quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Gres Império do Samba Chama que ilumina a vida






No ano que a Império do Samba volta a elite do carnaval de Porto Velho e desfila no Grupo Especial, vai contar um pouco da “História e Mitos do Fogo”. “De forma resumida, mostraremos alguns fatos importantes da história da humanidade relacionada ao fogo, sua descoberta e aplicação” disse a responsável pela pesquisa Marycianne.

Desenvolvimento do Tema

Rasgando o céu o sol, o astro que ilumina a via láctea, labaredas de fogo, dançam no universo para espantar a escuridão. Destinado a sair das sombras, surgem o homem primitivo e no embate das pedras e na dança das gravetas, conhece a evolução.
A descoberta do fogo pelo homem primitivo provocam alterações físicas, demográficas e sociais na humanidade, o fogo deu ao homem pré-histórico o poder de iluminar a escuridão, dominar os animais, cozer os alimentos e sobreviver ao frio. Foi as chamas um dia dominada que deu novas vidas a vida humana.
As formas mutáveis do fogo com suas cores variadas, calor e luz sempre geraram fascínio nas antigas civilizações, mitos e alquimia.
Ao dominar o fogo, surge a ciência e o início da revolução industrial, forjam os metais. Inventam as máquinas e as ferramentas. Luz, tochas, candelabros e velas, o fogo que ilumina nosso amor, transformando nossa vida e velas, o fogo que ilumina nosso amor, transformando nossa vida em uma festa de cores e calor, aquecendo nossos corações no carnaval.

O fogo e a centelha de divindade que brilha e purifica a vida dentro de cada um de nos. Fogo elemento que gerou muitas lendas sobre encantados que cospem fogo e seres do nosso folclore, é a chama que aquece, ilumina e reacende nossas esperanças por um futuro melhor.
Com diferentes nomes Grécia e Roma cultuavam os mesmos deuses do fogo, Hefesta (ou vulcano) era o deus do fogo e das erupções vulcânicas e Hestia irma de Zeus, deusa do fogo, Héstia era guardiã da chama sagrada e eterna, que se transformava em labaredas no monte olimpo quando as cidades disputavam competições que deram origem aos jogos olímpicos.
O fogo ajudou a forjar o progresso nas caldeiras da revolução industrial, siderúrgica e a metalurgia produziram riquezas e o desenvolvimento das nações. Surgem as grandes máquinas a vapor cuja fonte de energia era o carvão, a partir da queima do carvão foi possível transformar a energia liberada em outro, que impulsionasse máquinas a fazerem tarefas.
O fogo que arde também ilumina, as luzes primitivas eram obtidas de lascas de madeiras resinosas embebidas em gordura animal, óleo ou sebo, que serviam como tochas. Até que surgiu a vela primitiva que era feita de um pavio de estopa no Egito antigo, as velas foram empregadas em rituais nos templos.
Do imaginário popular surgem seres fantásticos e enigmáticos do nosso folclore popular, mula sem cabeça e o curupira.
Nos vilarejos e arraiais, bandeirinhas tremulam, são os festejos, expressões de cada luga, o fogo faz a festa na fogueira de São João, onde balões clareiam a noites no sertão, fogos de artifícios iluminam o céu e inicia a celebração.
Na luta para dominar o fogo entra em cena os Bombeiros, verdadeiros anjos que combatem incêndios e salvam vidas, são os Bombeiros do Ritmo e da Alegria, que se deixam consumir pela euforia do SAMBA.
Pesquisa e tema: Marycyanne, João Big; Carnavalesco: João Big

Do Sol ao Meu Carnaval, Império, Chama que Ilumina a Vida
De: Paulinho Cachaça e Rhafael Saideira

O sol divina luz que ilumina, irradia a avenida
Na batida do meu coração
Fogo... Que a humanidade aprendeu a dominar
Caçando e lutando pra sobreviver
Não deixa essa chama esmorecer.

Pega fogo bateria, deixa as Baianas rodar
No compasso da harmonia, não deixa essa chama se apagar
Pega fogo bateria, deixa as Baianas rodar
No compasso da harmonia, não deixca essa chama se apagar

Chama, labareda peço sua proteção
Hestia deusa Grega me proteja com a força de um vulcão
Queimou ô queimou
Se queimou deixa queimar
Só não pode se apagar

O fogo é vida que alimenta a alma
Essa emoção nunca acaba
Entre lendas e crenças que incendeia o coração
Salamandra flamejante desafia o dragão.
Hoje a história mudou, tudo se transformou, quem diria
Já se derretem metais, riquezas minerais, nova tecnologia.

Transformando a vida
Numa festa de cores e calor
Quando aquecer o coração
Você é fogo eu sou paixão
Bate pedra, põe graveto, bota lenha pra queimar
Bota fogo na avenida pra Império desfilar
Bate pedra, põe graveto, bota lenha pra queimar
Bota fogo na avenida pra Império desfilar​

Nenhum comentário: