quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CONCURSO PARA RAINHA DO CARNAVAL


No próximo dia 12 de fevereiro, sábado, a FESEC e a Fundação Iaripuna estarão realizando no Mercado Cultural, Praça Getúlio Vargas, a partir das 19h30min, o concurso para escolha da rainha e das primeira e segunda princesas que comporão e acopanharão a Corte do Rei Momo nos eventos carnavalescos oficiais de 2011.
As candidatas interessadas nos títulos em disputa serão inscritas mediante solicitação feita através de ofício assinado por uma escola de samba filiada à FESEC, da capital ou do interior, endereçado à Fundação Cultural, até o dia 09 de fevereiro, quarta-feira. As fichas de inscrições já estão disponíveis na Divisão de Ação Cultural e Eventos da Fundação Iaripuna.
O acompanhamento das apresentações das concorrentes será de responsabilidade da bateria do GRES que a candidata representa e as eleitas não poderão ocupar funções na escola de samba de origem, haja vista o cumprimento de uma vasta agenda oficial durante a quadra momesca.

INTERIOR CONCORRE À RAINHA


O Presidente do GRES Unidos do Guaporé, Cliuson Torres, está confiante que a coroa de Rainha do carnaval de Porto Velho repousará na cabeça de uma das beldades da escola de samba do Município de Costa Marques. As candidatas Elba Regina Calazans e Eurimara Oliveira Calazans, irmãs que desfilam na Unidos do Guaporé desde sua fundação, em 1997, segundo o Presidente, tem beleza, gingado e samba no pé suficiente para desbancar qualquer concorrente da capital. Está será a primeira experiência de Elba e Eurimara com o carnaval de Porto Velho.

A Unidos do Guaporé é a primeira escola de samba do interior filiada na FESEC, o que lhe confere o direito de participação na divisão dos recursos públicos concedidos pelo Governo do Estado, para subsidiar o carnaval deste ano. A articulação política para filiar a única escola de samba de Costa Marques junto à entidade federativa que representa os GRES do Estado, foi uma iniciativa do atual Presidente da escola, com importante participação de Dona Marineide Gonçalves, fundadora do grêmio carnavalesco.

Para desenvolver na passarela do samba de Costa Marques o enredo que fala sobre a saga e a importância da televisão naquela região do Estado, a escola receberá, também, ajuda financeira do município, montante já acertado com a Prefeita Jaqueline Ferreira Góis, fã incondicional do grêmio, além do apoio do Deputado Estadual Lebrão, da comerciante Kátia Gonçalves, da AM Nait Club (que cede o barracão), e da comunidade local, que ajuda confeccionando fantasias, adereços e alegorias.



CARNAVALESCOS NA PONTE AÉREA

Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. Este é o trecho percorrido pelos carnavalescos de Porto Velho, em busca de material mais barato para confeccionar fantasias, adereços e alegorias das escolas de samba. Como ainda não houve o repasse financeiro, nem da Prefeitura e nem do Governo do Estado, os presidentes são obrigados a fazerem empréstimos, usar o cartão de crédito dos familiares e amigos, se valerem da agiotagem e correr contra o tempo, para realizar o maior espetáculo de cultura popular que Rondônia é capaz de produzir: o carnaval das escolas de samba de Porto Velho.

Já se aventurou neste percurso, semana passada, uma equipe da Escola de Samba Os Diplomatas. No último final de semana, embarcaram rumo ao sul maravilha, em busca de tecidos, plumas, material de acabamento, pedraria e das últimas novidades em termos de carnaval, equipes de carnavalescos da Asfaltão (Vanilce, Silvia e Reginaldo Macumbinha) e do Armário Grande (Cabeleira).

Enquanto isso, por aqui, a FESEC perambula por longos corredores, realizando o ritual do beija-mão, implorando às autoridades e técnicos do Estado e da Prefeitura, para agilizar o processo do carnaval. “Todo ano nos deparamos com a mesma cantilena, quando se trata de cultura popular, em especial do carnaval, aí, neste caso, a burocracia (ou burrocracia) reina, emperrando o máximo possível o repasse financeiro”, afirma o Presidente da FESEC, Ariel Argobe.

Neste momento, o maior gargalo burocrático que teima em sufocar o repasse financeiro é papelada, as idas e vindas intermináveis e constantes, exigidas por técnicos do Banco do Brasil, agência da Presidente Dutra, para reativar uma conta da FESEC que irá receber os recursos públicos para financiar o carnaval das escolas de samba.


ARTISTAS NOS BARRACÕES


Desde a semana passada já circulam pelos barracões de fantasias, adereços e alegorias das escolas de samba de Porto Velho, artistas renomados, contratados para desenvolverem os enredos que serão apresentados na Passarela do Samba Édson Froes.

Marcel Fabiano, Presidente da Diplomatas do Samba, continua apostando na dupla Ednart Gomes e Dayna.O casal é responsável pelos dois últimos títulos do Boi-Bumbá Flor do Campo. Em 2010, dupla fez parte da equipe de carnavalescos que garantiu o terceiro título consecutivo da mais antiga escola de samba de Porto Velho. Mas, apenas por precaução, o Presidente do grêmio vermelho e branco resolveu reforçar a equipe, contratando o mago da JUABP, João Big, para desenvolver as fantasias e adereços da tri campeã.

Kabral, artista cativo do boi-bumbá azul e branco lá da Pérola do Mamoré, foi arrematado pela Asfaltão, no disputadíssimo mercado de mão-de-obra especializada, a peso de ouro, segundo se comenta, para compor a equipe de carnavalesco do Tigre, somando seu talento com a capacidade criadora de Ismael Barreto, prata da casa, do pavilhão amarelo e preto. A direção da escola joga todas as fichas na criatividade da dupla de artistas, acreditando que este ano consegue desbancar a Diplomatas do Samba do topo do pódio do carnaval de Porto Velho, onde está instalada há três anos.

João e Regis Lopes (fantasias) e os irmãos Lacerda (alegorias) embarcam, mais uma vez, na nau carnavalesca da Acadêmicos do Armário Grande. Os artistas já trabalham com o grêmio verde e branco da zona sul há alguns carnavais. Pretendem somar seus talentos com as orientações do homenageado pela escola, Professor Doutor Marcos Teixeira, um grande carnavalesco de Porto Velho.

A São João Batista, no momento, é só segredo. Tentou articular a aquisição do grande artista Kabral para formar sua equipe, mas levou uma rasteira do Tigre. A escola corre contra o tempo, contra tudo e contra todos. A atual Diretoria, que acabou de ser eleita e empossada, tem um grande trabalho pela frente: arrumar a casa, além da delicada costura para composição de uma equipe de artistas que irá desenvolver o enredo da azul e branco.

A São João Batista tem como certa apenas a contração do artista Dorval, que parece ter abandonado – definitivamente - o barracão de fantasias da Diplomatas do Samba. A relação do artista com o GRES vermelho e branco já vinha azedada há algum tempo. Respirando novos ares, Dorval garante que vai se dedicar ao máximo a sua nova casa, recompensado a azul e branco com o título de campeã.

Nenhum comentário: