sábado, 22 de abril de 2017

Lenha na Fogueira - 23.04.17


Salve Jorge! Hoje dia 23, é dia de São Jorge no sincretismo (umbanda e candomblé), Ogum.

*********
Tem devoto do santo aqui em Porto Velho, que no dia de hoje, faz a maior festa, oferecendo aos convidados almoço com cardápio variado. Fui convidado para uma dessas festas e o anfitrião solicitou que não divulgasse seu nome, para não encher sua festa de penetra. Estarei lá com certeza!
********
O culto a São Jorge teve início na Palestina praticamente junto com o próprio cristianismo, e o local onde o mártir foi sepultado se tornou um importante centro de peregrinação durante a época das Cruzadas. Infelizmente, a igreja que abrigava sua tumba foi destruída no século 12 a mando do sultão Saladino.
********
E o São Jorge da Umbanda? Calma! São Jorge não é umbandista, nem praticante de candomblé — mas sua relação com essas religiões é fascinante! Com a chegada dos escravos africanos no Brasil, esses povos encontraram muita resistência para praticar suas próprias religiões e rituais por aqui. Para contornar essa situação, os escravos começaram a adotar alguns santos da Igreja Católica para poder exercer suas crenças e, isso acabou por criar um sincretismo entre algumas divindades africanas e figuras do catolicismo. Segundo as lendas, os africanos criavam seus altares e colocavam as estátuas dos santos católicos sobre eles, ao passo que guardavam representações de suas divindades sob essas estruturas.
*********
Além disso, muitas vezes os donos das fazendas eram devotos de um santo determinado, e obrigavam seus escravos a adorar o mesmo personagem. Sendo assim, é por isso que é possível encontrar várias diferenças entre o sincretismo de santos e divindades pelo país. Uma delas é São Jorge que, em alguns locais onde a Umbanda e o Candomblé são praticados, ele corresponde a OGUM, o orixá da guerra, muitas vezes invocado para abrir caminhos.
********
O sambista Zeca Pagodinho gravou a música “Ogum” que termina com a oração de São Jorge. Veja!
********
Eu sou descendente Zulu sou um soldado de Ogum. Um devoto dessa imensa legião de Jorge. Eu sincretizado na fé sou carregado de axé, protegido por um cavaleiro nobre. Sim vou à igreja festejar meu protetor.
*********
E agradecer por eu ser mais um vencedor. Nas lutas nas batalhas. Sim vou ao terreiro pra bater o meu tambor. Bato cabeça firmo ponto sim senhor. Eu canto pra Ogum
********
Ogumm - Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais. Ogumm - Ele vem de aruanda ele vence demanda de gente que faz.
********
Ogumm - Cavaleiro do céu escudeiro fiel mensageiro da paz.
********
Ogumm - Ele nunca balança ele pega na lança ele mata o dragão.
*********
Ogumm - É quem da confiança pra uma criança virar um leão.
*********
Ogumm - É um mar de esperança que traz abonança pro meu coração.
*********
Deus adiante paz e guia. Encomendo-me a Deus e a virgem Maria minha mãe. Os doze apóstolos meus irmãos.
*********
Andarei nesse dia nessa noite. Com meu corpo cercado vigiado e protegido. Pelas as armas de São Jorge.
********
São Jorge sendo com praça na cavalaria. Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia. Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge.
********
Para que meus inimigos tendo pé não me alcancem. Tendo mãos não me pegue não me toquem. Tendo olhos não me enxerguem. E nem em pensamento eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançara. Facas e lanças se quebrem se o meu corpo tocar. Cordas e correntes se arrebentem se ao meu corpo amarrar. Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge.
*********

Jorge é da Capadócia. Salve Jorge!

Nenhum comentário: