quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 18.02.11

Ontem a escola de samba Asfaltão comemorou 40 anos de carnaval.
********
Como a diretoria do Asfaltão confunde as coisas, não nos enviou a programação da festa.

*********
De qualquer maneira, como nossa missão é registrar a história cultural da nossa cidade, vamos lembrar aos leitores de como nasceu a hoje escola de samba Asfaltão.
********
Segundo nos contou Jorge Macumba um dos fundadores do Asfaltão em entrevista publicada há alguns anos nesse matutino.
********
Tudo começou quando a turma que estava asfaltando as ruas da cidade de Porto Velho faturando hora extra durante os dias de carnaval. Ao ouvir o som dos tambores das escolas de samba e blocos carnavalescos que estavam se apresentando na passarela do samba, resolveram dar um tempo no trabalho e do jeito que estavam foram para a avenida desfilar.
********
Esse do jeito que estavam, implica em dizer que estavam todos sujos de pixe e melados de “mocoró”, resolveram após degustar uma “Panelada” preparada pelo Zezeca na Usina de Asfalto da Prefeitura que ficava na Estrada da Penal ali nas proximidades do Conjunto Mal. Rondon seguir para a avenida Sete de Setembro local onde estava acontecendo os desfiles carnavalescos.

*********
Até porque a dita “Panelada” regada a “Mocoró” foi em comemoração ao término do recapeamento do trecho aonde seriam os desfiles carnavalescos.

********
Pegaram pás, picaretas, vassourões, baldes e outros apetrechos utilizados no asfaltamento das ruas e seguiram para a avenida, com um estandarte feito de caixa de papelão – com os dizeres: “Bloco do Asfaltão”

********
Segundo o José Araújo Bacu em recente entrevista a este colunista. Saíram da Usina de Asfalto aproximadamente 50 integrantes e só conseguiram passar pela frente do palanque oficial aproximadamente 10 brincantes do bloco, assim mesmo, alguns dentro do Jeep que levava a bebida dirigido pelo Gervásio

********
Temos como principais criadores do Asfaltão pessoas como Jorge Macumba, Bacu, José Meireles, Zezeka e Gervásio entre outros.
********
O Asfaltão desfilou como bloco de originalidade por muitos anos e só na década de oitenta passou a escola de samba do grupo de acesso e hoje é uma das grandes do Grupo Especial da Fesec.
*********
Este ano a escola vai apresentar um enredo sobre “As Mascaras” com o samba do Bainha, Oscar, Thoba e Zé Baixinho.

********
Os ensaios acontecem de segunda a sexta feira a partir das 20h30 na rua Jacy Paraná entre a Brasília e a Getulio Vargas.
********
Parabéns família preto e amarela do Asfaltão pelos 40 anos de carnaval!

*********
Recebemos o seguinte comentário:

********

Esse imbróglio do repasse público, parte da culpa pertence à Fesec que deveria entregar o projeto com o orçamento das escolas de sambas em abril, com isso os trâmites legais correriam no seu tempo sem atropelos. O projeto do carnaval tanto dos blocos como das escolas de sambas deveria passar também pelas Secretárias de Turismo do Estadual e Municipal. A BANDA DO VAI QUEM QUER atrai turistas não só do estado, como também de outros estados e países. O carnaval tem que ser visto como investimento e, não como uma brincadeira de vagabundo.

*********
No incêndio de parte de barracões das escolas de samba, o governo do RIO se mobilizou mais do que com a tragédia nas cidades serranas, rapidamente foi liberado dinheiro para as escolas de sambas, pois o carnaval é visto como investimento aonde é atraído milhares de turistas do Brasil e do Mundo.

********

Os governantes e carnavalescos têm que pensar grande. Ass. Chico Macedo.

**********
Valeu Macedo.

*********
Hoje temos a festa de lançamento das camisetas da Banda do Vai Quem Quer.

********
Manelão e Cia. Oferece coquetel a imprensa para apresentar as camisetas com o tema do maior bloco carnavalesco da Região Norte.

********
Os c0nvites estão sendo disputados a “tapa”, pois o número é reduzido e tem muito jornalista na praça.

********
Hoje também acontece o Baile Municipal promovido pela prefeitura de Porto Velho através da Iaripuna.
*********
Deixamos de divulgar a programação do Baile Municipal porque ligamos na Iaripuna e disseram que a divulgação estava a cargo da Nara Vargas.

********
Ligamos no Departamento de Comunicação e a Nara Vargas mandou dizer através da telefonista que a programação do Baile era de responsabilidade da Fundação Iaripuna.

********
Anotaram nosso telefone para “enviar” a programação e até o fechamento do caderno não chegou nada.

********
De qualquer maneira, agora vamos nos fantasiar para o Baile Municipal.

**********
Aliás, primeiro para a festa da Banda do Vai Quem Quer e depois o Baile Municipal.

Nenhum comentário: