao carnavalesco Benjamim Mourão falecido recentemente e um dos fundadores do bloco.
*******
Pois é! Hoje é dia de Yemanjá 02 de fevereiro, na Bahia é feriado. É dia para quem curte, levar oferendas ao Rio ou ao Mar. Dia 2 de fevereiro os saveiros vão pro mar, vão prestar sua homenagem, à Rainha Yemanjá... Verso do samba Odoiá Bahia uma parceria minha com o Bainha.
********
Independente de qualquer agremiação carnavalesca que vai se apresentar neste final de semana. A grande pedida ou ou desfile mais cultural, será o do bloco Pirarucu do Madeira que vai acontecer domingo dia 4.
*********
O compromisso cultural da diretoria do Pirarucu é tanta, que este ano, quem nunca ouviu falar ou só ouviu falar, vai conhecer durante seu desfile parte da história de blocos como “O Rei da Selva” do Waldemar Cachorro; escola de samba “Deixa Falar” do Bola Sete e até do bloco dos coxinhas do bairro Caiari Oxerevause.
********
A pesquisa da Luciana Oliveira vai nos trazer lembranças, do Bloco do 812, bloco que não chegou a desfilar por três carnavais, porém, deixou saudade pela boa bateria e samba empolgação.
*********
Esqueci de falar pra Luciana, sobre o “Bloco da Múmia”. Foi esse bloco que nos apresentou o compositor “Neguinho Menezes”. O bloco concentrava na casa do Adrião que ficava a rua Júlio Castilho entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado. Desfilou no final de década de 1960.
*********
As escolas de samba de Porto Velho já estão a plena vapor, trabalhando seus enredos para os desfiles do dia 17. Estive conversando com o carnavalesco da escola de samba Império do Samba do Areal o João Big e ele me garantiu, que a escola do Mirim vai desfilar para permanecer no Grupo Especial.
*******
Isso quer dizer que Asfaltão, São João Batista e Diplomatas têm que tomar cuidado e caprichar em seus desfiles, se não, uma delas vai parar no Grupo de Acesso.
*******
O presidente da Diplomatas do Samba engenheiro Jair Monteiro está apostando suas fichas, no potencial da história do folclorista Severino Castro Silva para permanecer e quem sabe, até ganhar o título que faz muito tempo, não chega nem perto, da galeria da vermelha e branco.
*******
Enquanto isso, a diretoria da escola Asfaltão tem como trunfo, a trajetória do compositor/sambista Waldemir Pinheiro da Silva – o Bainha que este ano completa 80 anos de idade.
******
Já o presidente da escola de samba acadêmicos do São João Batista Alberto Rodrigues – Pai Beto nem discute, afirmando que este ano, se as juradas Lúcia Neguinha e Agérica Carvalho não estiverem pontuando, não vai ter pra ninguém, pois, o tema é dos melhores.; “Vamos contar a história do Manelão – O General da Folia – O Rei da Alegria. E tem mais, o Jair e o Carlinhos Maracanã autores do samba estão ajudando na divulgação. Pra quem não sabe, Jair e Maracanã são os principais dirigentes da Diplomatas”, disse Pai Beto.
*******
Não sei não, se realmente o João Big estiver certo, uma das três acima, desfilará pelo grupo de acesso quando 2019 chegar. Vai ser um desastre.
*******

Isso quer dizer que os desfiles das escolas de samba de Porto Velho será bastante disputado este ano. É como diz o Mestre Oscar Knigthz. “QUEM FOR PODRE QUE SE QUEBRE”

Nenhum comentário: